| Em 04/04/2023

FAPESP assina acordo com instituições francesas para fomentar colaboração em pesquisas na área de saúde

Memorando de entendimento foi assinado em Paris por dirigentes da FAPESP, da ANRS e do Inserm

Memorando de entendimento foi assinado em Paris por dirigentes da Fundação, da ANRS e do Inserm. Também na capital francesa foi formalizada a criação do Institut Pasteur de São Paulo, que abrigará mais de 80 pesquisadores na USP. (Foto: ANRS)

Dirigentes da FAPESP, da Agência Nacional de Pesquisas sobre Aids e Hepatites Virais (ANRS) e do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) – os dois últimos da França – assinaram na quarta-feira (29/03), em Paris, um memorando de entendimento para fomentar a colaboração científica entre pesquisadores paulistas e franceses.

Com duração de três anos, o acordo foi formalizado na sede do Inserm, em cerimônia com a participação de Didier Samuel, diretor-executivo do instituto, Yazdan Yazdanpanah, diretor da ANRS, Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, Vahan Agopyan, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e Carlos Carlotti Júnior, reitor da Universidade de São Paulo (USP).

A iniciativa visa fortalecer a cooperação em pesquisas na área de saúde, com destaque em temas como HIV/Aids, hepatites virais, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, doenças emergentes e reemergentes, imunologia, neurociência, genética, doenças crônicas e câncer.

“As comunidades científicas do Estado de São Paulo e da França têm um longo histórico de colaboração, que remonta ao início do século 20 e à fundação da USP. Esperamos que esse acordo fortaleça ainda mais a parceria e faça avançar projetos cujos resultados possam impactar diretamente o bem-estar da população”, disse Zago.

Institut Pasteur de São Paulo

Em cerimônia realizada na sexta-feira (31/03), também em Paris, o presidente do Institut Pasteur, Stewart Cole, e o reitor da USP assinaram o contrato social do Institut Pasteur de São Paulo, uma organização privada sem fins lucrativos, de acordo com a lei brasileira. A missão do instituto, membro associado da Rede Pasteur, é realizar pesquisas no campo em biologia que contribuam para o desenvolvimento da saúde humana e promover atividades de extensão, educação, inovação, transferência de conhecimento e medidas de saúde pública.

O Institut Pasteur de São Paulo ficará sediado no campus da Cidade Universitária, em um espaço de 2 mil metros quadrados com 17 laboratórios, uma unidade de bioinformática e vários laboratórios multiusuário. Quando estiver em pleno funcionamento, abrigará mais de 80 cientistas do Brasil e de outros países que realizarão pesquisas de nível internacional sobre doenças transmissíveis, não transmissíveis, emergentes, reemergentes, negligenciadas e degenerativas, inclusive as doenças neurodegenerativas progressivas.

“A assinatura do contrato social do Institut Pasteur de São Paulo marca um grande passo que fortalecerá a cooperação entre o Institut Pasteur e as instituições brasileiras. Gostaria de destacar em especial a importância e relevância do trabalho realizado pelas equipes na Plataforma Científica Pasteur-USP [SPPU, na sigla em inglês], especialmente durante a pandemia da COVID-19, e a inserção integral da plataforma no ecossistema de pesquisas do Estado de São Paulo. O Institut Pasteur de São Paulo busca proporcionar excelência científica em benefício das populações locais”, declarou Cole.

“Uma das principais prioridades da nossa equipe gestora na reitoria é fortalecer os vínculos da Universidade de São Paulo com a sociedade. A criação do Institut Pasteur em São Paulo, em parceria com o Institut Pasteur, representa um grande passo nessa direção e complementa outras iniciativas em andamento, inclusive diversas parcerias com outras universidades e centros de pesquisa franceses. É um marco importante da contínua internacionalização da nossa universidade”, acrescentou o professor Carlotti.

Cerimônia de assinatura do contrato social do Institut Pasteur de São Paulo, em Paris

Cerimônia de assinatura do contrato social do Institut Pasteur de São Paulo, em Paris. (Foto: divulgação)

O contrato social foi assinado em cerimônia no Institut Pasteur, em Paris, com a presença de autoridades francesas e brasileiras, entre elas o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, o presidente da FAPESP, a diretora para as Américas e Caribe do Ministério das Relações Internacionais da França, Michèle Ramis, e o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil.

Durante seu discurso, Zago ressaltou a importância do acordo, que se completa após oito anos de negociações iniciadas quando era reitor da USP, e ressaltou o papel do professor Erney Plessmann de Camargo, recentemente falecido, como um grande incentivador dessa associação.

“Eu convido o diretor do Instituto Pasteur e o reitor da USP a estabelecer no Pasteur de São Paulo um marco permanente em memória do professor Erney”, afirmou Zago.

Os participantes do evento ressaltaram que a criação do Institut Pasteur de São Paulo ajudará a fortalecer a cooperação entre a França e o Brasil, abrindo caminho para que os países trabalhem juntos em medidas prioritárias de saúde pública.

“Esta cerimônia é um momento histórico para a entidade científica que inauguramos. Ela fortalece a colaboração entre o Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo e o Institut Pasteur. O novo status de nossa estrutura como “Institut Pasteur de São Paulo” e membro associado da Rede Pasteur não teria sido possível sem o compromisso inabalável de nossas instituições e o apoio das autoridades francesas e brasileiras, que é um grande exemplo de colaboração científica internacional”, afirmou a coordenadora da SPPU, Paola Minoprio.

O Institut Pasteur de São Paulo surgiu de um convênio entre o Institut Pasteur e a USP, assinado em 2017 e renovado em 2022. Pelo acordo, os dois parceiros se comprometeram a desenvolver uma plataforma científica, estágio intermediário antes da constituição formal de um instituto. O Institut Pasteur de São Paulo assumirá os direitos e obrigações da Plataforma Científica Pasteur-USP, permanecendo como membro associado da Rede Pasteur. A Rede Pasteur é uma vasta comunidade científica com mais de 30 membros em cerca de 20 países, trabalhando juntos para ajudar a melhorar a saúde global (leia mais em: agencia.fapesp.br/39067/).

 

Fonte: Agência FAPESP (*Com informações da ANRS e da SSPU).

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

 

Leia também

Em 26/06/2026

Iniciativa Amazônia+10 lança chamada de R$ 107 milhões para fortalecer sociobioeconomia da Amazônia

A Iniciativa Amazônia+10, em uma parceria estratégica entre o Fundo Amazônia e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), anuncia o lançamento da primeira chamada do Programa Desafios da Amazônia. Com um investimento total de R$ 107,1 milhões, a chamada financiará projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, voltados à criação de […]

Em 26/06/2026

Bioinseticida amapaense à base de pimenta alcança 100% de eficácia no combate às formigas-de-fogo em pesquisa do Programa Doutor Empreendedor

Uma observação do cotidiano foi o ponto de partida para uma pesquisa que hoje se destaca como exemplo de inovação apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP). Coordenado pela pesquisadora Dra. Darley Calderaro Leal Matos, do Instituto Federal do Amapá (IFAP) – Campus Laranjal do Jari, o projeto resultou no […]

Em 26/06/2026

Projeto goiano produz combustível derivado de resíduos e aponta novo caminho para a sustentabilidade

Um projeto inovador desenvolvido por uma empresa genuinamente goiana está mostrando que o que antes era considerado lixo pode se tornar parte da solução para desafios ambientais, econômicos e sociais. Selecionada pelo edital 12/2024 do Programa Tecnova III, a iniciativa propõe transformar rejeitos sem valor econômico em combustível alternativo para a indústria cimenteira, o que […]

Em 26/06/2026

Programa de Estímulo a Vocações Científicas tem nova chamada

A FAPESP anuncia a participação em uma nova chamada de propostas do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A chamada está aberta a membros titulares e afiliados da ABC, que podem manifestar interesse em receber e supervisionar discente de graduação de outro estado para realização […]

Em 25/06/2026

DAAD lança chamada de 2026 do programa de auxílio para doutorandos brasileiros com bolsa nacional

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu as inscrições para a edição de 2026 do programa de auxílio destinado a doutorandos brasileiros que já possuam bolsa de estudos concedida no país. A iniciativa oferece financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação […]

Em 26/06/2026

Fapeam representa fundações estaduais no lançamento do Observatório Nísia Floresta da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou na quinta-feira (25/6), o Observatório Nísia Floresta, em evento na sede da instituição, em Brasília. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e as FAPs, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa […]