| Em 16/02/2023

FAPERN se despede de diretora-presidente e recebe novo gestor para a Fundação

(Foto: Ascom/FAPERN)

A equipe de profissionais que atuam na Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN) recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), o novo diretor-presidente da Fundação, professor Gilton Sampaio, que foi nomeado pela governadora do estado, professora Fátima Bezerra, para assumir o cargo pela segunda vez.

A última diretora-presidente da FAPERN, professora Lúcia Pessoa, esteve presente na ocasião para se despedir dos servidores, bem como aproveitou o momento para fazer uma prestação de contas dos seus nove meses à frente da presidência da Fundação.

A professora Lúcia Pessoa presidiu a FAPERN de 17 maio de 2022 a 15 fevereiro de 2023, e foi a diretora-presidente responsável pela implantação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, através da lei estadual nº 716/2022, que instituiu a Política Estadual do Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Rio Grande do Norte (PEDCTI/RN) e deu outras providências.

Ao longo da gestão da professora Lúcia Pessoa, a FAPERN participou de edital importante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual permitirá a Fundação amparar novos projetos de pesquisa para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

“Na FAPERN, cumpri meu papel de professora e pesquisadora. Contribuí com os meus conhecimentos, junto de uma equipe técnica capacitada, para o desenvolvimento científico e tecnológico no RN”, expressou a professora Lúcia Pessoa.

O novo diretor-presidente da FAPERN, professor Gilton Sampaio, destacou a gestão da professora Lúcia Pessoa como a de execução e implantação de novos projetos. Para ele, sucedê-la na presidência será mais um desafio na sua vida de gestor público.

“Agradeço a professora Lúcia Pessoa e a professora Lílian Rodrigues que cuidaram tão bem desta Fundação, além de agradecer aos servidores que se dedicam diariamente para fazer acontecer os projetos. Em especial, agradeço a governadora Fátima Bezerra por acreditar na ciência e na FAPERN, pois, agora, quatro anos depois, encontro esta Fundação em um cenário diferente, com muito mais potencial para se tornar uma das mais importantes do país”, afirmou o professor Gilton Sampaio.

Sobre Gilton Sampaio

Gilton Sampaio é docente permanente do quadro de servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), sendo professor de linguística no campus de Pau dos Ferros. Foi, por duas vezes, diretor geral deste campus. Além disso, no primeiro mandato da governadora Fátima Bezerra, o professor Gilton Sampaio foi diretor-presidente da FAPERN, ficando à frente da presidência de janeiro de 2019 a abril de 2022.

 

Fonte: FAPERN (Por: Ascom Fapern)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

 

Leia também

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]

Em 15/05/2025

Startup NE comemora impacto na criação de 600 negócios inovadores no Nordeste

Criado com o propósito de posicionar o Nordeste no mapa global da inovação, o programa Startup NE, ao final de dois ciclos, comemora a criação de 600 novos negócios inovadores na região. Ao todo, a iniciativa regional já fomentou mais de 3.500 negócios inovadores, com investimento de mais de 91 milhões de reais, contribuindo para […]

Em 14/05/2025

Pesquisa financiada pela Fapeal desvenda a evolução genética do vírus chikungunya em Alagoas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tem sido protagonista na transformação da ciência local por meio de programas que conectam conhecimento, inovação e saúde pública. Um exemplo dessa atuação estratégica é o projeto intitulado “Epidemiologia molecular do vírus chikungunya em regiões endêmicas do estado de Alagoas”, finalizado em fevereiro de […]

Em 16/05/2025

Chamada Academia-Industry Training promove intercâmbio entre empreendedores brasileiros e suíços ligados a inovação

A Swissnex no Brasil, em colaboração com a Universidade de St.Gallen (HSG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançaram o programa para pesquisadores brasileiros e suíços “Academia-Industry Training”. O AIT é organizado pela Swissnex in Brazil e a Leading House for the Latin […]