| Em 29/08/2025

Governo de Sergipe apoia valorização e reconhecimento à produção científica com Prêmio João Ribeiro

Nesta edição, o prêmio chegou a 22 contemplados, entre pesquisadores, professores, jovens cientistas, profissionais da comunicação e empresas inovadoras. (Foto: Erick O’hara/Secom-SE)

A cerimônia do XIII Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica, realizada na manhã de segunda-feira, 25, foi marcada pela valorização e o reconhecimento à produção científica, tecnológica e inovadora de Sergipe. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o evento reuniu, além dos vencedores do prêmio, autoridades e instituições parceiras.

As premiações, que variaram de R$ 1.000 a R$ 5.500,00, totalizando um incentivo de R$ 91.300,00, já foram entregues aos 22 contemplados desta edição do prêmio, entre pesquisadores, professores, jovens cientistas, profissionais da comunicação e empresas inovadoras.

O diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, destacou a importância do prêmio para o incentivo e a valorização da pesquisa no estado. “O prêmio, além de dar visibilidade, fomenta a pesquisa e a produção em Sergipe, sendo importante não só para o meio acadêmico, mas também para o desenvolvimento econômico e social do estado. Estamos muito felizes com o sucesso desta edição”, frisou.

Sergipe para o mundo

Alex Garcez ressaltou, ainda, a qualidade dos projetos inscritos no João Ribeiro e ressaltou que os pesquisadores destaque e inovador do prêmio representarão Sergipe no prêmio promovido pelo Conselho Nacional das Fundaçoes Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). “A cada ano, nos surpreendemos mais com a alta qualidade dos projetos, isso prova que estamos no caminho certo. O Governo de Sergipe e a Sedetec acreditam na pesquisa, destinando recursos para a Fapitec, através do Funtec [Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico], para que possamos desenvolver a ciência, pesquisa, tecnologia e inovação dentro de Sergipe. E do prêmio João Ribeiro, teremos pesquisadores representando o estado no evento do CONFAP, levando o nome e o trabalho de Sergipe para o mundo”, destacou.

Para o chefe da Assessoria de Planejamento da Sedetec, Maurício Nascimento, que esteve na solenidade representando o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a inovação têm sido importantes para o crescimento de Sergipe. Ele frisa, também, a parceria entre a Sedetec e a Fapitec, que tem dado bons resultados. “Entendemos que a ciência e a tecnologia precisam continuar avançando. O governador Fábio Mitidieri e o secretário Valmor Barbosa vêm assegurando um volume de recurso para a Fapitec, através do Funtec, garantindo que a Fundação produza cada vez mais, junto com os professores, técnicos, pesquisadores e jovens cientistas, contribuindo para o desenvolvimento do estado”, afirmou. A Sedetec foi uma das instituições homenageadas no prêmio.

O senador Laércio Oliveira também participou da cerimônia e frisou a importância da Fapitec para Sergipe. “A Fapitec oferece condições para que jovens e adultos possam desenvolver seus talentos. A pesquisa é fundamental para o estado e sem a ciência não há crescimento. Fico muito feliz em ver tanta gente talentosa sendo reconhecida e ajudando Sergipe a crescer”, considerou.

Contemplados  

Na cerimônia, os premiados receberam um certificado e um troféu em reconhecimento ao projeto desenvolvido. A pesquisadora Dulce Marta Mascarenhas, por exemplo, que venceu na categoria pesquisador destaque, na modalidade Ciências da Vida, não escondeu a sua felicidade ao receber a honraria. “A premiação é um reconhecimento de todo o trabalho que a gente faz. Agradeço à Fapitec pelo fomento, pois sem isso não poderíamos contribuir com a ciência, pesquisa e educação, que são tão importantes para melhorar a vida das pessoas. Estou muito feliz”, declarou.

Já a jornalista Díjina Andrade Torres, que foi premiada na categoria Profissional de Comunicação, na modalidade internet, enalteceu o prêmio João Ribeiro. “O prêmio valoriza os profissionais que estão fazendo com que a inovação e a informação chegue a mais pessoas. Fiquei muito feliz com a premiação”, comentou.

Outro vencedor que também fez elogios à Fapitec foi o pesquisador Diego Lopes, premiado na categoria pesquisador destaque, na modalidade ciências exatas. “Quero parabenizar a Fapitec por organizar um prêmio tão importante. Para mim, é muito gratificante ser premiado e reconhecido por um trabalho feito com muita dedicação”, afirmou.

O prêmio

O edital do XIII Prêmio João Ribeiro (Edital 06/2025) foi dividido nas seguintes categorias: Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Professor Destaque, Jovem Cientista, Profissional de Comunicação e Empresa Inovadora. O prêmio destina-se a reconhecer indivíduos residentes em Sergipe, que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação.

Além de pesquisadores, foram também contemplados profissionais que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para aproximar a ciência, tecnologia e inovação da sociedade, e, também, empresas que conceberam projetos inovadores ou adotaram estratégias que resultaram em inovação de produto, processo, sustentabilidade ou gestão.

Fonte: FAPITEC (Por: Ascom Fapitec)

Leia também

Em 08/06/2026

CONFAP disponibiliza base de dados sobre os investimentos em ciência, tecnologia e inovação realizados pelas FAPs

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) disponibilizou publicamente, pela primeira vez, uma base consolidada com dados primários sobre o fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e a concessão de bolsas de pesquisa realizados pelas 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). O levantamento reúne informações referentes ao período […]

Em 08/06/2026

Com investimento do Governo de Goiás, UFG inaugura primeiro laboratório de biossegurança nível 3 do Estado

A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou, no dia 3 de junho, o primeiro Laboratório Multiusuário de Nível de Biossegurança 3 (NB3) do Estado de Goiás. A estrutura recebeu investimento de R$ 3,9 milhões do Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e representa um marco […]

Em 05/06/2026

Serrapilheira anuncia 14 pesquisadores que serão apoiados com R$ 8,2 milhões

O Instituto Serrapilheira anunciou, na quarta-feira (3), os 14 pesquisadores contemplados em dois editais que vão destinar R$ 8,2 milhões ao desenvolvimento de pesquisas científicas no Brasil. A 9ª chamada pública de apoio à ciência selecionou dez cientistas em início de carreira vinculados a instituições de ensino e pesquisa nas áreas de ciências naturais, matemática e ciência da computação. Outros quatro […]

Em 03/06/2026

Poluentes invisíveis na água ameaçam pesca, biodiversidade e saúde no Rio

Poluentes invisíveis presentes na água de rios, lagoas e áreas costeiras do estado do Rio de Janeiro estão no centro de uma pesquisa inédita que pode ajudar a proteger a biodiversidade aquática, a produção pesqueira e até a saúde humana. A iniciativa, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), […]

Em 03/06/2026

Governo do Maranhão está com inscrições abertas para programa Destaque Universitário e garante apoio financeiro a estudantes da rede pública

O Programa de Incentivo Acadêmico: Bolsa Mérito e Prêmio Estudante Destaque Universitário está com inscrições abertas, gerando oportunidade a estudantes que vão cursar o ensino superior. Ação do Governo do Maranhão, executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o programa assegura apoio financeiro a estudantes da […]