| Em 31/05/2024

CONFAP fortalece cooperação com a União Europeia em missão técnica em Bruxelas

Delegação do CONFAP com o ministro-conselheiro e chefe do Setor Político do Itamaraty, Eduardo Pereira e Ferreira, e os secretários da representação do Brasil na Bélgica, Camilla Corá e Igor Andrade Vidal Barbosa – (Foto: Divulgação)

Entre os dias 27 e 30 de maio, integrantes da delegação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) realizaram missão técnica em Bruxelas, na Bélgica, para fortalecer a cooperação com a União Europeia.

Participaram da missão técnica, o presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, a coordenadora do Projeto Internacional CT&I (Top Managers) da Fundação Araucária e ex-presidente do CONFAP, Maria Zaira Turchi, e a assessora para Cooperação Internacional do CONFAP, Elisa Natola.

A relação de cooperação entre o Conselho Nacional das FAPs e a União Europeia completa em 2024 uma década.

Em 2014, o Conselho assinou Carta de Intenções com a Delegação da União Europeia no Brasil no contexto do programa Horizon 2020 (programa de pesquisa e inovação da União Europeia que antecedeu o atual programa Horizon Europe, em vigência desde 2021). 

Em 2016, o CONFAP assinou o Arranjo de Implementação com a Comissão Europeia para ações conjuntas com o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).

Em 2018, foi formalizada a assinatura do Arranjo Administrativo para mecanismos de apoio à Cooperação UE-Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, no contexto do programa Horizon Europe, e o documento foi renovado em 2021. Os signatários do documento, pelo lado do Brasil, são: o CONFAP, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). E pelo lado europeu, a Comissão Europeia (CE).

Ao longo dos últimos dez anos, os acordos de cooperação e memorandos de entendimento assinados pelo CONFAP com a União Europeia possibilitaram a participação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) em ações estratégicas europeias de fomento à pesquisa e inovação. 

Direção-Geral INTPA da Comissão Europeia

No primeiro compromisso em Bruxelas, a delegação do CONFAP reuniu-se na manhã de segunda-feira (27), com o oficial de Parcerias Internacionais da Direção-Geral INTPA, da Comissão Europeia, Paolo Toselli.

Na pauta da reunião, foram abordadas as perspectivas estratégicas de cooperação do Conselho junto à União Europeia, incluindo programas que a DG INTPA pretende implementar no Brasil no contexto da Global Gateway Strategy – iniciativa que visa promover conexões inteligentes, limpas e seguras nos setores digital, da energia e dos transportes e reforçar os sistemas de saúde, de educação e de pesquisa em todo o mundo.

Delegação do CONFAP e Paolo Toselli, oficial de Parcerias Internacionais da Direção-Geral INTPA, da Comissão Europeia – (Foto: Divulgação)

Conselho Europeu de Pesquisa (ERC)

No turno da tarde, a delegação brasileira esteve na sede do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) e reuniu-se com a diretora da Agência Executiva do ERC, Laurence Moreau, para dialogar sobre a parceria em andamento desde 2016, que proporciona oportunidades de mobilidade, apoiadas pelo CONFAP, por meio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), que lançam chamadas públicas anuais para pesquisadores do Brasil visitarem projetos de pesquisas fomentados pelo ERC.

Delegação brasileira em reunião com a diretora da Agência Executiva do ERC, Laurence Moreau – (Foto: Divulgação)

Missão do Brasil junto à União Europeia

Na terça-feira (28), a delegação brasileira esteve na sede da Missão do Brasil junto à União Europeia em Bruxelas e foi recepcionada pelo ministro-conselheiro e chefe do Setor Político do Itamaraty, Eduardo Pereira e Ferreira. Durante as reuniões com representantes da União Europeia em Bruxelas a delegação do CONFAP contou com o auxílio da secretária Camilla Corá, para assuntos de Ciência e tecnologia, pesquisa e inovação, agenda digital, defesa, paz e segurança e desarmamento; do secretário Igor Andrade Vidal Barbosa, para assuntos de de Meio ambiente e energia; e do secretário Paulo Mendes de Carvalho Guedes, para assuntos de Direitos humanos, saúde, temas sociais, migrações, refúgio e temas consulares.

Wallonie Brussels International (WBI)

No turno da tarde, os brasileiros reuniram-se com o vice-CEO, da Wallonie Brussels International (WBI), Christian Carette. 

O CONFAP lançou neste mês de maio, chamada pública com a WBI, no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) assinado em setembro de 2020 pelas entidades, para Cooperação Acadêmica e Científica entre a região da Valônia-Bruxelas (Bélgica) e o Brasil. A parceria tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa, eventos, mobilidade de pesquisadores, missões técnicas e publicações científicas. 

Delegação brasileira em reunião com o vice-CEO da WBI, Christian Carette – (Foto: Divulgação)

Diretorias da Comissão Europeia

Ainda na terça-feira à tarde, a delegação do CONFAP reuniu-se com o diretor da Direção-Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia (DG-RTD), John Bell, e com os representantes das unidades da DG-RTD responsáveis pelas pautas de mudança climática, biodiversidades, sistemas alimentares, meio ambiente, biodiversidade, recursos hídricos, economia circular e oceanos. 

Delegação do CONFAP com o diretor John Bell e representantes da Direção-Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia (DG-RTD) – (Foto: Divulgação)

Na manhã de quarta-feira (29), a delegação do CONFAP reuniu-se com a diretora da Diretoria para Prosperidade da Comissão Europeia, Maria Cristina Russo, para dialogar sobre perspectivas de cooperação futura em pesquisa e inovação voltada ao desenvolvimento da indústria 5.0, com foco na sustentabilidade, resiliência e centrada no ser humano.


Delegação do CONFAP em reunião com a diretora da Diretoria para Prosperidade da da Comissão Europeia, Maria Cristina Russo – (Foto: Divulgação)

Na sequência de compromissos, a delegação do CONFAP reuniu-se com a vice-diretora geral da Direção Geral para Pesquisa e Inovação (DG-RTD) da Comissão Europeia, Joana Drake, para dialogar sobre as futuras oportunidades de cooperação no contexto do programa Horizon Europe e o apoio que pode ser dado pelo CONFAP e pelas FAPs, para fortalecer a participação do Brasil nas ações do programa.

Delegação do CONFAP em reunião com a vice-diretora geral da Direção Geral para Pesquisa e Inovação (DG-RTD) da Comissão Europeia, Joana Drake – (Foto Divulgação)

Finalizando a agenda de compromissos na Bélgica, a delegação do CONFAP participou nos dias 29 e 30 de maio, do evento European Green Week, voltado à promoção de políticas ambientais e resiliência hídrica. 

Na programação do evento, a delegação brasileira participou do encontro temático organizado pela Parceria Europeia para Segurança Hídrica Water4All. A iniciativa conta com a parceria do CONFAP que, por meio das FAPs, co-financia as chamadas públicas lançadas anualmente com o objetivo de apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança hídrica no longo prazo.

Painel do evento European Green Week – (Foto Divulgação)

Acesse as fotos da Missão Técnica do CONFAP em Bruxelas aqui.

Assessoria de Comunicação do CONFAP

Leia também

Em 17/09/2024

Governo do Tocantins investe R$ 2,6 milhões no apoio a projetos de pesquisa que promovam o desenvolvimento sustentável

O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), lançou o edital da Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins (Rede Deser). O edital apoiará projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltados às regiões dos quatro Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs), sendo eles […]

Em 17/09/2024

Governo do Acre promove cultura inovadora concedendo bolsas de estudo para mães solo e pesquisas sobre autismo

O governo do Acre vai continuar incentivando a cultura inovadora. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Moisés Diniz, anunciou a concessão de bolsas de estudo para Mães da Ciência e Mentes Azuis. Os programas visam apoiar e incentivar pesquisadores, doutores, mestres e graduados, mães solo e mães atípicas […]

Em 16/09/2024

Lançada chamada CONFAP – ERC IA 2024

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) lançou nesta segunda-feira, 16 de setembro, a chamada CONFAP – ERC IA 2024, em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). A chamada é lançada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement – IA) assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP […]

Em 16/09/2024

FAPEPI celebra 30 anos com Documentário que destaca Ciência, Tecnologia e Transformação de vidas

Em um marco significativo para a ciência e a inovação no Brasil, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) está comemorando três décadas de conquistas com o lançamento de um documentário revelador. Intitulado “Fapepi: 30 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Transformando Vidas e Futuros”, o filme oferece uma visão […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]

Em 17/09/2024

Edital vai apoiar pesquisadores negros e indígenas em projetos de transição energética no Nordeste

Com o objetivo de ajudar na preparação de uma nova geração de pesquisadores negros e indígenas para pensarem em soluções baseadas em ciência e tecnologia que atendam às necessidades de suas comunidades, o Projeto Mukengi (lê-se: muquêngui) abriu inscrições para sua terceira edição, desta vez com foco no tema “economia verde”. A iniciativa do Instituto Mancala, com apoio […]