| Em 18/08/2021

Fapes investe R$ 1 milhão no primeiro laboratório de Biossegurança Nível 3 do Espírito Santo

Laboratório é destinado à pesquisa de doenças, como Sars-Cov-2 (Covid-19) Mycobacterium tuberculosis (tuberculose), Mycobacterium leprae (hanseníase), Ebola vírus e HIV. (Foto: Laboratório NB3 da Universidade de São Paulo)

O Espírito Santo terá, em breve, o primeiro laboratório de nível de biossegurança 3, conhecido por NB3. Uma conquista para o desenvolvimento da pesquisa capixaba, o novo laboratório será abrigado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e recebeu o aporte financeiro de R$ 1.944.107,51, sendo R$ 1 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e R$ 944.107,51 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O recurso foi obtido a partir da participação da Ufes na Chamada Pública MCTI/Finep/Infraestrutura NB-3 de 2020.

Os recursos serão aplicados na estruturação do espaço, principalmente na compra de equipamentos, para aparelhar adequadamente o laboratório. Desta forma, será possível viabilizar a classificação como laboratório de biossegurança de nível 3. A previsão é de que até o final do segundo semestre deste ano o novo laboratório esteja em funcionamento para receber as pesquisas que exigem um nível maior de segurança na manipulação de microrganismos.

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, destacou a participação da Fundação em um projeto tão importante para o setor da pesquisa capixaba. “Um laboratório desse nível e com essa importância depende, basicamente, de instalações, equipamentos e recursos humanos. A Ufes dispõe de recursos humanos de incontestável competência. Assim, o apoio da Fapes na aquisição de equipamentos nos enche de orgulho, especialmente neste momento em que a necessidade de avanço científico na área de biossegurança se mostra cada vez mais urgente”, pontuou.

Cristina Engel também comentou sobre as expectativas com a implantação do novo laboratório. “Queremos que nossos pesquisadores possam continuar avançando na produção do conhecimento, em condições adequadas e em plena segurança. Como resultado final, certamente a sociedade espírito-santense será a grande beneficiada com esse empreendimento”, enfatizou.

Para ser elevado do nível de biossegurança 2 (NB2) para o nível de biossegurança 3 (NB3), são necessárias importantes adequações, como a instalação de sistema de pressão negativa para exaustão e filtração do ar do interior do ambiente. O novo laboratório contará com cabines de segurança biológica, citômetro de fluxo multiparamétrico, centrífugas e incubadoras biológicas, entre outros equipamentos para receber as pesquisas que exigem um nível maior de segurança na manipulação de micro-organismos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Valdemar Lacerda Jr. comemorou a independência da Ufes, a partir do funcionamento do laboratório NB3: “A implementação da infraestrutura, associada ao laboratório NB3, irá apoiar a realização de atividades de pesquisas vinculadas diretamente a oito programas de pós-graduação, 77 pesquisadores e, aproximadamente, 210 alunos de pós-graduação. Além dos projetos diretamente ligados às pesquisas sobre a Covid-19, existem ainda outros 14 projetos que se relacionam ao estudo de patógenos dependentes deste novo laboratório. Isso vai permitir à Ufes e ao Espírito Santo uma independência científica e um crescimento nas pesquisas”, enalteceu Lacerda Jr.

O coordenador do projeto do Laboratório NB3 e professor do Programa de Pós-Graduação em Doenças da Ufes, Daniel Gomes, explicou a inserção do Espírito Santo no grupo de estados brasileiros que têm o mesmo modelo de laboratório.

“Existem, no Espírito Santo, 14 projetos de pesquisa que envolvem o vírus SARS-CoV-2 (Covid-19), com potencial direto de utilização do NB3. Se não tivéssemos conseguido estruturar esse laboratório, teríamos que utilizar outras universidades parceiras para desenvolver as pesquisas na fase de manipulação do vírus, o que traria limitações significativas às pesquisas em andamento. Além disso, esta estrutura oferece oportunidade de expansão das atividades de pesquisa no Espírito Santo”, afirmou Daniel Gomes.

Programas de pós-Graduação a serem atendidos diretamente com a estrutura do Laboratório NB3:

  • PPG Doenças Infecciosas
  • PPG Biotecnologia
  • PPG Ciências Fisiológicas
  • PPG Bioquímica e Ciências Farmacêuticas
  • PPG Educação Física
  • PPG Química
  • PPG Saúde Coletiva

O que é o Laboratório NB3

O NB3 é destinado ao trabalho com microrganismos que acarretam elevado risco individual e baixo risco para a comunidade, permitindo estudos com patógenos de alto risco biológico, como Sars-Cov-2 (Covid-19) Mycobacterium tuberculosis (tuberculose), Mycobacterium leprae (hanseníase), Ebola vírus e HIV.

No Espírito Santo, o NB3 está sendo estruturado no Núcleo de Doenças Infecciosas do Centro de Ciências da Saúde da Ufes (NDI-Ufes), para ser utilizado por uma equipe multidisciplinar, formada por pesquisadores e alunos de pós-graduação de diferentes departamentos da Ufes. A estrutura também será cedida para outras instituições de Ensino Superior localizadas no Estado, como o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e instituições privadas.

O laboratório com o nível de biossegurança 3 é considerado o maior para instituições de ensino. O laboratório com o nível 4 de biossegurança, na classificação da Anvisa, é destinado aos centros de pesquisa e indústrias.

 

Fonte: FAPESTexto: Jair Oliveira / Edição: Samantha Nepomuceno / Colaboração: Assessoria Comunicação da Ufes)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

 

Leia também

Em 23/06/2026

CONFAP, MCTI e CNPq assinam documento para estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram, nesta segunda-feira (22), o Termo de Execução Descentralizada (TED) do plano de trabalho que viabiliza a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. […]

Em 22/06/2026

Lançada a Chamada CONFAP & WBI 2026 para apoio a projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Bélgica

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), lançou, nesta segunda-feira (22), a Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2026, destinada ao financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre o Brasil e a Bélgica.  A iniciativa é realizada no âmbito do Memorando de […]

Em 22/06/2026

Startup oferece aluguel de abelhas para polinização de cafezais no estado do Rio de Janeiro

Voando de flor em flor, as abelhas são responsáveis pela polinização das diversas espécies vegetais e têm sido fundamentais ao longo da história para promover a variabilidade genética das plantas e a agricultura. Promovendo de forma inovadora essa tecnologia natural no estado do Rio de Janeiro, a startup Rent a Bee oferece um serviço inusitado: o aluguel de […]

Em 22/06/2026

Novo edital do Compete Minas oferece R$ 50 milhões para impulsionar a inovação tecnológica no setor produtivo

O programa Compete Minas vai ganhar uma nova edição. Lançado a quarta-feira (10/6), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em Belo Horizonte, o edital vai conceder R$ 50 milhões em recursos para financiar projetos de inovação tecnológica que aumentem a competitividade do setor produtivo mineiro. A iniciativa do Governo de Minas é coordenada […]

Em 19/06/2026

Paraná ganha cooperativa inédita para transformar ciência em negócios inovadores

O Paraná terá a primeira cooperativa científica do Brasil reunindo empresários e cientistas com o objetivo de transformar pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para a população. A Cooperativa de Ciência, Tecnologia e Negócios Inovadores (CTNI Coop) foi lançada na terça-feira (9), no Palácio Iguaçu, com o objetivo de transformar conhecimento científico em novos negócios. […]