| Em 07/12/2017

Presidente da Fundação Araucária representa o Confap no 16º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação

Pesquisadores e estudiosos na área de ciência e tecnologia em saúde receberam no último dia (29) reconhecimento do Ministério da Saúde pela relevância das pesquisas para a saúde pública do país. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, entregou 32 premiações durante o 16º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação, que aconteceu em São Paulo (SP). A premiação integra o evento Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde 2017 que promoveu discussões sobre os grandes avanços científicos, tecnológicos e inovadores em saúde. O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, representou o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) no evento.

“Precisamos conciliar que o preço das novas tecnologias não seja um fator impeditivo para o seu desenvolvimento. Estamos tratando de um grande desafio, que é permitir que os pesquisadores e empresários possam produzir essas funções tecnológicas para que todos nós possamos viver bem com os recursos que os SUS disponibiliza”, destacou o ministro Ricardo Barros.

Ao todo, 522 projetos se inscreveram para concorrerem aos prêmios que variam de R$ 20 mil a R$ 50 mil em cinco categorias: trabalho científico publicado, tese de doutorado, dissertação de mestrado, produtos e inovação em saúde, experiência exitosa do programa pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS. Estas duas últimas são as novidades da edição deste ano do prêmio, além da participação do vencedor do Nobel de medicina de 1998, o pesquisador Ferid Murad.

“Estão sendo premiados aqueles que conseguiram fazer com que suas inovações virassem produto de fato e que contribuísse com o desenvolvimento do Brasil. É necessário criar um ambiente favorável para que as pesquisas e produtos possam ser desenvolvidos e que favoreçam prontamente os usuários do SUS. Vamos avançar nesse rumo para dar um salto qualitativo nas pesquisas e conseguir mais espaço para as inovações”, afirmou Marco Fireman, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Os trabalhos foram avaliados em etapas distintas, nas categorias acadêmicas, a primeira fase é analisada por especialistas ad hoc e a segunda pela comissão julgadora, na categoria de Experiência Exitosa do Programa Pesquisa para o SUS, a primeira etapa se constitui de duas avaliações da FAP e SES de cada estado e a segunda pela comissão julgadora. Já a categoria de Produtos e Inovação em Saúde é analisada de maneira única pela comissão julgadora.

Até o ano passado, se inscreveram no prêmio 5.872 estudiosos, destes 370 foram premiados, sendo 63 com prêmio em dinheiro e 307 premiações com menções honrosas, fortalecendo o compromisso do Ministério da Saúde de incentivar a produção científica com o potencial de incorporação no Sistema Único de Saúde.

“É com muita satisfação que participo desta premiação, pois com essas pesquisas, a população é a grande beneficiada, pois é quem vai usufruir dos resultados destes estudos que visam à melhoria da qualidade de atenção à saúde. Estes investimentos possibilitam que avanços importantes sejam atingidos no que diz respeito ao desenvolvimento científico e tecnológico em saúde no País. Com destaque para a aproximação entre os sistemas federais e estaduais de saúde, ciência e tecnologia e a mobilização da comunidade acadêmica da área da saúde para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em temas considerados prioritários para a população de diferentes regiões brasileiras”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Homenagem – O Ministro da Saúde também entregou homenagens as estudiosas Vanessa Van Der Linden Mota, Maria de Lourdes Sousa Maia e Lygia da Veiga Pereira, que estiveram a frente de pesquisas que impactaram diretamente a saúde dos brasileiros.

A médica Vanessa Van Der Linden Mota foi uma das primeiras a identificar a relação da microcefalia com o vírus Zika. Já, a pesquisadora Maria de Lourdes Sousa Maia, exerce relevante trabalho da área de imunização e tem forte atuação no planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisa da vacina contra a febre amarela. Outra homenageada, a física Lygia da Veiga Pereira, considerada uma das cem brasileiras mais influentes, foi uma das protagonistas na aprovação do uso de células tronco embrionárias com finalidades científicas.

Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde 2017 – Durante os dois dias de evento participaram mais de 50 palestrantes renomados do país e do exterior, entre eles, Fariad Murad (Nobel, 1998), Christoph Thuemmler (Edinburgh Napier University); Phillip Scheinberg (Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo), entre outros.

O público esperado estimado foi de mais de 800 pessoas nos dois dias de evento, movimentando a área da saúde com perspectivas de novas parcerias nos aspectos: científico, inovação, financeiro e tecnológico.

Além disso, foram realizadas mais de 55 atividades entre palestras, painéis temáticos, rodas de conversas e exposições. O evento contou ainda com a Feira de Oportunidades que compreende cerca de 60 estandes de instituições financiadoras, universidades, indústrias e governo para apresentação de produtos de inovação e experiências bem sucedidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde e Assessoria de Comunicação da FA.

Fotos: Erasmo Salomão/MS.

Leia também

Em 24/06/2026

Lançada a 1ª chamada da Parceria de Matérias-Primas para a Transição Verde e Digital (RAMP)

A Parceria de Matérias-Primas para a Transição Verde e Digital (RAMP) lançou, nesta terça-feira (23/06), sua primeira chamada transnacional no âmbito do programa-quadro de pesquisa e inovação da União Europeia, Horizon Europe. A chamada tem como objetivo financiar consórcios transnacionais de pesquisa e inovação em toda a cadeia de valor das matérias-primas. As propostas deverão […]

Em 23/06/2026

CONFAP, MCTI e CNPq assinam documento para estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram, nesta segunda-feira (22), o Termo de Execução Descentralizada (TED) do plano de trabalho que viabiliza a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. […]

Em 22/06/2026

Lançada a Chamada CONFAP & WBI 2026 para apoio a projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Bélgica

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), lançou, nesta segunda-feira (22), a Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2026, destinada ao financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre o Brasil e a Bélgica.  A iniciativa é realizada no âmbito do Memorando de […]

Em 22/06/2026

Startup oferece aluguel de abelhas para polinização de cafezais no estado do Rio de Janeiro

Voando de flor em flor, as abelhas são responsáveis pela polinização das diversas espécies vegetais e têm sido fundamentais ao longo da história para promover a variabilidade genética das plantas e a agricultura. Promovendo de forma inovadora essa tecnologia natural no estado do Rio de Janeiro, a startup Rent a Bee oferece um serviço inusitado: o aluguel de […]