| Em 25/10/2023

Pesquisa procura popularizar o uso do pó de rocha na produção agrícola e em pastagens

A iniciativa pode ser um importante passo rumo a uma agricultura mais sustentável – (Foto por: Arquivo/Pesquisador)

Uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) procura popularizar e mostrar as vantagens do uso do pó de rocha como alternativa para a produção agrícola e em pastagens.

Intitulado “Popularização do Uso de Remineralizadores de Solo (pó de rocha) no estado de Mato Grosso”, o projeto buscou disseminar informações sobre a importância do uso de remineralizadores de solo no estado, com o intuito de proporcionar conhecimento técnico aos produtores rurais, profissionais do setor e instituições envolvidas. Entre as vantagens dessa técnica estão a redução dos custos de produção, a capacidade de regeneração dos solos cultiváveis, e o aumento do valor agregado aos produtos agrícolas, sobretudo quando se trata da comercialização de produtos orgânicos.

O projeto é coordenado pelo professor e pesquisador Ronaldo Pierosan, da Faculdade de Geociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat) e o Sistema Famato.

De acordo com Ronaldo Pierosan, a técnica de  rochagem consiste na pulverização e aplicação de pós de rocha em áreas de produção agrícola e pastagens, sem a necessidade de compostos químicos.

“Espera-se que esse projeto desperte o interesse dos produtores sobre o uso de remineralizadores de solo em Mato Grosso. Incentive a pesquisa sobre a eficácia desses materiais e leve ao desenvolvimento da indústria de remineralizadores de solo no estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento social. A iniciativa pode ser um importante passo rumo a uma agricultura mais sustentável e produtiva em Mato Grosso”.

Orientações sobre o uso de pó de rocha no solo (Créditos: Arquivo/pesquisador)

As atividades de divulgação em campo foram realizadas em parceria com associações de produtores rurais e criadores para alcançar regiões favoráveis à ocorrência de rochas com potencial para serem usadas como remineralizadores de solo.

O projeto pode ser acessado de forma gratuita na internet pelo endereço www.mineraisindustriais.com.

Mato Grosso é uma potência na produção agrícola brasileira, sendo o maior produtor nacional de grãos, incluindo soja, milho, algodão e girassol, que representam 60% da produção agrícola da região Centro-Oeste. A atividade pecuária também desempenha um papel significativo na economia, fornecendo matéria-prima para a produção de proteína animal e apresentando um potencial de crescimento notável, graças aos avanços tecnológicos, às condições naturais do ecossistema e às políticas públicas adequadas.

 

Fonte: FAPEMAT (Por: Widson Ovando/ Ascom Fapemat)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 03/02/2025

Com investimento de R$ 2,4 milhões, Fundect apoiará 61 eventos nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), divulgou na sexta-feira, 31, o resultado final da Chamada 48/2024 – Programa de Apoio a Eventos (PAE). Com investimentos de R$ 2,4 […]

Em 31/01/2025

Fapesc lança edital de apoio à pesquisa em parceria com Instituto Federal Catarinense

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou na quinta-feira, 9, o edital 01/2025, em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), com o intuito de apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento. A iniciativa visa fortalecer os grupos de pesquisa […]

Em 31/01/2025

FAPERN lança edital para selecionar propostas de popularização da ciência

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) lançou um edital de popularização da ciência para preenchimento de vagas remanescentes do Edital nº 28/2024. O objetivo é selecionar propostas de divulgação científica e popularização da ciência para serem executadas nos territórios da cidadania do RN. Neste edital, as propostas selecionadas atenderão […]

Em 30/01/2025

Pesquisa científica é estratégia para fortalecer a agricultura familiar e indígena em Roraima  

Na agricultura familiar e indígena, a pesquisa científica pode trazer inovações em termos de técnicas de cultivo, controle de pragas e doenças, ou na utilização de novos insumos que sejam mais acessíveis e que respeitem o meio ambiente. E foi para atender essa demanda que o Governo de Roraima, por meio da Faperr (Fundação de […]