Na última quarta-feira (25) o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Uílame Umbelino Gomes participou da reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, onde foi celebrado o dia “C da Ciência”, cujo principal foco foi mostrar para a sociedade a importância do investimento nas ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no País.
Para presidente da Fapern, o sistema construído no Brasil durante os últimos não pode ser quebrado para não prejudicar a juventude: “Estamos ameaçando do futuro da nossa juventude, pois estão tirando deles o conhecimento e esse conhecimento é que gera riqueza e desenvolvimento, pois, a Ciência e a Tecnologia é o grande motor da era atual, que é a era do conhecimento e sem ela não tem nada”.
Uílame Umbelino relatou o grande potencial de pesquisadores que as Instituições de Ensino Superior (IES) instaladas no Estado possuem: “É preciso investimento. O Rio Grande do Norte tem pesquisadores de alto nível, reconhecidos no mundo inteiro”, afirmou.
A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva mostrou preocupação com o que ela chamou de “fuga de cérebros” devido a falta de recurso para os pesquisadores desenvolverem suas ações: “Os pesquisadores estão deixando o Brasil porque a Ciência está sendo tratada como um gasto e não como investimento como deveria ser. Nós viemos aqui para defender um orçamento para a Fundação Estadual de Pesquisa para o exercício de 2018 que dê condições de trabalho dos pesquisadores na área de Ciência e Tecnologia“, afirmou a reitora.
Para o deputado estadual, Hermano Morais, membro da Comissão falou da necessidade de investimentos na área de CTI. “A Ciência e a Tecnologia têm que ser tratadas como investimento, que gera renda e desenvolvimento para o País”, relatou Hermano.
Estiveram presentes na reunião representantes da UFRN e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), além do presidente da Comissão, o deputado estadual Fernando Mineiro.
Fonte: Comunicação Fapern.