O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Santos, e o diretor superintendente do Sebrae/MA, Albertino Leal, assinaram, na manhã da última quinta-feira (14), convênio de cooperação técnica e financeira. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de novos modelos de negócios e de bens e serviços no âmbito da economia criativa, produzidos por empreendedores formais do Maranhão.
A meta da Fapema é lançar edital para submissão de projetos ainda neste ano, para que sejam executados durante o ano de 2020. A ação vai contar com recursos de ordem de R$ 700 mil. “Nós temos recursos para pesquisa básica, mas o foco da Fapema hoje é tentar captar recursos do setor produtivo para fomento da pesquisa aplicada que possa trazer resultados para o dia a dia da sociedade”, afirmou André Santos. “A gente espera que a parceria consiga promover o crescimento da economia criativa no estado”, avaliou Albertino Leal. “A Fapema tem experiência, confiamos no trabalho que ela desenvolve e confiamos que vai ser um sucesso”, concluiu.
Participaram, ainda, do ato de formalização do convênio o coordenador de Inovação da Fapema, Maurício Sá; e os diretores do Sebrae, Mauro Borralho, diretor técnico; Mauro Formiga, gerente da Unidade Regional em São Luís; e Daniele Abreu, gestora de Economia Criativa.
A economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços e gerou, em 2015, uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira segundo dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, em seu “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil” publicado em dezembro de 2016.
Fonte: Comunicação Fapema.