| Em 26/08/2019

Marcos Pontes visita o Paraná, tem reunião técnica com a Assespro e recebe homenagem na Alep

O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, aceitou o convite da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) e esteve em Curitiba, na sexta-feira (23/08). A agenda teve início na FIEP, com apoio da Fundação Araucária – onde ele participou da reunião do Conselho de Administração da Federação Assespro. Depois seguiu para uma entrevista coletiva Associação das Emissoras de Radiodifusão do PR – Aerp, Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e Palácio Iguaçu.

“Estamos priorizando o investimento em pesquisa básica, na formação dos professores e na aproximação da ciência e tecnologia dos alunos desde cedo, nas escolas, não deixando essa iniciativa apenas para quando eles chegarem às universidades e também focando no despertar do empreendedorismo nesses futuros pesquisadores. Seguimos, no ministério, três princípios básicos: a atenção voltada para o conhecimento, riqueza e qualidade de vida. Além disso, ouvimos as demandas específicas de cada secretaria e que tenham conexão do MCTIC, para desta forma, procurarmos desenvolver ações direcionadas as grandes áreas do país”, destacou o Ministro.

Reunião – A reunião promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior também serviu para que o ministro Marcos Pontes tomasse conhecimento das principais ações e políticas públicas voltadas para a ciência e inovação no Paraná. O encontro foi dividido em três etapas. Na primeira delas, representantes dos principais órgãos governamentais e privados ligados ao setor de tecnologia falaram sobre as iniciativas em relação aos ecossistemas de inovação do estado.

Participaram do debate representantes da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet – Regional Paraná (Assespro-PR); da Superintendência de Inovação da Casa Civil do Paraná; da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná; da Agência Curitiba de Desenvolvimento; da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE); e da Fomento Paraná.

“Temos orgulho de mostrar ao Ministro o que o Paraná vem fazendo em prol do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do estado. Conhecemos as demandas da comunidade científica e sociedade e trabalhamos para que sejam atendidas e aprimoradas”, disse o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhafitg.

Universidades – Em seguida, a reunião contou com a participação dos reitores das sete universidades estaduais do Paraná, que entregaram ao ministro Marcos Pontes um ofício declarando que as instituições contam com a continuidade das políticas das bolsas e de programas de capacitações promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em seguida, o superintendente geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, fez uma breve apresentação ao ministro sobre a estrutura e as iniciativas promovidas pela pasta em todo o estado.

“Assim como o Ministro Marcos Pontes ressaltou em suas falas, só conseguimos ter êxito em nossas conquistas, por meio do conhecimento que muitas vezes é adquirido com a pesquisa, a ciência e a inovação”, ressaltou o superintendente geral de ciência, tecnologia e ensino superior, Aldo Bona.

Startups – Na terceira e última etapa do encontro, representantes de empresas startups paranaenses que cresceram e ganharam destaque no mercado nacional e internacional de tecnologia. Falaram na ocasião os representantes da IG-MATHE, Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul; da Rentcars, empresa paranaense com atuação global em locações de veículos; e da Monest, startup especializada na recuperação de crédito de pequenas e médias empresas.

“O Brasil e o Paraná precisam desenvolver essa atitude de persistência, de confiança e de saber que é possível chegar lá, que é possível manter o sonho e não se deixar pelos discursos pessimistas. Eu garanto que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações estará junto na caminhada dessas empresas de tecnologias na busca de tudo aquilo que a gente almeja para o nosso Brasil”, ressaltou Pontes após assistir as apresentações.

Para o deputado Emerson Bacil, a reunião foi importante para mostrar ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações o tamanho e importância do setor de tecnologia e inovação paranaense. “Vimos nessa reunião que, de fato, o estado do Paraná é inovador. E vamos avançar ainda mais com a modernização da Lei da Inovação do nosso estado. Vamos buscar parcerias e fazer com que o Paraná realmente deslanche no setor de tecnologia e inovação. Já somos o segundo estado em inovação do Brasil. Nós queremos agora é chegar à primeira posição e contamos muito com o apoio do ministro Marcos Pontes”, concluiu o parlamentar. O Ministro encerrou a visita ao Paraná  em um almoço com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior – no Palácio Iguaçu.

Fonte: Comunicação Fundação Araucária.

Leia também

Em 24/06/2026

Lançada a 1ª chamada da Parceria de Matérias-Primas para a Transição Verde e Digital (RAMP)

A Parceria de Matérias-Primas para a Transição Verde e Digital (RAMP) lançou, nesta terça-feira (23/06), sua primeira chamada transnacional no âmbito do programa-quadro de pesquisa e inovação da União Europeia, Horizon Europe. A chamada tem como objetivo financiar consórcios transnacionais de pesquisa e inovação em toda a cadeia de valor das matérias-primas. As propostas deverão […]

Em 23/06/2026

CONFAP, MCTI e CNPq assinam documento para estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram, nesta segunda-feira (22), o Termo de Execução Descentralizada (TED) do plano de trabalho que viabiliza a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. […]

Em 22/06/2026

Lançada a Chamada CONFAP & WBI 2026 para apoio a projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Bélgica

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), lançou, nesta segunda-feira (22), a Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2026, destinada ao financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre o Brasil e a Bélgica.  A iniciativa é realizada no âmbito do Memorando de […]

Em 22/06/2026

Startup oferece aluguel de abelhas para polinização de cafezais no estado do Rio de Janeiro

Voando de flor em flor, as abelhas são responsáveis pela polinização das diversas espécies vegetais e têm sido fundamentais ao longo da história para promover a variabilidade genética das plantas e a agricultura. Promovendo de forma inovadora essa tecnologia natural no estado do Rio de Janeiro, a startup Rent a Bee oferece um serviço inusitado: o aluguel de […]