Para observar as várias iniciativas de grande êxito realizadas no vizinho estado da Paraíba na área do fomento à pesquisa, o presidente da Fapern, professor Gilton Sampaio esteve na quarta (23) em visita à Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (Sect-PB) e à Fundação de Amparo à Pesquisa daquele estado (Fapesq-PB), em João Pessoa.
“A Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fapern, em especial, terão atuação estratégica no Governo Fátima Bezerra, para o qual parceria com os Estados nordestinos, diálogo permanente com a sociedade e justiça social estão sempre na pauta”, afirmou o presidente da Fapern.
Recebido pelo presidente da Fapesq-PB, professor Roberto Germano, Sampaio teve conhecimento dos programas executados em parceria com o governo federal, através das agências de fomento, notadamente CNPq e Capes. Diferentemente do Rio Grande do Norte, o estado da Paraíba cumpriu sua parte nas contrapartidas e esse fato garante a continuidade de todos os projetos.
Outro aspecto relevante para a boa atuação da Fapesq-PB é a destinação de recursos do próprio tesouro estadual para as ações da Fundação. “As semelhanças estruturais entre os estados pode ser um grande incentivo para alcançarmos um bom patamar no fomento à pesquisa, e à inovação no Rio Grande do Norte”, aposta o presidente da Fapern.
Garantindo vir ao Rio Grande do Norte, o titular da pasta da Sect-PB, professor Cláudio Furtado pretende fortalecer a parceria nos dois estados e no nordeste. “Vamos estreitar os laços entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba para fortalecer as ações ligadas à pesquisa nos dois estados e no nordeste.”
Fonte: Comunicação Fapern.