A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG é o órgão do Governo de Minas responsável pelo fomento a iniciativas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Criada em 1985, ela completa, este ano, quatro décadas de existência. A fim de celebrar os resultados de sua atuação para toda a população mineira, serão realizadas diversas atividades ao longo de 2025, que abrangem desde eventos no interior do Estado até um festival de ciência e inovação.
Para o presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda, as atividades buscam apresentar a atuação da agência e o impacto da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “A FAPEMIG tem um papel estratégico para o futuro de Minas e contribui para seu avanço, tendo como principal matéria-prima o conhecimento”, destaca. “O marco histórico é importante para reconhecer e valorizar o papel da Instituição, além da importância de sua continuidade”.
A logo comemorativa à data, apresentada hoje, marca o início das celebrações. Desenvolvida pela equipe de comunicação da FAPEMIG, ela será utilizada em todos os documentos oficiais e peças institucionais durante esse ano. O arquivo pode ser baixado aqui, juntamente com o seu manual de aplicação.
Outra ação, batizada “Projetos Inspiradores”, busca reconhecer trabalhos de pesquisa e inovação que contribuíram para transformar realidades. Foram selecionados projetos de todas as regiões do Estado, e os eventos acontecerão nas instituições onde os trabalhos foram desenvolvidos, de forma a possibilitar o diálogo com a comunidade científica local. O primeiro evento acontecerá em Belo Horizonte, no mês de fevereiro e, na sequência, em março, na Universidade Federal de Uberlândia.
Em abril, está prevista a realização da mostra Inova Minas FAPEMIG, uma parceria com o Circuito Liberdade. Nesse grande festival de ciência e inovação, atividades diversas voltadas para a divulgação do conhecimento são apresentadas às pessoas, que têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado nas universidades e instituições de pesquisa do Estado.
Toda a programação será divulgada no site da FAPEMIG e nas suas redes sociais (@fapemig).
História
A criação da FAPEMIG se deu por meio da Lei Delegada nº 10, de em 28 de agosto de 1985. Nessa época, apenas três outras Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa existiam: a Fapesp, de São Paulo, criada em 1960; a Fapergs, do Rio Grande do Sul, fundada em 1964; e a Faperj, do Rio de Janeiro, fundada em 1980.
A FAPEMIG vincula-se à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Para o fomento à CT&I, recebe, no mínimo 1%, da receita orçamentária corrente ordinária do Estado. Desse montante, 14% ficam sob a responsabilidade da Sede; 12% são distribuídos entre Unimontes e Uemg; 8% são destinados à Epamig; e 6% seguem sob a responsabilidade de outros órgãos e entidades da administração direta e indireta.
Desde 2022, a FAPEMIG vem batendo recordes sucessivos de execução orçamentária e financeira. “Em 2024, tivemos novo recorde de execução, que totalizou R$531 milhões”, conta a diretora de Planejamento, Gestão e Finanças da FAPEMIG, Camila Ribeiro. O valor investido se transforma em mais oportunidades para todo o ecossistema de CT&I de Minas.
Fonte: FAPEMIG (Por: Vanessa Fagundes/ Ascom Fapemig)