| Em 02/10/2024

Governo de Alagoas lança edital de mil bolsas de iniciação científica para estudantes da rede pública

Investimento no programa é de R$ 6 milhões e beneficia principalmente alunos da rede pública em situação de vulnerabilidade (Foto: Thiago Sampaio)

O Governo de Alagoas lançou na quinta-feira,19 de setembro, no Centro de Inovação, em Maceió, o novo edital do Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (Pibic) para estudantes do Ensino Médio. As bolsas fazem parte do Programa Mais Ciência, Mais Futuro do Governo de Alagoas, executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).

Serão investidos R$ 6 milhões no programa, engajando mil estudantes bolsistas em 100 projetos orientados por professores, durante 12 meses. O novo edital envolve quatro trilhas do conhecimento, e o governo de Alagoas vai financiar 10 bolsistas para cada projeto. Serão 700 bolsistas do primeiro e segundo anos das escolas de ensino médio da rede pública estadual e 300 do primeiro e segundo anos das unidades do Instituto Federal do Estado de Alagoas (IFAL). Os bolsistas são indicados pelas escolas de acordo com as regras do edital.

O secretário de Estado de Governo, Vítor Pereira, representou o governador Paulo Dantas no lançamento do Pibic Junior. Ele enfatizou que era mais uma ação do governo Paulo Dantas com foco no desenvolvimento científico do Estado. “O secretário Sílvio Bulhões tem feito um excelente trabalho à frente da pasta, entregando bons programas relacionados à ciência, tecnologia e educação que fazem com que nós tenhamos também bons resultados do IDEB. Como todos já sabem, nós tivemos o melhor resultado do IDEB dos últimos anos. Em 2023, nós fomos o segundo Estado que mais cresceu na educação em todo o Brasil. E isso muito se deve aos nossos programas de iniciação científica”, afirmou o secretário.

Para Pereira, o Pibic Júnior tem uma função primordial para integrar essas crianças e jovens que estão na escola, com os projetos de iniciação científica, colocando-os num ambiente de pesquisa e foco para o futuro.

“É mais um programa de integração com a educação, com a ciência e tecnologia, que conta com o investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, e isso faz com que a nossa educação e a ciência e tecnologia avancem ainda mais no estado de Alagoas. O projeto é para todos os municípios, mas aqui em Maceió tem uma particularidade, pois está direcionado nos alunos de bairros mais vulnerabilidade social, que foi um pedido expresso do governador Paulo Dantas a todos os secretários que focassem suas ações para esse público”, observou Pereira.

“A determinação do governador Paulo era desenhar um projeto para que os jovens com vulnerabilidade social tenham acesso a essas bolsas de iniciação científica. O secretário do Gabinete Civil desenhou o programa junto com o professor Fábio Guedes, que é o presidente da Fapeal, apresentou ao governador, que o aprovou e agora nós estamos aqui lançando esse programa”, acentuou.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, disse que o Estado de Alagoas é dos que proporcionalmente investe em programas de iniciação científica no Brasil. “É mais um momento que consolida a posição do governo de Alagoas de tratar ciência e tecnologia como prioridade. Nessa gestão, o governador Paulo Dantas tem ampliado os investimentos na área, tem intensificado as ações e gerado muitas oportunidades para o segmento como um todo”, afirmou o secretário.

Para Bulhões, essa ação do governo se reveste ainda mais de importância por beneficiar alunos da rede pública. “A gente está tratando e gerando oportunidade de eles terem conhecimento, acessarem o meio científico de pesquisa, tornando-os ainda mais curiosos, interessados em seguir a carreira nas universidades, nos programas de pós-graduação”, destacou.

O secretário lembrou que em abril do ano passado, o governador Paulo Dantas lançou pacote de investimentos no âmbito do programa Mais Ciência, Mais Futuro, e dentre as iniciativas naquele momento, estava o programa de Iniciação Científica, com mil bolsas.

O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, destacou a importância do evento. “Estamos dando continuidade ao programa que foi lançado ano passado e fechando o ciclo de 12 meses, renovando mais 12 meses. Nesse caso, mil bolsas do ciclo primeiro, mais mil bolsas desse segundo ciclo, são duas mil bolsas”, explicou.

“Vamos também premiar estudantes da nossa pós-graduação – mestrado e doutorado – que conseguiram produzir artigos científicos e aprovar esses artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. A premiação é em torno de R$ 2.000 a R$ 2.750 por artigo produzido, e no caso do programa de Iniciação Científica, cada aluno da educação básica vai receber uma bolsa de R$ 300 durante 12 meses, e o professor orientador, uma bolsa de R$ 1.500 durante também uns 12 meses. O investimento somente na educação básica até o ano que vem, é de R$ 6 milhões”, informou o presidente da Fapeal.

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior é uma iniciativa do Governo de Alagoas para despertar vocações para ciência, inovação, empreendedorismo e Economia Criativa entre os alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e do Ifal. Participaram do lançamento professores orientadores e alunos bolsistas, mestrandos e doutorandos, além dos coordenadores dos programas de pós-graduação dos trabalhos que receberam esses prêmios.

As alunas do Colégio Moreira e Silva, Nicole Alves e Ingrid Lopes, disseram que a expectativa era muito grande em participar do programa de iniciação cientifica. “Acho uma baita oportunidade para a gente como estudante, porque não é um projeto antigo. São coisas tecnológicas atualizadas que serão muito benéficas para a gente no futuro”, disse Nicole, que faz o segundo ano do Ensino Médio, e também se inscreveu no Futuros Cientistas, programa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Assim como a minha amiga Nicole, eu também estou com expectativas muito altas, pois é uma oportunidade muito grande para nós, que somos de escola pública, que muitas vezes não temos dinheiro nem condições de nos inscrever em projetos grandes. Então essa iniciativa dos Pibics é muito importante porque a gente adquire novos conhecimentos e é uma oportunidade também de a gente pensar em se formar em coisas que a gente nunca pensou”, completou Ingrid.

(Foto: Thiago Sampaio)

Aporte de recursos

O lançamento do novo edital do Pibic Jr nesta quinta-feira eleva o aporte do Programa Mais Ciência, Mais Futuro a aproximadamente R$ 61,5 milhões, em 17 meses de execução. Os próximos lançamentos previstos são editais de empreendedorismo, e mais R$ 1,8 milhão em recursos do Governo Estadual está previsto como contrapartida ao programa Tecnova, em outubro.

O Programa Mais Ciência, Mais Futuro foi lançado em abril de 2023 pelo governador Paulo Dantas, consistindo em um investimento de R$ 200 milhões até 2026, na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, através de ações da Secti e da Fapeal, voltadas à ciência e inovação.

O aporte inicial de R$ 32,7 milhões garantiu bolsas do Ensino Médio ao Pós-Doutorado, eventos científicos, auxílio à pesquisa, infraestrutura e equipamentos para laboratórios, incentivo ao empreendedorismo e empresas inovadoras e incentivo aos programas de pós-graduação (mestrados e doutorados).

Já em 2024, destacam-se os R$ 19 milhões investidos em seis editais, entre janeiro e maio, garantindo, dentre outras entregas: 180 novas bolsas de mestrado e doutorado; bolsas de inovação para os estudantes do Sesi/Senai nas escolas do Benedito Bentes e da Cambona; organização de 36 eventos científicos em Alagoas, em 2024; participação de 48 pesquisadores locais em eventos acadêmicos nacionais e internacionais; beneficiamento de 16 laboratórios de pesquisa nas universidades com novos equipamentos ou atualização dos já existentes e a premiação de 85 pesquisadores com excelência acadêmica.

Além disso, R$ 2,5 milhões ao ano são destinados para investimento e manutenção do Centro de Inovação de Jaraguá; R$ 1,8 milhão para o programa OxeTech Work, que profissionaliza jovens gratuitamente para o mercado da tecnologia; e R$ 600 mil no Mentoring Team, um time multiprofissional focado na evolução das empresas inovadoras selecionadas pelos editais Secti/Fapeal.

Prêmio Excelência

Durante o evento de lançamento do edital do Pibic, o governo de Alagoas prestou um reconhecimento simbólico aos pesquisadores selecionados pelo Edital de Excelência Acadêmica, que concedeu prêmios a 85 pesquisadores de mestrado e doutorado que tiveram resultados publicados em revistas científicas do mais alto nível.

Fonte: FAPEAL (Por: Fábia Assumpção, com adaptações)

Leia também

Em 23/06/2026

CONFAP, MCTI e CNPq assinam documento para estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram, nesta segunda-feira (22), o Termo de Execução Descentralizada (TED) do plano de trabalho que viabiliza a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. […]

Em 22/06/2026

Lançada a Chamada CONFAP & WBI 2026 para apoio a projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Bélgica

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), lançou, nesta segunda-feira (22), a Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2026, destinada ao financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre o Brasil e a Bélgica.  A iniciativa é realizada no âmbito do Memorando de […]

Em 22/06/2026

Startup oferece aluguel de abelhas para polinização de cafezais no estado do Rio de Janeiro

Voando de flor em flor, as abelhas são responsáveis pela polinização das diversas espécies vegetais e têm sido fundamentais ao longo da história para promover a variabilidade genética das plantas e a agricultura. Promovendo de forma inovadora essa tecnologia natural no estado do Rio de Janeiro, a startup Rent a Bee oferece um serviço inusitado: o aluguel de […]

Em 22/06/2026

Novo edital do Compete Minas oferece R$ 50 milhões para impulsionar a inovação tecnológica no setor produtivo

O programa Compete Minas vai ganhar uma nova edição. Lançado a quarta-feira (10/6), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em Belo Horizonte, o edital vai conceder R$ 50 milhões em recursos para financiar projetos de inovação tecnológica que aumentem a competitividade do setor produtivo mineiro. A iniciativa do Governo de Minas é coordenada […]

Em 19/06/2026

Paraná ganha cooperativa inédita para transformar ciência em negócios inovadores

O Paraná terá a primeira cooperativa científica do Brasil reunindo empresários e cientistas com o objetivo de transformar pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para a população. A Cooperativa de Ciência, Tecnologia e Negócios Inovadores (CTNI Coop) foi lançada na terça-feira (9), no Palácio Iguaçu, com o objetivo de transformar conhecimento científico em novos negócios. […]