| Em 16/03/2026

Novo ciclo de investimentos destina R$ 105 milhões à ciência, tecnologia e inovação em Alagoas

Professor Fábio Guedes, presidente da FAPEAL (Foto: Divulgação)

O Governo de Alagoas lançou, na quinta-feira (12), um novo ciclo de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. O pacote totaliza R$ 105 milhões e foi apresentado durante cerimônia no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares. O encontro reuniu as quatro instituições públicas de ensino superior do estado, que homenagearam o governador Paulo Dantas com a Comenda ao Mérito em reconhecimento ao apoio e à ampliação dos investimentos no setor.

“É fundamental que o Estado, os municípios e o Governo Federal invistam em ciência, tecnologia, inovação, educação, pesquisa e extensão. A produção de conhecimento é fundamental para gerar as melhores alternativas, ambientes e soluções. Tais soluções promovem a competitividade e a eficiência econômica, expandindo o cenário econômico e os horizontes em todas as áreas, impulsionando o desenvolvimento econômico e social contínuo”, disse o governador.

Ele fez o lançamento do pacote de investimentos junto com a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aline Rodrigues; e do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes. Do total de investimentos anunciado, R$ 82 milhões (78%) são recursos próprios do Governo de Alagoas, executados por meio da Fapeal e da Secti.

Outros R$ 23 milhões (22%) são provenientes de recursos federais, com participação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

“Neste último ano de gestão, observamos um aumento significativo nos investimentos, alcançando quatro vezes o valor anteriormente aplicado nesta área. Esse progresso nos enche de satisfação”, celebrou Paulo Dantas.

Nos últimos anos, o estado tem avançado em diversos indicadores. Alagoas ocupa a 1ª colocação do Nordeste e a 5ª no Brasil em inovação, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025. Também lidera o país proporcionalmente na concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Entre 2016 e 2023, o número de pesquisadores em Alagoas cresceu 291%, enquanto a quantidade de doutores aumentou 356%, de acordo com dados do CNPq.

Lançamentos e anúncios

Entre as ações anunciadas nesta quinta, estão novos editais voltados à produção científica, à formação de pesquisadores e ao ecossistema de inovação. O Edital de Excelência Acadêmica vai estimular a publicação de 150 artigos científicos de alto impacto, com investimento de R$ 300 mil do Tesouro Estadual ao longo de 2026.

Já o Edital de Fomento à Realização de Eventos Científicos, Acadêmicos e Tecnológicos destina R$ 900 mil para apoiar até 40 eventos, que devem reunir cerca de 60 mil participantes e investir no intercâmbio científico, além de contribuir para atividades econômicas relacionadas ao turismo.

Outro destaque é o Edital de Fomento à Participação em Eventos Científicos Nacionais e Internacionais, com investimento de R$ 250 mil, que permitirá a participação de pesquisadores e estudantes alagoanos em 40 a 50 eventos científicos no Brasil e no exterior.

Um dos maiores aportes anunciados é o quarto Edital de Concessão de Bolsas de Mestrado e Doutorado, com investimento total de R$ 67,6 milhões entre 2026 e 2030. A iniciativa ampliará o sistema estadual de bolsas e elevará o número de benefícios financiados pelo estado para 452 bolsas de mestrado e 270 de doutorado. Os valores também serão reajustados: a bolsa de mestrado passará de R$ 2.100 para R$ 2.550, e a de doutorado de R$ 3.100 para R$ 3.750.

Iniciação científica

Além dos editais, o Governo de Alagoas lançou a terceira edição do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), destinado a estudantes do ensino médio da rede pública estadual e do ensino técnico do Ifal. A iniciativa atenderá mil estudantes e 100 professores orientadores, com investimento total de R$ 6,5 milhões.

Também foi anunciada a expansão do Programa de Iniciação Científica (Pibic), que passará a atender 500 estudantes de graduação, aumento de cerca de 35% no número de beneficiados. O investimento total será de R$ 4,2 milhões, entre 2026 e 2027.

Outro destaque foi o lançamento do Programa de Fixação de Jovens Doutores (Profix-CB), desenvolvido em parceria entre Fapeal, Capes e CNPq/FNDCT. A iniciativa contará com 92 bolsas, incluindo pesquisadores, doutorandos, mestrandos e estudantes de iniciação científica, além de apoio à pesquisa para os projetos aprovados. O investimento total chega a R$ 23,6 milhões, com recursos estaduais e federais.

As ações integram o Programa Mais Ciência, Mais Futuro, criado em abril de 2023 para promover a integração entre universidades, centros de pesquisa, setor produtivo e governo.

A iniciativa busca estimular a pesquisa aplicada e a inovação em áreas estratégicas como saúde, educação, meio ambiente e modernização de processos produtivos. Desde sua criação, o programa já contabiliza R$ 110,5 milhões em investimentos.

Homenagem ao governador

Governador Paulo Dantas, ao Centro (Foto: Divulgação)

Durante a cerimônia, as quatro instituições públicas de ensino superior de Alagoas entregaram ao governador Paulo Dantas a Comenda ao Mérito, em reconhecimento à política de ampliação do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação.

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo, destacou que os recursos anunciados são fundamentais para ampliar investimentos em pesquisa, inovação e formação acadêmica.

“Nossas instituições de ensino superior necessitam desses recursos para garantir investimentos em inovação, pesquisa e tecnologia. Esse aporte consolida principalmente os programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado, e coloca Alagoas entre os estados que mais investem em ciência, tecnologia e inovação”, afirmou.

Segundo ele, os avanços recentes da educação superior no estado são resultado direto das políticas públicas voltadas ao setor. “Alagoas tem dado grandes saltos, e esses avanços são fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado”, disse.

Máximo também citou investimentos recentes realizados na Uneal durante a gestão do governador Paulo Dantas.

“Nos últimos anos foram construídos três novos prédios para a universidade, com investimentos de quase R$ 38 milhões. Também realizamos o maior concurso público da história da Uneal, e estamos preparando um novo certame para técnicos administrativos”, concluiu.

Para o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, o investimento em ciência e inovação impacta diretamente o desenvolvimento econômico e social do estado.

“O fortalecimento da pós-graduação e da inovação tem relação direta com o crescimento do estado. O governador Paulo Dantas tem fomentado esse desenvolvimento por meio da Fapeal e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação”, considerou Guedes.

Representando a reitora Pollyanna Almeida, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Mara Cristina Ribeiro, afirmou que o novo pacote de investimentos representa um avanço expressivo para a produção científica no estado.

“Esse investimento representa um passo ainda maior para o estado. Tudo isso se reverte para a sociedade. Recebemos essa notícia com muito entusiasmo e esperança de que Alagoas avance cada vez mais na ciência, na tecnologia e na inovação”, ressaltou, lembrando das ações realizadas na Uncisal durante a atual gestão estadual.

“A contribuição do governador Paulo Dantas foi ímpar. Tivemos a inauguração do Polo de Pós-Graduação, um prédio dedicado exclusivamente aos programas stricto sensu, além da estruturação de laboratórios e de investimentos importantes na instituição”, pontuou.

Palácio República dos Palmares (Foto: Divulgação)

Já para o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, os investimentos anunciados pelo Governo de Alagoas dialogam diretamente com os esforços das universidades públicas em ampliar e qualificar a formação acadêmica, especialmente na pós-graduação.

“O Governo do Estado vem corroborar o esforço que as universidades públicas estão fazendo em Alagoas para formar melhor a nossa gente, particularmente em nível de pós-graduação. O governador Paulo Dantas tem uma atenção especial ao sistema de ciência, tecnologia e inovação, e isso se reflete diretamente no impacto dos nossos cursos de pós-graduação, que tiveram aumento significativo de nota recentemente”, afirmou Tonholo.

Participaram ainda da solenidade os secretários de Estado da Comunicação, Wendel Palhares; da Fazenda, Renata dos Santos; de Relações Federativas e Institucionais, Júlio Cézar; da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, dentre outras autoridades.

Fonte: FAPEAL (Por: Severino Carvalho / Agência Alagoas)

Leia também

Em 12/06/2026

FAPEMA e Emap lançam edital voltado à inovação nos setores portuário e marítimo

Com o avanço das atividades portuárias e a necessidade de integrar o desenvolvimento tecnológico às demandas da sociedade, o estreitamento dos laços entre a comunidade científica e a infraestrutura logística do estado tornou-se fundamental. Diante desse cenário, o Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico […]

Em 10/06/2026

Divulgado o resultado da 3ª edição do Programa nexBio Amazônia

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), a Swissnex no Brasil, e a Leading House para a região da América Latina do Institute of Management in Latin America (Universidade de St. Gallen), anunciaram, nesta quarta-feira (10), o resultado do edital da terceira edição do Programa Suíço-Brasileiro de Inovação Sustentável para a […]

Em 10/06/2026

Fapepi amplia aporte de financiamento de projetos de extensão no Piauí e lança edital de R$ 2,25 milhões

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), lançou nesta quinta feira (28), […]

Em 10/06/2026

Fapesc apoia atividades dos Núcleos de Inovação Tecnológica com edital de mais de R$ 3 milhões

Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de Santa Catarina, poderão contar novamente com o apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento de suas atividades de conexão entre as instituições de pesquisa e o mercado e de proteção da propriedade intelectual de ideias e produtos. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado […]

Em 10/06/2026

Impressão 3D e inovação ajudam a reduzir acidentes com agulhas e bisturis em hospitais

Acidentes com agulhas, bisturis e outros materiais perfurocortantes fazem parte da rotina de milhares de profissionais da saúde no Brasil. Muitas vezes silenciosos, esses episódios vão muito além de cortes e ferimentos: envolvem risco de contaminação por doenças graves, afastamentos do trabalho, impactos psicológicos e altos custos para o sistema de saúde. Foi a partir […]

Em 11/06/2026

Membro da Comissão EDI da Fapergs participa de pesquisa internacional sobre arquitetura e inclusão

A professora Cláudia Libânio, da Universidade Federal da Ciência da Saúde de Porto Alegre – (UFCSPA), e membro da comissão de Equidade, Diversidade e Igualdade (EDI) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs, participa de pesquisa internacional desenvolvida na University College Dublin (UCD), da Irlanda, sobre o […]