Partindo do princípio de que “quem não é visto, não é lembrado”, diversas empresas, que contam com apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), expuseram produtos/serviços durante a Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2015), realizada na última semana. Mais que ser notada pelos visitantes, muitas empresas também usaram o espaço para dar início a negociações de sucesso.
Três empresas de segmentos distintos, que contam recursos financeiros do governo do Estado via Fapeam através Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova-AM), encararam a participação na FIAM 2015 como fundamental para demonstração de seus produtos aos consumidores da região amazônica, de outros Estados e países.
Atuando na fabricação de imóveis para quarto e sala, a Aga Móveis apresentou na FIAM 2015 sua coleção de estofado retrátil. Para o proprietário da empresa, Abnildo Sousa Silva, além da boa aceitação do móvel por parte dos visitantes, a feira permitiu a troca de contatos com empresários internacionais.
“Foi muito bom participar da feira, fizemos muitos contatos com possíveis clientes e divulgamos o nome da empresa para o público em geral. Durante o evento recebemos proposta até de uma empresa da Itália, interessada em parcerias. Foi um ponto de ‘start’ para negociações que poderão ocorrer mais à frente”, disse Silva.
Para o empresário Jorge Seco Neves, proprietário da Sabores de Tradição, que atua no desenvolvimento de novos produtos de panificação e confeitaria utilizando insumos amazônicos, a feira deu maior visibilidade ao “Bolo Amazônico” e despertou o interesse de diversos compradores.
“Oito lojas de São Paulo se interessaram pelo ‘Bolo Amazônico’ e já trocamos os contatos. A feira nos proporciona isso, a possibilidade de conhecer novos contatos e isso é sempre positivo. Nas rodadas de negócios realizamos reuniões com novos compradores e temos boas perspectivas”, disse o empresário.
A empresa Sabores de Tradição, segundo o proprietário, está se preparando para exportar produtos para fora do Brasil. Os interessados no bolo que leva o sabor da Amazônia são empresários da Inglaterra e das cidades Orlando e Dubai.
“Estamos dando um passo de cada vez e o próximo é a exportação. Estamos na busca de certificação e ISO para dar garantia ao comprador. Temos um caminho a percorrer, mas a expectativa é que a atividade comece a entre os meses de março e abril de 2016”, disse Jorge.
Especialista em cosméticos desenvolvidos a partir de pesquisas com frutos amazônicos, a Pronatus da Amazônia expôs sua linha completa de produtos na FIAM 2015, com destaque ao creme à base de piquiá para o combate à celulite. Segundo o proprietário da empresa, Evandro Mesquita, a exposição da empresa colabora para valorização dos produtos regionais elaborados a partir de pesquisas científicas.
“Muitas pessoas ainda não conheciam nossos produtos e o evento nos deu mais notoriedade. Acredito que a FIAM também contribui para diminuição do preconceito das pessoas com relação aos produtos desenvolvidos na nossa região. Os visitantes puderam experimentar, ver a qualidade e até comprar os cosméticos, sem dúvida, este é um fator interessante”, disse o empreendedor.
Francisco Santos / Agência Fapeam
Fotos: Érico Xavier / Agência Fapeam