A FAPESP anunciou o lançamento de uma chamada de propostas com a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China (NSFC) com o tema “Agricultura sustentável em resposta às alterações climáticas”.
A iniciativa é resultado da interação entre pesquisadores de São Paulo e da China na FAPESP Week China, realizada em parceria com a NSFC nos dias 28 e 29 de junho, em Shenzhen e Dongguan.
Esta é a segunda chamada lançada por FAPESP e NSFC com referência ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 – “Fome Zero e Agricultura Sustentável” das Nações Unidas, que visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição, além de promover a agricultura sustentável.
Para a chamada, serão consideradas propostas nas seguintes temáticas:
- Agricultura de precisão, desenvolvimento e implementação de sistemas de monitoramento e gestão agrícola baseados em tecnologias de sensoriamento remoto e IoT;
- Melhoramento genético de culturas;
- Aplicações de inteligência artificial e machine learning para otimização de processos agrícolas;
- Manejo integrado e controle biológico de pragas e doenças;
- Técnicas avançadas de manejo e conservação de solo e água que aumentem a resiliência dos sistemas agrícolas às mudanças climáticas;
- Agricultura sustentável e Conservação de recursos naturais;;
- Desenvolvimento de culturas resistentes a estresses bióticos e abióticos;
- Soluções inovadoras para a redução de emissões de gases de efeito estufa na agricultura;
- Bioinsumos;
- Interações Planta/Animal e Microorganismos;
- Biotecnologia Animal/Vegetal/Microorganismos
O orçamento solicitado à FAPESP deve ser elaborado com base nas normas relacionadas à modalidade de apoio da FAPESP escolhida: Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático.
A data limite para submissão de propostas no estado de São Paulo é 2 de setembro. Na China, propostas serão recebidas pela NSFC até 3 de setembro.
A chamada está publicada em: fapesp.br/16925
Fonte: FAPESP (Por: Ascom Fapesp)