| Em 26/08/2015

Presidente do CONFAP recebe maior honraria outorgada por uma universidade

No dia 26 de agosto, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) concedeu o título de Doutor Honoris Causa a Sergio Luiz Gargioni, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Em ambas instituições ele está na segunda gestão.
“O título reconhece a contribuição do professor Gargioni para a pesquisa nacional através de instituições como Fapesc, CONFAP, MEC, Capes e CNPq”, afirmou Antonio Heronaldo de Sousa, reitor da UDESC.

“O fato de ele presidir o CONFAP dignifica o estado de Santa Catarina,” disse Alexandre Amorim dos Reis, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UDESC. Ele submeteu, ao comitê de pesquisa institucional, a proposta aprovada por unanimidade também pelo Conselho Superior da universidade.

[cml_media_alt id='5435']AmtGAjIleVBNjODVZrXl9Q2F692V6voMaPAzABHtX_XC[/cml_media_alt]

Da esquerda para direita: Piero Venturi, Sergio Gargioni, Ana Maria Sampaio, Maria Zaira Turchi e José Ricardo Santana. Complementando: os dois últimos são presidentes de FAPs e Ana Maria é do Itamaraty.

Atuação internacional
“O Prof. Gargioni tem sido um grande incentivador da cooperação científica entre os estados brasileiros, por meio das FAPS, com a União Europeia e seus Estados Membros. Considero-o plenamente merecedor do título de Doutor Honoris Causa, pela sua contribuição intelectual na área da ciência e tecnologia e inovação, importância na trajetória do desenvolvimento da pesquisa científica de alto nível no Brasil e por propiciar um ambiente favorável para o diálogo com os demais países e sobretudo por toda dedicação e ajuda à União Europeia na área de pesquisa e inovação”,ressaltou o italiano Piero Venturi, Conselheiro Científico da Delegação da União Europeia, que prestigiou a cerimônia de outorga do título Doutor Honoris Causa, em Florianópolis.

“Hoje a pesquisa está cada vez mais globalizada,” falou o homenageado. Exemplo disso são as chamadas públicas bilaterais lançadas após missões de Gargioni ao Reino Unido, entre elas uma que fomenta o estudo da dengue, febre chicungunha e outros males que afligem países do terceiro mundo. “Temos doenças negligenciadas não só no Brasil, mas também nos 15 países que se beneficiam do Fundo Newton”, acrescentou, referindo-se aos recursos do Reino Unido que se somam às contrapartidas das Fundações de Amparo à Pesquisa para viabilizar projetos de pesquisa. “O CONFAP tem colocado FAPs – inclusive pequenas e médias – no cenário internacional”.

Engenheiro Mecânico formado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Gargioni tem mestrado em Engenharia Mecânica pela University of Illinois (Estados Unidos) e MBA Executivo, na área de Administração de Negócios, pelo Instituto IMD Lausanne (Suíça). Fez diversos outros cursos em instituições como a Fundação Getúlio Vargas e o INSEAD (The Business School for the World), no campus da França.

Deu aulas também na UnB (Universidade de Brasília), em paralelo às atividades como Superintendente de Desenvolvimento Industrial e Infraestrutura e Secretário de Órgãos Colegiados do CNPq e como Secretário Executivo do Conselho Nacional da Pós-Graduação da CAPES.

Detalhes e curiosidades no currículo anexo

Leia também

Em 06/05/2025

Divulgada a lista de candidatos selecionados para a 2ª edição do Programa nexBio Amazônia

Foi publicada nesta segunda-feira, 5 de maio, a lista dos candidatos selecionados para a 2ª edição do Programa Suíço-Brasileiro de Inovação Sustentável para a Bioeconomia – nexBio Amazônia. O programa foi lançado pela Swissnex no Brasil, em parceria com a Leading House para a região da América Latina do Institute of Management in Latin America […]

Em 05/05/2025

Pesquisa na área de hipertensão leva à formulação de tônico contra a calvície

Robson Augusto Souza dos Santos, pesquisador do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), é categórico quando começa a contar sua trajetória. “Dificilmente você se senta na bancada e fala: eu vou inventar um medicamento! Isso vem como consequência. Vem com o interesse por um processo, peptídeo […]

Em 02/05/2025

Com apoio da Fundect, campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está avaliando a sustentabilidade de diferentes culturas para recuperação de pastagens degradadas em Porto Murtinho (MS), município estratégico na Rota Bioceânica. A iniciativa é resultado da criação da primeira Unidade Experimental de Pesquisa da rota, com investimento de R$ 1,5 milhão da […]

Em 01/05/2025

Dispositivo inovador garante eficácia na odontologia a pacientes com deficiência ou comportamento difícil

A saúde bucal de pessoas com deficiência e/ou comportamento difícil apresenta muitos desafios, especialmente quando se trata da realização do atendimento odontológico e manutenção da saúde bucal, de forma adequada e segura. Com o objetivo de solucionar esse problema, a pesquisadora e cirurgiã-dentista Ana Cecília Moreira desenvolveu o Abreboca, dispositivo inovador destinado a abrir – […]

Em 30/04/2025

Investimentos em inovação e tecnologia no agro aéreo vai impactar em ganhos e menos acidentes fatais

Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado na sexta-feira (25), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte. O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, […]