| Em 07/12/2015

Produtos fabricados com apoio do governo do Estado a partir da biodiversidade amazônica são destaque na Fiam 2015

Partindo do princípio de que “quem não é visto, não é lembrado”, diversas empresas, que contam com apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), expuseram produtos/serviços durante a Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2015), realizada na última semana. Mais que ser notada pelos visitantes, muitas empresas também usaram o espaço para dar início a negociações de sucesso.

[cml_media_alt id='6603']fiam2015[/cml_media_alt]

Três empresas de segmentos distintos, que contam recursos financeiros do governo do Estado via Fapeam através Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova-AM), encararam a participação na FIAM 2015 como fundamental para demonstração de seus produtos aos consumidores da região amazônica, de outros Estados e países.

Atuando na fabricação de imóveis para quarto e sala, a Aga Móveis apresentou na FIAM 2015 sua coleção de estofado retrátil. Para o proprietário da empresa, Abnildo Sousa Silva, além da boa aceitação do móvel por parte dos visitantes, a feira permitiu a troca de contatos com empresários internacionais.

“Foi muito bom participar da feira, fizemos muitos contatos com possíveis clientes e divulgamos o nome da empresa para o público em geral. Durante o evento recebemos proposta até de uma empresa da Itália, interessada em parcerias. Foi um ponto de ‘start’ para negociações que poderão ocorrer mais à frente”, disse Silva.

Para o empresário Jorge Seco Neves, proprietário da Sabores de Tradição, que atua no desenvolvimento de novos produtos de panificação e confeitaria utilizando insumos amazônicos, a feira deu maior visibilidade ao “Bolo Amazônico” e despertou o interesse de diversos compradores.

[cml_media_alt id='6604']fiam 2015 fapeam 1[/cml_media_alt]

“Oito lojas de São Paulo se interessaram pelo ‘Bolo Amazônico’ e já trocamos os contatos. A feira nos proporciona isso, a possibilidade de conhecer novos contatos e isso é sempre positivo. Nas rodadas de negócios realizamos reuniões com novos compradores e temos boas perspectivas”, disse o empresário.

A empresa Sabores de Tradição, segundo o proprietário, está se preparando para exportar produtos para fora do Brasil. Os interessados no bolo que leva o sabor da Amazônia são empresários da Inglaterra e das cidades Orlando e Dubai.

“Estamos dando um passo de cada vez e o próximo é a exportação. Estamos na busca de certificação e ISO para dar garantia ao comprador. Temos um caminho a percorrer, mas a expectativa é que a atividade comece a entre os meses de março e abril de 2016”, disse Jorge.

Especialista em cosméticos desenvolvidos a partir de pesquisas com frutos amazônicos, a Pronatus da Amazônia expôs sua linha completa de produtos na FIAM 2015, com destaque ao creme à base de piquiá para o combate à celulite. Segundo o proprietário da empresa, Evandro Mesquita, a exposição da empresa colabora para valorização dos produtos regionais elaborados a partir de pesquisas científicas.

“Muitas pessoas ainda não conheciam nossos produtos e o evento nos deu mais notoriedade. Acredito que a FIAM também contribui para diminuição do preconceito das pessoas com relação aos produtos desenvolvidos na nossa região. Os visitantes puderam experimentar, ver a qualidade e até comprar os cosméticos, sem dúvida, este é um fator interessante”, disse o empreendedor.

Francisco Santos / Agência Fapeam

Fotos: Érico Xavier / Agência Fapeam

Leia também

Em 06/05/2025

Divulgada a lista de candidatos selecionados para a 2ª edição do Programa nexBio Amazônia

Foi publicada nesta segunda-feira, 5 de maio, a lista dos candidatos selecionados para a 2ª edição do Programa Suíço-Brasileiro de Inovação Sustentável para a Bioeconomia – nexBio Amazônia. O programa foi lançado pela Swissnex no Brasil, em parceria com a Leading House para a região da América Latina do Institute of Management in Latin America […]

Em 05/05/2025

Pesquisa na área de hipertensão leva à formulação de tônico contra a calvície

Robson Augusto Souza dos Santos, pesquisador do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), é categórico quando começa a contar sua trajetória. “Dificilmente você se senta na bancada e fala: eu vou inventar um medicamento! Isso vem como consequência. Vem com o interesse por um processo, peptídeo […]

Em 02/05/2025

Com apoio da Fundect, campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está avaliando a sustentabilidade de diferentes culturas para recuperação de pastagens degradadas em Porto Murtinho (MS), município estratégico na Rota Bioceânica. A iniciativa é resultado da criação da primeira Unidade Experimental de Pesquisa da rota, com investimento de R$ 1,5 milhão da […]

Em 01/05/2025

Dispositivo inovador garante eficácia na odontologia a pacientes com deficiência ou comportamento difícil

A saúde bucal de pessoas com deficiência e/ou comportamento difícil apresenta muitos desafios, especialmente quando se trata da realização do atendimento odontológico e manutenção da saúde bucal, de forma adequada e segura. Com o objetivo de solucionar esse problema, a pesquisadora e cirurgiã-dentista Ana Cecília Moreira desenvolveu o Abreboca, dispositivo inovador destinado a abrir – […]

Em 30/04/2025

Investimentos em inovação e tecnologia no agro aéreo vai impactar em ganhos e menos acidentes fatais

Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado na sexta-feira (25), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte. O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, […]