| Em 05/04/2023

Governo de Alagoas anuncia investimentos de R$ 200 milhões em ciência, tecnologia e inovação

Entrega dos Termos de Outorga aos bolsistas e pesquisadores do programa de Jovens Doutores no Brasil, desenvolvido por meio de convênio entre o CNPq e a FAPEAL em Alagoas. (Foto: Edvan Ferreira)

“Esse é um momento histórico e vamos continuar investindo ainda mais na área de ciência, tecnologia e inovação, que considero essencial para o desenvolvimento econômico e social do Estado”. A afirmativa foi do Governador de Alagoas Paulo Dantas durante a entrega dos Termos de Outorga aos bolsistas e pesquisadores do programa de Jovens Doutores no Brasil, desenvolvido por meio de convênio entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

“Estaremos investindo entre R$ 4 e R$ 5 milhões mensais, ou seja, em torno de R$ 200 milhões em quatro anos de governo nessa área. Teremos que investir mais ainda nessa área que realmente aponta para o futuro com o crescimento social econômico sólido”, assegurou Paulo Dantas.

Para o programa Jovens Doutores, estão destinados R$ 3,5 milhões em bolsas para incentivo à permanência de jovens doutores em Alagoas, por dois anos, sendo R$ 2,5 milhões do CNPq e R$ 1 milhão da Fapeal, para auxílios à pesquisa ao orientador. Paulo Dantas acrescentou que na próxima semana, o governo de Alagoas estará lançando o maior conjunto de investimentos em ciência e pesquisa em Alagoas, com bolsas de iniciação científica para o ensino médio, mestrado e doutorado.

Segundo Dantas, hoje o estado de Alagoas oferta 700 bolsas entre pós-graduação, mestrado e doutorado e aplicou um reajuste nas bolsas de 15%, em 2023, e de 25% em 2022. “Isso significa que nos últimos dois anos aplicamos um reajuste de 40% nas bolsas”, salientou o governador. “Proporcionalmente o governo federal investia mais do que o Estado de Alagoas, hoje acontece exatamente o contrário: o estado de Alagoas investe em torno de 65% e o governo federal, 35%, mas tenho certeza que agora com o novo governo, com nova plataforma, com o novo presidente, que acredita que a educação, inovação, pesquisa  e tecnologia, isso fará toda diferença”, acentuou Paulo Dantas.

Os termos de fomentos foram assinados pelo governador Paulo Dantas; pelo diretor da Fapeal, Fábio Guedes, e pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, com o testemunho dos reitores da UFAL, Josealdo Tonholo, e da Uncisal, Henrique Costa.  Também assinaram simbolicamente os termos bolsistas orientadores das quatro áreas de pesquisa que contemplam o programa.

Jovens Doutores do Brasil

O programa de Jovens Doutores do Brasil envolve  20 projetos de  40 pesquisadores (orientadores e jovens doutores), nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde (7), Ciências Exatas e da Terra (7), Ciências Agrárias (2), Ciências Sociais Aplicadas (2) e Ciências Humanas (2). As instituições atendidas são: UFAL (19) e Uncisal (1). Os jovens doutores são oriundos de diversas instituições de ensino superior do Brasil e do exterior.

Para o diretor da Fapeal, Fábio Guedes, o governador está cumprindo tudo o que prometeu em campanha, dentro do seu programa para os primeiros 100 dias de gestão, para as atividades de fomento à ciência e tecnologia e inovação. Ele salientou que nos últimos quatro anos o Brasil testemunhou a fuga de cérebros em razão das condições impostas pela falta de financiamento à ciência no Brasil, especialmente no momento mais difícil da pandemia.

“Esse programa é extremamente importante para nossas universidades e para nosso desenvolvimento socioeconômico, porque  esses jovens vão robustecer o sistema de pós-graduação do estado, contribuir para melhorar os indicadores das instituições de ensino superior de Alagoas, e também com seus estudos contribuirão para as  políticas públicas governamentais, atendendo a pauta do desenvolvimento social econômico do Estado”, ressaltou Fábio Guedes.

Diretor presidente da Fapeal, Fábio Guedes. (Foto: Edvan Ferreira)

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, disse que Alagoas avança cada dia mais nessa área, e na próxima semana, o Estado de Alagoas dará um passo muito mais  forte na direção de avançar mais ainda em ciência tecnologia, com o lançamento do programa Mais Ciências, Mais Futuro, conduzido pela Secti e Fapeal. “Será o maior pacote de investimento em ciência e pós-graduação, ensino superior e  também iniciação científica, reforçando essa posição do Estado de Alagoas, de um dos que mais investem em ciência e tecnologia no país”, afirmou Sílvio Bulhões.

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, enfatizou que o governo de Alagoas tem apoiado de forma irrestrita os quase 50 cursos de pós-graduação ofertados pela UFAL.  “Aqui estamos ratificando a ação perene que o estado de Alagoas tem feito no ponto de vista de ciência e tecnologia. Mais do que isso, estamos falando de um estado soberano, que com o conhecimento melhora suas contas por meio das parcerias que temos com a Secretaria da Fazenda, e com profissionais mais qualificados, podemos oferecer melhores condições de vida e saúde. O Estado está fazendo sua parte e as universidades também, para fazer essa revolução silenciosa, que  dentro em breve começará a ser percebida”,  destacou Tonholo.

O reitor da Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas, Henrique Costa, também enfatizou a importância do programa de Jovens Doutores para o crescimento da pós-graduação no estado de Alagoas, que já mostra resultado em algumas áreas da universidade, com o recém-criado curso de fonoaudiologia da Uncisal. “A chegada desses jovens doutores vem ajudar na pesquisa em Alagoas e já está repercutindo, a exemplo do nosso curso de fonoaudiologia, recém-implantado, que se iniciou com muita força e com visibilidade muito grande, com desdobramentos de novos programas vinculados a ele”.

 

Fonte: FAPEAL (Por: Fábia Assumpção / Agência Alagoas)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

 

Leia também

Em 23/06/2026

CONFAP, MCTI e CNPq assinam documento para estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram, nesta segunda-feira (22), o Termo de Execução Descentralizada (TED) do plano de trabalho que viabiliza a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. […]

Em 22/06/2026

Lançada a Chamada CONFAP & WBI 2026 para apoio a projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Bélgica

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), lançou, nesta segunda-feira (22), a Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2026, destinada ao financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre o Brasil e a Bélgica.  A iniciativa é realizada no âmbito do Memorando de […]

Em 22/06/2026

Startup oferece aluguel de abelhas para polinização de cafezais no estado do Rio de Janeiro

Voando de flor em flor, as abelhas são responsáveis pela polinização das diversas espécies vegetais e têm sido fundamentais ao longo da história para promover a variabilidade genética das plantas e a agricultura. Promovendo de forma inovadora essa tecnologia natural no estado do Rio de Janeiro, a startup Rent a Bee oferece um serviço inusitado: o aluguel de […]

Em 22/06/2026

Novo edital do Compete Minas oferece R$ 50 milhões para impulsionar a inovação tecnológica no setor produtivo

O programa Compete Minas vai ganhar uma nova edição. Lançado a quarta-feira (10/6), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em Belo Horizonte, o edital vai conceder R$ 50 milhões em recursos para financiar projetos de inovação tecnológica que aumentem a competitividade do setor produtivo mineiro. A iniciativa do Governo de Minas é coordenada […]

Em 19/06/2026

Paraná ganha cooperativa inédita para transformar ciência em negócios inovadores

O Paraná terá a primeira cooperativa científica do Brasil reunindo empresários e cientistas com o objetivo de transformar pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para a população. A Cooperativa de Ciência, Tecnologia e Negócios Inovadores (CTNI Coop) foi lançada na terça-feira (9), no Palácio Iguaçu, com o objetivo de transformar conhecimento científico em novos negócios. […]