| Em 28/02/2024

Governadora em exercício de Santa Catarina anuncia R$ 5 milhões em editais da Fapesc liderados por mulheres

Governadora em exercício de Santa Catarina, Marilisa Boehm, abriu seminário da Fapesc (Foto: Richard Casas/GVG)

A governadora em exercício do estado de Santa Catarina, Marilisa Boehm, anunciou na quarta-feira, 21, investimentos do Governo do Estado em projetos catarinenses de pesquisa, tecnologia e inovação liderados por mulheres. Até R$ 5 milhões serão repassados, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), para os editais Mulheres+Tec 3 e Mulheres+Pesquisa 1. As duas chamadas públicas serão lançadas em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Os detalhes foram apresentados durante o Seminário Final do Programa Mulheres+Tec 1.

O evento, realizado no auditório do Sebrae-SC, em Florianópolis, apresentou iniciativas em diversas áreas como nanotecnologia, sustentabilidade, saúde, agronegócio, entre outros. Na plateia, participantes do Mulheres+Tec 2, que ainda está em andamento, puderam acompanhar os cases de sucesso.

Ex-delegada regional de Polícia Civil, a governadora em exercício, Marilisa Boehm, narrou a própria história de batalhas e conquistas para contextualizar a importância do empreendedorismo feminino. “Eu tive que me impor, ser severa. Trabalhava dia e noite, assim como eu sei que cada uma de vocês luta, diariamente, exaustivamente. Nós mulheres somos empreendedoras por natureza. Empreendemos em casa, no trabalho; a gente compra, vende, negocia. A única coisa que nós precisamos é o despertar do empreendedorismo. E isso eu devo agradecer muito à Fapesc, que está abrindo espaço para as mulheres na ciência, tecnologia e inovação”, disse a governadora em exercício.

Presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto (Foto: Richard Casas/GVG)

Ao dar as boas-vindas às empreendedoras, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, parabenizou as beneficiadas pelos resultados alcançados. “O governador Jorginho Mello sempre lembra que o nosso estado é o único da federação que tem nome de mulher, e isso é muito emblemático. Serve como uma inspiração para continuamos a fomentar projetos liderados por mulheres. Que as boas experiências de quem participou da primeira edição se reflitam nas próximas iniciativas”, afirmou o presidente da Fapesc.

Antes de apresentar um balanço das ações desenvolvidas no Mulheres+Tec 1 e antecipar detalhes sobre o Mulheres+Tec 3 e o Mulheres+Pesquisa 1, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da Fapesc, Valeska Tratsk, enalteceu que os resultados da primeira edição do programa já se refletem na economia catarinense. “Todas as participantes já prestaram conta dos recursos que receberam. Esses recursos se transformaram em produtos, serviços, processos, registros de marcas, enfim, retornaram ao estado em impostos e, inclusive, gerando novos postos de trabalho. O seminário final traz transparência para mostrarmos ao cidadão onde o nosso dinheiro está sendo investido e quais resultados são alcançados”, disse Valeska.

Diretora de CTI da FapescFapesc, Valeska Tratsk. (Foto: Richard Casas/GVG)

Um dos 25 projetos apresentados no seminário busca soluções para reduzir o alto índice de rotatividade em empresas brasileiras. Liderada pela psicóloga e empreendedora Joice Ruwer Valar, a Flégui Desenvolvimento Pessoal já tem resultados positivos para mostrar. Um dos projetos realizados pela startup reduziu em mais de 30% a rotatividade de funcionários em uma empresa catarinense, o que representou redução de custos. “O edital foi um divisor de águas. O recurso chegou no momento em que estávamos com várias ideias, mas pouco recurso para executar. Iniciamos um novo momento, de olhar para o produto, para os processos e recomeçar a escrever a nossa história. Ter a confiança da Fapesc só reforçou o nosso chamado para seguir”, afirmou a empreendedora.

Números mostram sucesso do Mulheres+Tec na captação de empreendedoras

A trajetória do Mulheres+Tec confirma que o programa alcançou o objetivo principal: ampliar o número de projetos liderados por mulheres em Santa Catarina. Conforme a gerente de Tecnologia e Inovação da Fapesc, Sônia Bernardini, uma pesquisa realizada em 2020 e 2021 mostrou que apenas 25% dos projetos que buscavam receber fomento público na Fapesc tinham coordenação feminina.

Na primeira edição, 70 propostas foram submetidas à Fapesc e 25 foram selecionadas, recebendo até R$ 60 mil para fomentar o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos, totalizando quase R$ 1,5 milhão em investimentos. Na segunda edição, o número de submissões quase dobrou, saltando para 120. Vinte projetos foram selecionados, recebendo até R$ 90 mil cada, num total de até R$ 1,8 milhão.

Para a terceira edição do Mulheres+Tec, o Governo do Estado vai destinar até R$ 120 mil por projeto, totalizando até R$ 2,4 milhões. Além disso, será lançado o Mulheres+Pesquisa, para propostas inovadoras de ciência e tecnologia. Cada projeto poderá receber até R$ 130 mil, com um total de até R$ 2,6 milhões.

A continuidade do Mulheres+Tec e o início do Mulheres+Pesquisa é uma ação que vai ao encontro de uma iniciativa da governadora em exercício, anunciada na segunda-feira, 19. Marilisa vai coordenar um grupo – de secretárias de Estado, adjuntas e outras líderes que integram a administração estadual – para unificar todas as ações em prol das mulheres que já existem e as que vierem a ser criadas. “O governador Jorginho Mello e eu defendemos que a atenção às mulheres precisa ser colocada em prática permanentemente e de modo cada vez mais eficiente. Por isso, vamos trabalhar com todos os setores de modo coordenado”, comentou Marilisa.

 

Fonte: FAPESC (Por: Ascom Fapesc)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

Facebook Instagram Linkedin Plataforma X YouTube

Leia também

Em 24/06/2026

Lançada a 1ª chamada da Parceria de Matérias-Primas para a Transição Verde e Digital (RAMP)

A Parceria de Matérias-Primas para a Transição Verde e Digital (RAMP) lançou, nesta terça-feira (23/06), sua primeira chamada transnacional no âmbito do programa-quadro de pesquisa e inovação da União Europeia, Horizon Europe. A chamada tem como objetivo financiar consórcios transnacionais de pesquisa e inovação em toda a cadeia de valor das matérias-primas. As propostas deverão […]

Em 23/06/2026

CONFAP, MCTI e CNPq assinam documento para estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram, nesta segunda-feira (22), o Termo de Execução Descentralizada (TED) do plano de trabalho que viabiliza a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. […]

Em 22/06/2026

Lançada a Chamada CONFAP & WBI 2026 para apoio a projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Bélgica

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), lançou, nesta segunda-feira (22), a Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2026, destinada ao financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre o Brasil e a Bélgica.  A iniciativa é realizada no âmbito do Memorando de […]

Em 22/06/2026

Startup oferece aluguel de abelhas para polinização de cafezais no estado do Rio de Janeiro

Voando de flor em flor, as abelhas são responsáveis pela polinização das diversas espécies vegetais e têm sido fundamentais ao longo da história para promover a variabilidade genética das plantas e a agricultura. Promovendo de forma inovadora essa tecnologia natural no estado do Rio de Janeiro, a startup Rent a Bee oferece um serviço inusitado: o aluguel de […]