A Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP), lançou no dia 30/08 o Projeto Institucional de Modernização da Rede de Atenção Psicossocial (RAP) do Estado do RN.
A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação da RAP no RN, investindo em mecanismos de formação profissional para atuantes nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em seu papel junto à Atenção Primária. Um dos objetivos é combater as fragilidades identificadas no processo de planejamento da ação, tais como: o conhecimento sobre a psicopatologia e manejo clínico dos casos graves, bem como o entendimento dos gestores sobre os princípios e conceitos básicos da saúde mental e da RAPS. O projeto contará com um aporte de 1,4 milhão de reais para a seleção de 23 bolsistas-pesquisadores, que atuarão nas oito regiões de Saúde do Estado, por 24 meses.
O evento realizado de forma híbrida no Auditório da Estácio e em uma plataforma de vídeo-chamadas, contou com a participação do diretor-presidente da FAPERN, Gilton Sampaio, do secretário da SESAP, Cipriano Maia, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (Caop-Saúde), Rosane Moreno, da representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Solane Costa, além da participação de coordenadores e apoiadores de todos os territórios do Estado.
O diretor-presidente da FAPERN, ao falar da importância do projeto, salienta o papel da Fundação como parceira do desenvolvimento do RN em diferentes ações. “Esse projeto representa um importante marco. É uma amostra da importância da FAPERN em corroborar em ações para o desenvolvimento dos territórios do Estado nas mais diversas frentes. É a gestão da professora Fátima Bezerra atuando, através da FAPERN e da SESAP, como parceira da Ciência, Tecnologia e Inovação na atenção à saúde mental no nosso Estado”, complementa Sampaio.
Fonte: FAPERN (Por Assessoria de Comunicação da Fapern, com adaptações)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: