| Em 21/10/2016

FAPERN promove palestras na abertura da SNCT

Foi realizada no dia 18 a cerimônia de Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016, promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).

Com o tema “Ciência Alimentando do Brasil”, o evento contou com a participação da secretária de Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC), Cláudia Santa Rosa, dos diretores da FAPERN, Uílame Umbelino Gomes (presidente), Laurence Bittencourt (científico) e Júlio Rezende (inovação) e da coordenadora da SNCT pela FAPERN, Lúcia Helena Goís.

[cml_media_alt id='11231']palestras-fapern[/cml_media_alt]

 

Na cerimônia de abertura o diretor presidente da Fundação, falou da importância da dedicação do estudos aos presentes, que em sua maioria era composta por alunos e professores da rede pública de ensino. ” A educação é um fator primordial para o desenvolvimento de uma sociedade”. Afirmou Umbelino.

Sobre a importância desse tipo de ação em prol para a sociedade, o diretor da FAPERN afirmou. ” Precisamos investir em políticas e ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), pois essas ações é que valoriza o ser humano e as grandes nações”.

Já a secretária da SEEC, falou sobre a Semana e os seus benefícios. ” A importância da SNCT, faz com a sociedade acredite e trabalhe em favor das políticas de CTI, acreditando no aprimoramento das inovações e a busca de soluções para dilemas do cotidiano”. Ressaltou Cláudia Santa Rosa.

Após a fala das autoridades, ocorreram duas palestras. A primeira foi proferida pelo professor do Instituto de Neurociência de Natal (INN), Edgard Morya, que falou sobre: “Neurociência do paladar: da psicofísica ao comportamento” e mostrou ao público como ocorre as interações no paladar no ato da alimentação.

A segunda palestra foi proferida pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Luiz Carlos Guilherme, e sua palestra teve como tema: “Ciência Alimentando o Brasil: 1000 Sisteminhas e o empreendedorismo como ferramenta de combate a fome e a pobreza”. O pesquisador abordou a temática sobre o método conhecido por “Sisteminha”, que auxilia o pequeno produtor e seus familiares a sempre obterem sustendo e renda de acordo com as culturas produzidas.

As ações da SNCT 2016 promovidas pela FAPERN, continuam durante todo o mês outubro com diversas atividades em várias regiões do Estado do Rio Grande do Norte.

 

Fonte: ASSECOM FAPERN

Leia também

Em 19/05/2025

Divulgado o resultado preliminar dos finalistas da 4ª edição do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) publicou, nesta segunda-feira (19), o resultado preliminar do Edital Nº 02/2024 com a relação preliminar das propostas finalistas da 4ª edição do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação nas categorias: Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e […]

Em 19/05/2025

Divulgado o resultado da Chamada do Programa de Ações Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024

O programa de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) publicou, na terça-feira (6), o resultado da Chamada – Marie Skłodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024, vinculada ao programa europeu de apoio à Pesquisa e Inovação Horizon Europe, que conta com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Entre as ações apoiadas pelas […]

Em 19/05/2025

Projeto Lietro: Acessibilidade e Inclusão na Educação do DF

A inclusão e acessibilidade é um desafio que está no centro de uma iniciativa pioneira da Universidade de Brasília (UnB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).  O projeto Lietro está transformando a educação para crianças e adolescentes com dificuldades de comunicação e aprendizado. A iniciativa busca tornar as escolas mais inclusivas […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]