| Em 01/08/2024

Painel destaca relevância de fundos estaduais e privados no fomento à C,T&I

Debate na 5ª CNCTI ressaltou atuação de instituições de apoio à pesquisa nos estados para o financiamento e execução de iniciativas no setor – (Foto: Luís Nova/ Ascom-MCTI)

A discussão sobre as perspectivas dos fundos estaduais e privados para ciência, tecnologia e inovação é fundamental para entender o futuro do desenvolvimento científico e tecnológico no país. Para a construção das políticas públicas que guiarão as áreas de CT&I nos próximos anos, a 5ª Conferência Nacional de CT&I realizou, na tarde desta quarta-feira (31), uma mesa de debates sobre os recursos financeiros destinados a apoiar iniciativas no setor.

O painel, mediado por Silvio Bulhões, presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), contou com a presença do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Odir Dellagostin; da professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ex-presidente do CONFAP, Maria Zaira Turchi; e do diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, Hugo Aguilaniu.

Odir Dellagostin, presidente do CONFAP (Foto: Leandro Benites/ Divulgação CONFAP)

O presidente do CONFAP, que busca promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa, Odir Dellagostin, falou sobre o papel das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) no Brasil, destacando a importância dessas instituições no fomento à pesquisa científica e tecnológica.

“Atualmente, há fundações estaduais de pesquisa em todas as 27 unidades da Federação. A primeira foi a FAPESP, criada na década de 1960, seguida pela FAPERGS, que completa 60 anos este ano. Desde então, surgiram outras fundações, como a FAPEMIG e, mais recentemente, a FAPERR, estabelecida em 2022. Essas fundações desempenham um papel crucial no fomento à pesquisa e inovação tecnológica no Brasil”, afirmou.

Maria Zaira Turchi (Foto: Leandro Benites/ Divulgação CONFAP)

Zaira Turchi, professora da UFG, destacou a importância de integrar estados, secretarias de CT&I e fundações de amparo à pesquisa para enfrentar os desafios do ecossistema. “Nesta mesa, debatemos o eixo 1 da Conferência, que trata da expansão, consolidação e fortalecimento do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para enfrentar esse desafio com sucesso, é necessário considerar a integração com os estados, as secretarias de ciência e tecnologia e as fundações de amparo à pesquisa. Essas fundações desempenham um papel fundamental no financiamento e execução de projetos, além de auxiliar as secretarias com sua experiência e expertise”, ressaltou.

Finalizando a mesa de debates, o diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, Hugo Aguilaniu, apresentou a instituição, que tem o objetivo de fomentar pesquisas de excelência com foco na produção de conhecimento e iniciativas de divulgação científica no Brasil.

“Na última Conferência Nacional, não existiam fundações como a Serrapilheira. Por isso, vou apresentar o Instituto, que é um fundo privado dedicado à ciência e divulgação científica. Criado em 2017, após a última Conferência, o Instituto é uma associação civil sem fins lucrativos que busca promover a ciência de forma perene e visível. É crucial registrar que há disposição para investir em ciência e tecnologia, e esse interesse deve ser valorizado e incentivado.”, pontuou.

Assista a íntegra do painel na página do MCTI no YouTube

Fonte: MCTI (Por: Ascom MCTI, com adaptações)

Leia também

Em 10/12/2024

Edital inédito da Fundect investe R$ 2 milhões para pesquisas em Humanidades

A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), lançou na segunda-feira, 21 de novembro, o primeiro edital para financiar projetos de pesquisa em todas as áreas de humanidades. Com um investimento total de R$ 2 milhões, a Chamada SEMADESC/Fundect 50/2024 – Humanidades MS 2024 […]

Em 10/12/2024

Pesquisa realizada em programa da Fapes indica que óleo de lúpulo pode melhorar aroma das cervejas artesanais

Nos últimos anos, o mercado de cervejas artesanais tem crescido bastante no Espírito Santo, o que levou até a criação de uma rota de turismo específica na Região Serrana. Para aqueles que gostam de conhecer esse tipo de experiência, as questões sensoriais são de extrema importância. Com isso em mente, a doutora em Ciência de […]

Em 08/12/2024

66º Fórum Nacional CONFAP reúne representantes de agências de fomento à CT&I em Porto Alegre, e celebra 60 anos da FAPERGS

Na manhã de quinta-feira (5), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, sediou a cerimônia de abertura da 66ª edição do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).  Realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do […]

Em 08/12/2024

UFRGS sedia reuniões da 66ª edição do Fórum Nacional CONFAP em Porto Alegre

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, sediou na quarta-feira (4), as reuniões técnicas do 66º Fórum Nacional CONFAP. A programação contou com painel sobre o ecossistema de inovação gaúcho, palestras de parceiros, e reuniões dos presidentes e das equipes técnicas das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).  O […]