A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect) em parceria com o Laboratório de Engenharia de Software (Ledes) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desenvolveu uma nova ferramenta para divulgar à sociedade informações sobre os projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) fomentados pelo Governo do Estado.
O objetivo é atender à demanda da Lei da Transparência, que determina que sejam disponíveis informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O portal foi lançado durante a abertura da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), no dia 4 de novembro, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
O Yacare utiliza informações do SigFundect, sistema de gestão da fundação sul-mato-grossense e que foi modelo para outras fundações de amparo à pesquisa do Brasil. Hoje, 14 estados adotam o Sistema de Informação e Gestão de Projetos das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (SigFap), que tem como objetivo apoiar o planejamento, gestão, acompanhamento e avaliação de fomento de projetos de pesquisa, automatizando os processos administrativos por meio de uma plataforma de software, além de permitir o acompanhamento, em tempo real, pelos atores envolvidos. Permite ainda a divulgação, submissão, avaliação e acompanhamento da execução de projetos de pesquisa, de extensão, apoio a eventos e bolsas de diferentes modalidades.
Com o Yacare, todas essas informações estarão disponíveis para a sociedade, mesmo para aqueles que não têm acesso ao SigFundect. O software oferece informações divididas em três tópicos: pesquisadores cadastrados, indicadores (projetos, despesas e público atendido) e projetos de pesquisa.
Acesse o Yacare e comece sua pesquisa.
Fonte: Fundect