| Em 09/10/2015

Projeto busca despertar jovens para a ciência através do “Futebol de Robôs”

Unir a robótica ao futebol é uma das propostas do Grupo de pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que desenvolve o projeto de popularização da ciência “Futebol de Robôs”.  O projeto é coordenado pelo Doutor em Engenharia Elétrica, Eduardo Freire, e conta com a participação dos professores Elyson Carvalho e Lucas Molina.  O principal objetivo do projeto é divulgar e atrair a juventude para pesquisa e a tecnologia.

[cml_media_alt id='5891']SONY DSC[/cml_media_alt]

Sabendo que o futebol é um esporte muito difundido no país, e a robótica cada vez mais presente no imaginário dos jovens que estão ligados ao mundo científico, o grupo buscou associar estes dois temas através de um mecanismo para desenvolver a ciência, intitulado como “Futebol de Robôs”. O projeto será um dos destaques durante a Feira de Ciências da Fapitec/SE, que ocorre no dia 30 de outubro, integrando as ações da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT) 2015.

O projeto consiste na construção e desenvolvimentos de robôs que participam do Campeonato Sergipano de “Futebol de Robôs”, e da Competição Brasileira e Latino Americana de Robótica, que é um dos propósitos do projeto. A participação nas competições oferece visibilidade ao grupo ajudando a difundir a ciência, principalmente, nas escolas públicas.

De acordo com o coordenador do projeto, Eduardo Freire, os alunos aprendem os conceitos básicos de programação e robótica. Depois disso o grupo estabelece uma comunicação com os alunos através das redes sociais para tirar dúvidas  e ajudar na construção dos times.

[cml_media_alt id='5892']SONY DSC[/cml_media_alt]

SONY DSC

“Fazemos uma ampla divulgação do evento nas escolas, mandando materiais como folders, para que as escolas divulguem em seu âmbito. E a partir disso convidamos as escolas a participarem de um dia de formação, ensinando os conceitos básicos e fazendo simulações para colocar um time de robôs para jogar”, explica Eduardo Freire.

O campeonato

O Campeonato busca atrair a atenção para a robótica em cada categoria fomentando a ciência de uma forma divertida. Algumas das categorias são para o desenvolvimento da inteligência dos robôs e outras desenvolvem a mecânica. Existem várias competições de robótica e dentro delas o “Futebol de Robô”.

A primeira versão do projeto foi em 2010, onde aconteceu o primeiro campeonato. Em seguida uma nova edição começou em 2011 e terminou em 2013 com o segundo Campeonato Sergipano de Robôs. Atualmente o grupo está organizando a terceira edição para acontecer em 2016, e já conta com 30 equipes já inscritas.

Os Robôs

De acordo com o professor Elyson Carvalho, os robôs se parecem com carrinhos que possuem um link de comunicação com o computador onde é processada toda a inteligência e estratégia do robô. “Temos uma câmera que captura as imagens do campo e a partir dessas imagens sabemos onde se encontra cada robô, o adversário, a posição e orientação de cada um e onde esta a bola. Um programa roda as ações de cada robô através do computador para cumprir o objetivo que é defender e atacar e fazer gols”, explicou.

Para o aluno do 3° Período de Engenharia eletrônica, Luan Robert Bispo dos Santos, a metodologia dos professores que orientam o projeto é bem variada e atinge todo mundo. “A melhor parte é o desenvolvimento, nós levamos, montamos e ensinamos sobre a construção de robôs para as escolas e para outras instituições acadêmicas”.

Futebol de Robôs nas escolas

O grupo pretende levar para as escolas uma complementação do projeto, ensinando os alunos a construir e a desenvolver os robôs utilizando a tecnologia através de kits de robótica. Disponibilizando assim o acesso à robótica para os alunos das escolas públicas.

Para o professor Lucas Molina, o uso da robótica leva os alunos a utilizar conceitos de matemática, física e outras matérias que são aprendidas no ensino médio. “O aluno quando consegue aproveitar as matérias que estão estudando e utilizá-las para construir um robô é um ganho muito grande, tanto para as crianças  quanto para as escolas”, ressaltou.

Fonte: Assessoria da Comunicação – FAPITEC

Leia também

Em 05/05/2025

Pesquisa na área de hipertensão leva à formulação de tônico contra a calvície

Robson Augusto Souza dos Santos, pesquisador do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), é categórico quando começa a contar sua trajetória. “Dificilmente você se senta na bancada e fala: eu vou inventar um medicamento! Isso vem como consequência. Vem com o interesse por um processo, peptídeo […]

Em 02/05/2025

Com apoio da Fundect, campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está avaliando a sustentabilidade de diferentes culturas para recuperação de pastagens degradadas em Porto Murtinho (MS), município estratégico na Rota Bioceânica. A iniciativa é resultado da criação da primeira Unidade Experimental de Pesquisa da rota, com investimento de R$ 1,5 milhão da […]

Em 01/05/2025

Dispositivo inovador garante eficácia na odontologia a pacientes com deficiência ou comportamento difícil

A saúde bucal de pessoas com deficiência e/ou comportamento difícil apresenta muitos desafios, especialmente quando se trata da realização do atendimento odontológico e manutenção da saúde bucal, de forma adequada e segura. Com o objetivo de solucionar esse problema, a pesquisadora e cirurgiã-dentista Ana Cecília Moreira desenvolveu o Abreboca, dispositivo inovador destinado a abrir – […]

Em 30/04/2025

Investimentos em inovação e tecnologia no agro aéreo vai impactar em ganhos e menos acidentes fatais

Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado na sexta-feira (25), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte. O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, […]