| Em 14/06/2016

França assina protocolo de intenções com o Pará em prol do desenvolvimento da Amazônia

Belém do Pará recebe nesta semana o ciclo de eventos e seminários franco-paraense com o tema “Cooperação, pesquisa científica e as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”. A programação teve início nesta segunda-feira, 13, e contou com a presença do governador Simão Jatene, do Embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e do presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, Eduardo Costa, que na ocasião esteve representando o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A programação, promovida pela Embaixada da França no Brasil, segue até sexta-feira, 17, com o objetivo de estreitar laços e ampliar as perspectivas de cooperação para o desenvolvimento da região amazônica. Os eventos envolvem diversos pesquisadores da área ambiental e de pesquisa científica, que farão discussões acerca do incentivo à cooperação entre França e Pará.

[cml_media_alt id='9331']Belém recebe nesta semana o ciclo de eventos e seminários franco-paraense com o tema “Cooperação, pesquisa científica e as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”. A programação, que é gratuita e ocorre de segunda (13) a sexta-feira (17), foi lançada nesta segunda, no Palácio do Governo (foto), com a presença do governador Simão Jatene, do Embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, e do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. A programação é promovida pela Embaixada da França no Brasil com o objetivo de estreitar laços e ampliar as perspectivas de cooperação para o desenvolvimento da região amazônica. Os eventos envolvem diversos pesquisadores da área ambiental e de pesquisa científica, que farão discussões acerca do incentivo à cooperação entre França e Pará, segundo o embaixador Laurent Bili, que veio a Belém para acompanhar as atividades. FOTO:ANTÔNIO SILVA / AG. PARÁ DATA:13.06.2016 BELÉM - PARÁ[/cml_media_alt]

Belém recebe nesta semana o ciclo de eventos e seminários franco-paraense com o tema “Cooperação, pesquisa científica e as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”. FOTO:ANTÔNIO SILVA / AG. PARÁ

 “Temos muitos desafios, e eu gostaria que trabalhássemos de forma integrada para a manutenção do meio ambiente. Não com objetivos antagônicos, mas conciliando expectativas e conhecimentos em benefício de um bem comum a todos, e é por isso que estamos promovendo essa série de conversas aqui Amazônia, para que possamos debater e contribuir para a cooperação entre França e o Pará”, disse o embaixador Laurent Bili.

Simão Jatene chamou a atenção para a necessidade de ir além da criação de mecanismos de comando e controle para proteger as riquezas naturais da Amazônia. Para ele, é fundamental desenvolver uma consciência ampliada sobre o tema. “Não há dúvidas de que os mecanismos de comando e controle foram fundamentais para diminuir o desmatamento na Amazônia, mas não tem chance de mantermos saldos positivos de forma permanente sem criar um novo padrão de relacionamento homem/ natureza que garanta a sobrevivência das relações conquistadas”, avaliou Jatene, que defende não apenas novas formas de produção, mas novas práticas de consumo.

“É possível assumirmos a meta do desmatamento líquido zero, como também é possível criar uma economia verde, mas para isso não basta produzir as ‘quinquilharias’ que produzimos consumindo menos recursos naturais. Precisamos ser capazes de não inventar demandas desnecessárias para a sobrevivência humana, demandas que são uma imposição de consumo e não de vida”, defendeu o governador.

O prefeito Zenaldo Coutinho destacou a parceria entre governo do Estado, prefeitura e França. “Belém está vivendo um momento de integração. Além de a França vir com a sua experiência, ciência e também seus projetos de desenvolvimento econômico, ela se junta com a academia paraense para discutir interesses e propor alternativas de desenvolvimento para a região amazônica. É uma grande energia favorável para que a pesquisa, ciência e conhecimento estejam a serviço do desenvolvimento humano”, frisou o prefeito.

Futuros convênios – Abrindo o ciclo de eventos e seminários franco-paraense, a Embaixada da França assinou um protocolo de intenções com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). O documento dá início a uma parceria que visa desenvolver projetos de pesquisa na Amazônia. Além do protocolo de intenções, ainda foi firmada parceria entre as fundações de amparo à pesquisa do Amazonas, Amapá, Maranhão e Pará junto ao Programa de Cooperação Científica e Tecnológica, o Guyamazon, do Institut de Rechercher pour le Développement (IRD). Este programa visa fortalecer a pesquisa e inovação em temáticas científicas que envolvam os desafios do desenvolvimento sustentável nos territórios amazônicos.

[cml_media_alt id='9332']Parceria França-Pará - Fotos Paulo Favacho (2)[/cml_media_alt]

Paulo Favacho – Ag Pará

Segundo o conselheiro da Embaixada da França, Philippe Martineau, o objetivo é estabelecer um trabalho conjunto entre o Pará, a região Norte e a França, para descentralizar as pesquisas feitas no Brasil em parceria com o governo francês. “A entrada da Fapespa oficializa essa nova abertura de caminhos de pesquisa. A partir de agora, temas que influenciem socialmente a população paraense serão desenvolvidos em pesquisas como biodiversidade, desenvolvimento sustentável, agricultura familiar e energia, entre outros”, disse Martineau.

Segundo o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, a parceria com a França dá continuidade a um processo de internacionalização da fundação. “Ano passado fechamos parceria com o Fundo Newton, que é uma iniciativa do governo britânico, e agora, com o governo francês, que objetiva captar recursos internacionais para desenvolver projetos na Amazônia. Sem dúvida, esta ação vai facilitar o intercâmbio de informações e a ida de pesquisadores para a França vai fortalecer uma rede internacional de pesquisa sobre Amazônia”, ressaltou Eduardo Costa.

O Ciclo de Eventos e Seminários Franco-Paraense integra a programação de comemoração dos 400 anos de Belém. Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica, Alex Fiúza de Melo, o evento aproveita as comemorações para reunir as instituições de pesquisa e rediscutir as perspectivas relacionadas ao tema. “O evento vem debater as perspectivas de ciência, tecnologia e inovação para os próximos anos no estado e discutir as temáticas a serem abordadas”, disse o secretário.

Para o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, a parceria franco-paraense vem alavancar as pesquisas e a produção dos grupos de pesquisa. “A França sempre foi parceira, na área educacional, tecnológica e da saúde, e esse momento vem ampliar esse leque de colaborações, momento no qual estamos em pleno crescimento de mestres e doutores no estado, o que vem alavancar as nossas pesquisas e a produção dos grupos de pesquisa a fim de cada vez mais implantar cursos de pós-graduação e formar profissionais qualificados na nossa região”, declarou.

A abertura do Ciclo de Eventos e Seminários Franco-paraense também teve a presença de representantes de diversas instituições, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O evento também tem a parceria do Centro de Pesquisa Francês Cirad, Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e Institut de Recherche pour le Développement (IRD), e o apoio da Aliança Francesa de Belém.

Texto: Dani Filgueiras e Lissa de Alexandria  – Ascom Fapespa

 

Leia também

Em 26/06/2026

Iniciativa Amazônia+10 lança chamada de R$ 107 milhões para fortalecer sociobioeconomia da Amazônia

A Iniciativa Amazônia+10, em uma parceria estratégica entre o Fundo Amazônia e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), anuncia o lançamento da primeira chamada do Programa Desafios da Amazônia. Com um investimento total de R$ 107,1 milhões, a chamada financiará projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, voltados à criação de […]

Em 26/06/2026

Bioinseticida amapaense à base de pimenta alcança 100% de eficácia no combate às formigas-de-fogo em pesquisa do Programa Doutor Empreendedor

Uma observação do cotidiano foi o ponto de partida para uma pesquisa que hoje se destaca como exemplo de inovação apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP). Coordenado pela pesquisadora Dra. Darley Calderaro Leal Matos, do Instituto Federal do Amapá (IFAP) – Campus Laranjal do Jari, o projeto resultou no […]

Em 26/06/2026

Projeto goiano produz combustível derivado de resíduos e aponta novo caminho para a sustentabilidade

Um projeto inovador desenvolvido por uma empresa genuinamente goiana está mostrando que o que antes era considerado lixo pode se tornar parte da solução para desafios ambientais, econômicos e sociais. Selecionada pelo edital 12/2024 do Programa Tecnova III, a iniciativa propõe transformar rejeitos sem valor econômico em combustível alternativo para a indústria cimenteira, o que […]

Em 26/06/2026

Programa de Estímulo a Vocações Científicas tem nova chamada

A FAPESP anuncia a participação em uma nova chamada de propostas do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A chamada está aberta a membros titulares e afiliados da ABC, que podem manifestar interesse em receber e supervisionar discente de graduação de outro estado para realização […]

Em 25/06/2026

DAAD lança chamada de 2026 do programa de auxílio para doutorandos brasileiros com bolsa nacional

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu as inscrições para a edição de 2026 do programa de auxílio destinado a doutorandos brasileiros que já possuam bolsa de estudos concedida no país. A iniciativa oferece financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação […]

Em 26/06/2026

Fapeam representa fundações estaduais no lançamento do Observatório Nísia Floresta da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou na quinta-feira (25/6), o Observatório Nísia Floresta, em evento na sede da instituição, em Brasília. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e as FAPs, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa […]