| Em 04/09/2016

Projeto apoiado pela FAPEAM será exibido em Congresso Nacional de Educação

Projeto contemplado pelo Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), “Memórias Literárias do Caboclo Tefeense”, será exibido no III Congresso Nacional de Educação (Conedu), que ocorre entre os dias 5 e 7 de outubro, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.

O estudo é desenvolvido por alunos da Escola Estadual Eduardo Sá, situada no município de Tefé (a 522 quilômetros de Manaus) e foi aprovado para participar da agenda deste congresso nacional, que tem como objetivo promover espaços de diálogos sobre novas perspectivas de cenários atuais que conduzem as teorias e as práticas dos sujeitos da educação brasileira.

[cml_media_alt id='10560']Pesquisa de Tefé[/cml_media_alt]

 

 

Segundo Paulo Nascimento, professor de Língua Portuguesa e coordenador do projeto, a pesquisa pretende registrar em forma de memórias literárias eventos marcantes de pessoas da comunidade. “Temos o propósito de resgatar memórias marcantes da vida de pessoas comuns, o popular caboclo, o qual está às margens do registro literário e acadêmico”, explicou.

Segundo ele, cinco estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integram o grupo de pesquisa. Nascimento conta que os alunos participam de uma sequência didática para conhecer o gênero literário, realizam as entrevistas e transformam a história contada pelo entrevistado em um texto do gênero memória literária.

“O caboclo procede de uma cultura oral assim como o indígena, por isso, por diversas vezes, não há registro de sua história de vida, bem como de suas experiências da infância à vida adulta. As pessoas entrevistadas pelos alunos são pessoas da comunidade. São homens e mulheres, sem preferência de profissão e nível social”, disse o coordenador.

As entrevistas com os comunitários ocorrem nos bairros situados no entorno da escola: Jerusalém, Fonte Boa, Nova Esperança, São João e São Raimundo. Ao término do estudo, os textos serão publicados no blog, feito exclusivamente para divulgação do material. A previsão é que a pesquisa seja concluída até outubro deste ano.

Fonte: Agência Fapeam

Fotos: Divulgação

Leia também

Em 19/05/2025

Projeto Lietro: Acessibilidade e Inclusão na Educação do DF

A inclusão e acessibilidade é um desafio que está no centro de uma iniciativa pioneira da Universidade de Brasília (UnB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).  O projeto Lietro está transformando a educação para crianças e adolescentes com dificuldades de comunicação e aprendizado. A iniciativa busca tornar as escolas mais inclusivas […]

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]

Em 15/05/2025

Startup NE comemora impacto na criação de 600 negócios inovadores no Nordeste

Criado com o propósito de posicionar o Nordeste no mapa global da inovação, o programa Startup NE, ao final de dois ciclos, comemora a criação de 600 novos negócios inovadores na região. Ao todo, a iniciativa regional já fomentou mais de 3.500 negócios inovadores, com investimento de mais de 91 milhões de reais, contribuindo para […]