O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Ministério Australiano de Educação, Capacitação e Emprego (DESE), realizaram na quinta-feira (04/11), a abertura oficial do evento Australia-Brazil Virtual Research Collaboration ‘2021 Edition on Covid-19 related research’.
O evento tem por objetivo promover a conexão entre pesquisadores brasileiros e australianos que estão desenvolvendo estudos relacionados à Covid-19, para enfrentar os desafios globais e superar novas condições emergentes resultantes da pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
A sessão de abertura do evento teve a presença do embaixador da Austrália no Brasil,Tim Kane; do embaixador do Brasil na Austrália, Maurício Carvalho Lyrio; do presidente da Academia Australiana de Ciências (AAS), John Shine; do presidente do CONFAP, Odir Dellagostin; do secretário adjunto do DESE, Tony Cook; do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; de representantes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e de pesquisadores brasileiros e australianos.
Para o presidente do Conselho Nacional das FAPs, Odir Dellagostin, o CONFAP – entidade que congrega 26 Fundações no Brasil – possui importante papel para promover e ampliar a conexão entre pesquisadores brasileiros e australianos.
“O papel do CONFAP é apoiar a expansão das áreas de pesquisa conjunta entre o Brasil e a Austrália, promovendo eventos como este e o apoio financeiro conjunto a projetos que possam fortalecer cooperações em andamento e novas cooperações com a Austrália”, disse Dellagostin.
O Australia-Brazil Virtual Research Collaboration é organizado pelo CONFAP e o DESE, co-organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Academia Australiana de Ciências (AAS), com apoio institucional do Programa de Diplomacia da Inovação (PDI) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
O evento acontece até o dia 17 novembro com a participação de 60 pesquisadores seniores, e de 120 jovens pesquisadores do Brasil e da Austrália, selecionados pelo CONFAP, DESE e pelas academias nacionais de ciências de ambos os países (ABC e AAS).
Durante os dias 9, 10 e 11 de novembro, serão realizadas três sessões virtuais nas quais os participantes terão a oportunidade de discutir oportunidades emergentes de pesquisas relacionadas à Covid-19 nos seguintes temas: Respostas dos Sistemas de Pesquisa e Políticas Públicas; Tratamentos Médicos e Terapias e Saúde Única.
“Eventos como este são importantes para apoiar a abertura de novos caminhos para a colaboração em ciência e pesquisa entre ambos países, e o nosso papel é apoiar novas iniciativas que irão emergir das conversas bilaterais”, destacou o embaixador da Austrália no Brasil,Tim Kane.
Para o embaixador do Brasil na Austrália, Maurício Carvalho Lyrio, o evento impulsiona uma importante parceria entre os países. “Espero que este evento seja o primeiro de uma longa série de encontros entre pesquisadores australianos e brasileiros, de incentivo à ciência, tecnologia e inovação desenvolvida conjuntamente entre os dois países”, disse Lyrio.
Cooperação Internacional Brasil-Austrália
O evento Australia-Brazil Virtual Research Collaboration integra as atividades previstas na parceria entre o CONFAP e o DESE, que em novembro de 2020, assinaram Memorando de Entendimento (MoU) para a implantação de ações de pesquisa e desenvolvimento entre o Brasil e a Austrália.
A parceria viabiliza atividades que motivam pesquisadores australianos e brasileiros a atuarem conjuntamente em projetos de pesquisa; possibilita a mobilidade de pesquisadores, alunos de pós-doutorado e alunos de pós-graduação (incluindo doutorado e mestrado) entre os países (quando for autorizado a mobilidade pelas autoridades sanitárias de ambos os países em razão da pandemia de Covid-19); a realização de seminários, workshops e publicações para promover os resultados das atividades conjuntas; e a preparação e coordenação de outras atividades em conjunto que possibilitem o intercâmbio científico entre o Brasil e a Austrália.
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: