| Em 09/10/2015

Governo do Amazonas prioriza investimentos em pós-graduação e formação de recursos humanos

Mesmo passando por uma forte crise econômica nacional, a formação de recursos humanos é prioritária, sendo um dos principais focos de trabalho para o Governo do Estado do Amazonas. Só este ano já foram concedidas 819 bolsas de estudos a amazonenses estudantes de pós-graduação da capital e do interior do Estado.

Observando o total de bolsas concedidas para a formação de profissionais nos níveis de mestrado e doutorado em 2015, houve um aumento de 12% no número de bolsas de mestrado e de 13% número de bolsas doutorado, quando comparado ao total de bolsas concedidas em 2014.

[cml_media_alt id='5887']bolsas crescimento[/cml_media_alt]

Os dados apresentados são referentes ao Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-MESTRADO), Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-DOUTORADO), Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-INTERIORIZAÇÃO), Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (POSGRAD), Programa de Bolsas de Pós-Graduação voltado ao Interior do Estado do Amazonas (PROINT) e Programa de Bolsas de Pós-Graduação em Instituições fora do Estado do Amazonas (PROPG).

O maior crescimento pode ser observado nos investimentos feitos para a formação de Recursos Humanos no interior do Estado. Em 2014 foram 41 bolsas de mestrado e 40 de doutorado, implementadas por meio do RH-Interiorização.

Já em 2015, somadas as bolsas concedidas pelo RH Interiorização e o novo programa PROINT serão, pelo menos, 69 bolsas de mestrado e 54 de doutorado.

[cml_media_alt id='5888']grafico_investimento-amazonas[/cml_media_alt]

Os dados apresentados demonstram um crescimento de 69% na concessão de bolsas de mestrado e de 35% de bolsas para o doutorado, evidenciando os esforços do Governo do Amazonas em promover e proporcionar uma formação de alto nível aos profissionais dos municípios do interior do Estado.

O investimento em bolsas de formação de recursos humanos em 2015 é equivalente ao total de recursos executados pela Fapeam em 2013, que foi de R$ 45.898.600,97, mostrando que a formação de pessoas é prioridade para o Governo do Estado do Amazonas.

Fonte: Wallace Abreu – Agência FAPEAM

Leia também

Em 05/05/2025

Pesquisa na área de hipertensão leva à formulação de tônico contra a calvície

Robson Augusto Souza dos Santos, pesquisador do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), é categórico quando começa a contar sua trajetória. “Dificilmente você se senta na bancada e fala: eu vou inventar um medicamento! Isso vem como consequência. Vem com o interesse por um processo, peptídeo […]

Em 02/05/2025

Com apoio da Fundect, campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está avaliando a sustentabilidade de diferentes culturas para recuperação de pastagens degradadas em Porto Murtinho (MS), município estratégico na Rota Bioceânica. A iniciativa é resultado da criação da primeira Unidade Experimental de Pesquisa da rota, com investimento de R$ 1,5 milhão da […]

Em 01/05/2025

Dispositivo inovador garante eficácia na odontologia a pacientes com deficiência ou comportamento difícil

A saúde bucal de pessoas com deficiência e/ou comportamento difícil apresenta muitos desafios, especialmente quando se trata da realização do atendimento odontológico e manutenção da saúde bucal, de forma adequada e segura. Com o objetivo de solucionar esse problema, a pesquisadora e cirurgiã-dentista Ana Cecília Moreira desenvolveu o Abreboca, dispositivo inovador destinado a abrir – […]

Em 30/04/2025

Investimentos em inovação e tecnologia no agro aéreo vai impactar em ganhos e menos acidentes fatais

Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado na sexta-feira (25), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte. O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, […]