| Em 10/04/2015

FAPITEC contribui para o avanço da pós-graduação em Sergipe

A pós-graduação em Sergipe vem crescendo a cada ano com a contribuição da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), através dos programas para fortalecimento e consolidação dos cursos de pós-graduação no Estado. A Fundação tem investido, através do Governo do Estado, na formação científica desde a educação básica ao doutorado. Na linha estratégica de Formação de Recursos Humanos, a Fundação firmou três acordos de Cooperação Técnica com agências nacionais de pesquisa.

No período de 2013 a 2014, foram ofertadas 508 bolsas de mestrado e doutorado. A estudante de mestrado da Universidade Tiradentes (Unit), Clara Regina Pereira, destaca que o investimento em bolsas de mestrado e doutorado é importante para  que os estudantes possam se dedicar exclusivamente às pesquisas.

“A bolsa fornecida pela Fapitec/SE foi mais um incentivo para continuar o meu curso de mestrado. Eu era bancária, e saí do emprego para estudar. No banco, eu já havia chegado à gerência, e tinha um salário razoável, mas a questão é que eu não me sentia realizada com a rotina e com o trabalho em si. Com a possibilidade de fazer mestrado, eu vi uma oportunidade de crescimento intelectual, e a bolsa oferecida pela Fapitec me motivou ainda mais, pois com ela eu passei a suprir os gastos com transporte e materiais de estudo”.

Pós-graduação

O presidente da Fapitec/SE, José Ricardo Santana, destaca a importância das bolsas ofertadas pela Fundação para a formação de recursos humanos. “Toda essa base de formação científica seja da educação básica ou na graduação são ações que precisam ser permanentes. Desde 2008, a Fundação tem buscado trabalhar com a formação de recursos humanos. O programa de bolsas dá estabilidade aos cursos e possibilita a atração de bons alunos”.

José Ricardo explica que a Fundação também tem investido em programas para fortalecimento da pós-graduação no Estado “A ideia é consolidar no estado programas de pós-graduação para que esses programas desenvolvam em suas linhas de pesquisa temas que estão na fronteira do conhecimento e temas de interesse do Estado, sejam políticas públicas ou programas de melhoria tecnológica e de inovação dos processos”.

Ainda segundo o presidente da Fapitec/SE, já houve um grande avanço da pós-graduação no Estado. “As bolsas de mestrado e doutorado são ofertadas com recursos do Governo do Estado, mas além desse papel, reconhecemos o grande avanço da pós-graduação de 2007 até hoje. Havia menos de 10 cursos de pós-graduação quando iniciamos e observamos um crescimento considerável. Hoje já estamos com mais de 60 cursos de pós-graduação, incluindo formação de mestrado e doutorado”.

A diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, professora Ester Fraga Vilas-Bôas, lembra que a pós-graduação strictus sensona Unit é recém-nascida. Segundo Ester Fraga Vilas-Bôas, com os programas implantados pela Fundação houve um avanço de 70% da pós-graduação na Unit.

“O primeiro curso que aprovamos foi em 2005 e chegamos a 2014 com cinco programas de pós-graduação: Engenharia de Processos, Saúde e Ambiente, Saúde e Educação, Biotecnologia Industrial e Direitos Humanos. Desses, nós aprovamos em 2013 o curso de Direitos Humanos, aumentamos a nota de três programas para o conceito quatro e ao mesmo tempo aprovamos os cursos de doutorado nesses três cursos. É um avanço de 70%, pois saímos de 2010 com três cursos e hoje temos 10 cursos”, afirma.

O pró-reitor de Pesquisa e Extensão da UFS, Marcos Eugênio, afirma que o sistema de pós-graduação da UFS cresceu muito. De 2004 para 2014 houve um crescimento de 9 cursos para 54 cursos. Marcos Eugênio aponta que o Programa de Estímulo ao Aumento da Efetividade dos Programas de Pós- Graduação em Sergipe (Proef) e o Programa de Estímulo à Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Sergipe (Promob), ofertados pela Fapitec/SE, em parceria com a CAPES, contribuíram para esse crescimento no Estado.

“O Promob e Proef são editais muito importantes, pois permitem uma complementação de recursos financeiros para os programas. Ambos os editais permitem enviar professores e alunos para congressos. O Promob é um programa de muito impacto, pois permite que programas em fase de crescimento consigam manter cooperações com programas já consolidados”, pontuou Marcos Eugênio.

Desafios

O presidente da Fapitec/SE, José Ricardo de Santana, afirma que o grande desafio hoje da Fundação é manter os programas de consolidação da pós-graduação e avançar com os acordos de cooperação internacional. “Nosso grande desafio é manter esses programas e avançar no sentido de internacionalização da ciência. Estamos acompanhando algumas fundações e buscando formar convênios. Temos feito isso e esperamos ter boas notícias em breve”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fapitec/SE

Leia também

Em 26/06/2026

Iniciativa Amazônia+10 lança chamada de R$ 107 milhões para fortalecer sociobioeconomia da Amazônia

A Iniciativa Amazônia+10, em uma parceria estratégica entre o Fundo Amazônia e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), anuncia o lançamento da primeira chamada do Programa Desafios da Amazônia. Com um investimento total de R$ 107,1 milhões, a chamada financiará projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, voltados à criação de […]

Em 26/06/2026

Bioinseticida amapaense à base de pimenta alcança 100% de eficácia no combate às formigas-de-fogo em pesquisa do Programa Doutor Empreendedor

Uma observação do cotidiano foi o ponto de partida para uma pesquisa que hoje se destaca como exemplo de inovação apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP). Coordenado pela pesquisadora Dra. Darley Calderaro Leal Matos, do Instituto Federal do Amapá (IFAP) – Campus Laranjal do Jari, o projeto resultou no […]

Em 26/06/2026

Projeto goiano produz combustível derivado de resíduos e aponta novo caminho para a sustentabilidade

Um projeto inovador desenvolvido por uma empresa genuinamente goiana está mostrando que o que antes era considerado lixo pode se tornar parte da solução para desafios ambientais, econômicos e sociais. Selecionada pelo edital 12/2024 do Programa Tecnova III, a iniciativa propõe transformar rejeitos sem valor econômico em combustível alternativo para a indústria cimenteira, o que […]

Em 26/06/2026

Programa de Estímulo a Vocações Científicas tem nova chamada

A FAPESP anuncia a participação em uma nova chamada de propostas do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A chamada está aberta a membros titulares e afiliados da ABC, que podem manifestar interesse em receber e supervisionar discente de graduação de outro estado para realização […]

Em 25/06/2026

DAAD lança chamada de 2026 do programa de auxílio para doutorandos brasileiros com bolsa nacional

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu as inscrições para a edição de 2026 do programa de auxílio destinado a doutorandos brasileiros que já possuam bolsa de estudos concedida no país. A iniciativa oferece financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação […]

Em 26/06/2026

Fapeam representa fundações estaduais no lançamento do Observatório Nísia Floresta da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou na quinta-feira (25/6), o Observatório Nísia Floresta, em evento na sede da instituição, em Brasília. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e as FAPs, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa […]