| Em 17/10/2024

O Encontro de São Paulo 2024: O Desafio da Cooperação Global para Adaptação Urbana

O evento irá debater os impactos críticos das mudanças climáticas nos ambientes urbanos. (Banner: Reprodução/ O Encontro de São Paulo 2024)

O Desafio da Cooperação Global para a Adaptação Urbana ocorrerá de 4 a 8 de novembro de 2024 e reunirá especialistas, pesquisadores, formuladores de políticas e membros da comunidade de todo o mundo para enfrentar os impactos críticos das mudanças climáticas nos ambientes urbanos. Esta conferência internacional tem como objetivo promover discussões transdisciplinares sobre os desafios urgentes da adaptação urbana, particularmente à luz das recentes crises climáticas, como a devastadora enchente que afetou o estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024.

Organizado pela iniciativa germano-brasileira BmBF Klimapolis, pela rede Cidades, Infraestrutura e Adaptação às Mudanças Climáticas (CIAMClima) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT Klimapolis), o Encontro SP 2024 convida a participação de pesquisadores e profissionais do Brasil, Alemanha, Reino Unido, Índia, África do Sul e Portugal. Este esforço colaborativo visa fortalecer as capacidades de governança adaptativa das cidades brasileiras, abordando questões essenciais para o desenvolvimento urbano sustentável.

O programa irá se concentrar em vários tópicos cruciais, incluindo sistemas de drenagem urbana, gestão da água, poluição do ar, bem-estar urbano e saúde. É projetado para incentivar interações significativas entre cientistas, representantes do governo e comunidades locais, a fim de enfrentar colaborativamente os desafios multifacetados impostos pelas mudanças climáticas.

Destaques do Evento:

  • 4 e 5 de novembro: Os participantes participarão do III Workshop sobre Sistemas de Drenagem Urbana Sustentável, com foco em soluções inovadoras de drenagem e promoção de um diálogo transdisciplinar entre administradores, acadêmicos e a sociedade civil, em parceria com a Aliança para o Design e Planejamento Sensível à Água.

  • 6 e 7 de novembro: O Workshop de Cooperação Multinível para a Adaptação Global irá discutir tópicos de governança climática e destacar iniciativas de engajamento comunitário. Os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências práticas e aprender com projetos nacionais e internacionais, como o BmBF Klimapolis da Alemanha e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Klimapolis.

  • 8 de novembro: A conferência culminará com discussões com representantes da Prefeitura de São Paulo e do INCT Klimapolis, abordando as complexidades da governança multinível na adaptação urbana.

Além disso, o evento contará com uma mesa sobre oportunidades de cooperação e financiamento de pesquisa científica na Alemanha. Os representantes da agência de fomento Alemão DFG, e o Centro Alemão de Ciência e Inovação, DWIH, irão apresentar os diversos programas de fomento e apoio aos cientistas brasileiros no dia 6 de novembro às 16:30.

Este importante encontro é apoiado por instituições proeminentes, incluindo o Fundo Mackenzie para Pesquisa e Inovação (Mackpesquisa), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BmBF), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Max Planck de Meteorologia (MPI-M). Endossado por vários departamentos da Prefeitura de São Paulo, como a Secretaria do Clima e a Secretaria de Infraestrutura Urbana, o evento promete impulsionar avanços significativos na discussão sobre os desafios climáticos urbanos.

As sessões serão conduzidas em inglês e português, com transmissão online e tradução simultânea disponível para as sessões na sala principal do evento. O evento acontecerá na Universidade Mackenzie, R. da Consolação 930, São Paulo (SP).

Os participantes interessados são encorajados a se inscrever antes do prazo de 25 de outubro de 2024, por meio do site do evento.

Visite o programa completo da conferência no site: https://labitaim2015.wixsite.com/spmeeting2024

Fonte: Assessoria de Comunicação – O Encontro de São Paulo 2024

Leia também

Em 20/11/2024

Projeto que documenta o patrimônio arqueológico de Roraima é selecionado para a Iniciativa Amazônia+10

Roraima abriga tesouros que, por vezes, permanecem ocultos no solo amazônico. Neste contexto, o Dia da Cultura e Ciência, comemorado na terça-feira, 5, reforça a preservação do conhecimento local por intermédio do projeto “Inventário e Documentação do Patrimônio Arqueológico de Roraima”. Fomentado pela Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) por meio […]

Em 19/11/2024

Goiás inaugura Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado na UEG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), lançou o Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado (Cehidra Cerrado), o oitavo do estado. Com sede no Câmpus Central da UEG, em Anápolis, o projeto conta com um investimento de R$ 15 milhões […]

Em 19/11/2024

Fapergs e IEL lançam o Programa Cientista na Indústria

Na segunda-feira (04) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), lançou o edital Programa Cientista na Indústria, com o objetivo de selecionar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com a inserção de recursos humanos nas indústrias […]

Em 19/11/2024

Governo da Paraíba lança edital do Circuito Game Dev Quest e incentiva entusiastas e desenvolvedores de jogos digitais

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, na terça-feira (12), o edital do Game Dev Quest, um circuito voltado para o desenvolvimento de jogos digitais independentes (jogos indie). […]

Em 19/11/2024

Energia Limpa: Investimentos da FAPEMA aceleram pesquisas em fontes renováveis

O Governo do Maranhão, por meio da FAPEMA, está impulsionando a diversificação energética e a sustentabilidade com investimentos significativos em pesquisas sobre energias renováveis. O apoio ao Instituto Nacional de Energias Oceânicas e Fluviais (INEOF), sediado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está fortalecendo o desenvolvimento de tecnologias para explorar energias renováveis de origem marinha […]

Em 19/11/2024

Presidente do CONFAP é eleito membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) 

A Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês) anunciou na quinta-feira (14), seus novos membros eleitos para tomarem posse a partir de 1º de janeiro de 2025.  Entre os 74 novos membros eleitos está o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo […]