| Em 14/01/2016

Projeto resgata a história da 2ª Guerra em Sergipe através do cinema

Quais filmes foram veiculados durante a Segunda Guerra Mundial em Sergipe? Esse questionamento levou a professora e doutora em História, Andreza Santos Cruz Maynard, a desenvolver um projeto de pesquisa para resgatar os filmes históricos que foram veiculados durante esse período nos principais cinemas de Aracaju.

A pesquisadora Andreza explica que o estado de Sergipe estabeleceu uma ligação direta com a Segunda Guerra Mundial, em função dos torpedeamentos dos navios brasileiros que ocorreram no litoral sergipano. Naquele período, o cinema era um dos meios de comunicação para informar a população sobre o que ocorria no mundo.

[cml_media_alt id='6988']SONY DSC[/cml_media_alt]

O projeto tem por objetivo analisar como o cinema de Aracaju permitiu aos sergipanos entenderem a Segunda Guerra Mundial.  Segundo a pesquisadora, o cinema tinha um importante papel no dia a dia da cidade de Aracaju na época da guerra, principalmente, os filmes norte-americanos. A pesquisa é baseada na documentação escrita de Sergipe, nos filmes, e na coleta de documentações fora do país, principalmente, em Washington nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisadora Andreza, os filmes norte-americanos sobre a Segunda Guerra ganharam espaço em Sergipe. “Esses filmes vão ser cada vez mais norte-americanos, pois, o cinema deles já era muito bem organizado e influente. Os filmes norte-americanos, que incorporavam a guerra trabalhavam com a venda do interesse”, explicou.

Nesse período, os principais temas de filmes eram: espionagem, bombardeio aéreo, aviação, submarinos e nazismo. Segundo Andreza, foram temas que interessavam ao público e foram adicionados em outros meios de comunicação como o rádio e o jornal impresso.

A pesquisadora ainda destaca que o cinema em Sergipe proporcionava interações sociais, pois recebiam pessoas de diferentes classes econômicas e formava opiniões sobre a Segunda Guerra Mundial.  Neste período, os cinemas que funcionavam na cidade de Aracaju eram o Rio Branco, Cinema Guarani, Cinema Rex, São Francisco e Vitória.

Os resultados alcançados com a pesquisa serão transformados em exposições no início de 2016. “O projeto prevê duas exposições como produto final, uma primeira exposição pré-eliminar e uma exposição com todo o resultado. Além de um livro para que os aracajuanos vejam e compreendam como foi importante este momento para a história da cidade”.

Fonte: Assessoria de Comunicação –  Fapitec/SE

Leia também

Em 05/05/2025

Pesquisa na área de hipertensão leva à formulação de tônico contra a calvície

Robson Augusto Souza dos Santos, pesquisador do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), é categórico quando começa a contar sua trajetória. “Dificilmente você se senta na bancada e fala: eu vou inventar um medicamento! Isso vem como consequência. Vem com o interesse por um processo, peptídeo […]

Em 02/05/2025

Com apoio da Fundect, campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está avaliando a sustentabilidade de diferentes culturas para recuperação de pastagens degradadas em Porto Murtinho (MS), município estratégico na Rota Bioceânica. A iniciativa é resultado da criação da primeira Unidade Experimental de Pesquisa da rota, com investimento de R$ 1,5 milhão da […]

Em 01/05/2025

Dispositivo inovador garante eficácia na odontologia a pacientes com deficiência ou comportamento difícil

A saúde bucal de pessoas com deficiência e/ou comportamento difícil apresenta muitos desafios, especialmente quando se trata da realização do atendimento odontológico e manutenção da saúde bucal, de forma adequada e segura. Com o objetivo de solucionar esse problema, a pesquisadora e cirurgiã-dentista Ana Cecília Moreira desenvolveu o Abreboca, dispositivo inovador destinado a abrir – […]

Em 30/04/2025

Investimentos em inovação e tecnologia no agro aéreo vai impactar em ganhos e menos acidentes fatais

Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado na sexta-feira (25), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte. O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, […]