O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu as inscrições ao programa de auxílio para estadias de pesquisa para doutorandos brasileiros com bolsa no país. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (vide lista abaixo), com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha. Os interessados poderão se candidatar até 31/10/2023 para estadias de pesquisa entre maio de 2024 e janeiro de 2025.
Todos os detalhes sobre o financiamento, os requisitos e o processo de candidatura se encontram no edital no site do DAAD.
Os contemplados pelo programa podem permanecer na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.
No momento, 23 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participam do programa de auxílio para doutorandos:
- FACEPE – Pernambuco
- FAPEAL – Alagoas
- FAPEAM – Amazonas
- FAPEAP – Amapá
- FAPEG – Goiás
- FAPEMA – Maranhão
- FAPEMIG – Minas Gerais
- FAPERGS – Rio Grande do Sul
- FAPERJ – Rio de Janeiro
- FAPERN – Rio Grande do Norte
- FAPES – Espírito Santo
- FAPESB – Bahia
- FAPESC – Santa Catarina
- FUNDECT – Mato Grosso do Sul
- FAPERO – Rondônia
- FAPT – Tocantins
- Fundação Araucária – Paraná
- FAPEPI – Piauí
- FAPEMAT – Mato Grosso
- FAPESPA – Pará
- FAPESQ – Paraíba
- FUNCAP – Ceará
- FAPDF – Distrito Federal