
A Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN) realizou durante fevereiro e março, deste ano, o I Simpósio de Avanços em Ciências e Inovação Tecnológica (SACIT). O evento, impulsionado pela 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (5ª CNCTI), culminou na publicação de um livro homônimo que compila pesquisas e estudos submetidos ao simpósio.
“A iniciativa partiu de uma proposta de Guilherme Rosso, ex-aluno da ECT e atualmente um dos líderes em ciência e tecnologia no Brasil. Ele foi selecionado pelo secretário-geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, para coordenar a juventude na conferência,” explica Efrain Pantaleón Matamoros, um dos organizadores do livro e professor na ECT/UFRN.
“Guilherme nos convidou para participar da discussão e propôs a realização de um simpósio que servisse como uma conferência livre na área de CT&I,” acrescenta.
A partir dessa proposta, os alunos desenvolveram pesquisas baseadas nos eixos estruturantes da 5ª CNCTI. Esses eixos incluem a recuperação e fortalecimento do Sistema Nacional de CT&I, a reindustrialização e inovação empresarial, o papel estratégico da ciência e tecnologia em projetos nacionais, e a contribuição dessas áreas para o desenvolvimento social.

Os melhores trabalhos foram apresentados no simpósio. “O simpósio foi uma plataforma essencial para discutir e consolidar as propostas dos alunos, culminando na publicação do livro,” destaca Efrain. A obra, composta por 29 capítulos, aborda temas relevantes e atuais nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Viabilizado pelo Edital 20/2022, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC/RN) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), o livro não apenas oferece uma análise crítica das políticas públicas e casos em ciência, tecnologia e inovação, mas também um espaço acessível para inspirar novas ideias e debates sobre como podemos moldar um futuro mais promissor para todos.
“O auxílio do edital foi essencial para a publicação da obra, tornando viável a sua produção e divulgação, espero que este seja apenas o começo de uma jornada contínua em direção ao avanço da ciência e inovação tecnológica em nossa sociedade”, afirma Efrain.
Destinado a discentes, docentes e pesquisadores de diversas áreas, o livro busca ampliar o acesso ao conhecimento científico e promover a cultura da inovação entre a juventude. A obra “Avanços em ciência, tecnologia e inovação” está disponível no site da Editora Poisson, proporcionando acesso aberto e gratuito ao conhecimento produzido na UFRN.
Fonte: FAPERN (Por: Ana Beatriz Vilar/ Ascom Fapern)