
O projeto Ciência no Parque, uma das iniciativas contempladas pelo edital nº28/2024 da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN) está promovendo experiências científicas em escolas e comunidades do interior do Rio Grande do Norte. O projeto que tem como missão tornar a ciência acessível a todos os territórios — incluindo zonas rurais, quilombos e áreas de difícil acesso — realizou uma temporada especial no território Sertão Central do Cabugi.
Na última semana foram realizadas atividades interativas e educativas envolvendo crianças e jovens de várias comunidades. Na segunda-feira (14) a ação chegou ao distrito de Santa Tereza, em Santana do Matos. Na Terça-feira (15) foi a vez do município de Pedro Avelino que contemplou 8 escolas do município. Na quarta-feira (16) a ação beneficiou o município de Ipanguaçu, com atendimento à comunidade Arapuá.
As ações envolveram a utilização de planetário inflável, telescópios e exposições de experimentos interativos, aproximando estudantes de temas como astronomia e astronáutica de forma prática e encantadora.
A professora Amanda Souza, da Escola Municipal Francisca Mendes da Silva, em Santana do Matos, destacou a reação dos alunos após a experiência com o planetário. “Os alunos ficaram encantados, foi uma experiência fantástica para eles!”, enfatizou.
O professor Gustavo Rebouças, coordenador do projeto e docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em Angicos, reforça a importância da iniciativa. “A ideia é despertar o interesse dos alunos pela ciência e pela tecnologia, promovendo uma educação integrada e inovadora. Levar esse tipo de experiência a comunidades que normalmente não têm acesso à divulgação científica é essencial para transformar a realidade desses territórios”, destaca.

O projeto intitulado “Exposição, Ciência e Astronomia” vem sendo executado desde o final de dezembro de 2024, com apoio da Fapern. A ação amplia o projeto que Ciência no Parque que desde 2021 vem se consolidando no campo da Popularização da Ciência.
Sobre o Ciência no Parque
Ciência no Parque é um projeto de extensão científica vinculado à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que leva planetário inflável, telescópios e experimentos interativos para comunidades do interior do estado. A iniciativa busca promover o acesso democrático à ciência e incentivar a formação de jovens cientistas através da curiosidade, da observação e da vivência prática do conhecimento.
Além das sessões do planetário, o projeto também promove atividades de observação astronômica com telescópios — principalmente no segundo semestre, quando as condições climáticas são mais favoráveis. Estão previstas, ainda, participações em campanhas internacionais como a “Noite Internacional de Observação da Lua”, da NASA.
Fonte: FAPERN (Por: Liana Lacerda/ Ascom Fapern, com adaptações)