Na última quarta-feira (03), foi realizado em Cuiabá/MT, o Encontro Regional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop), da região Norte e Amazônica, no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde esteve reunido pró-reitores de Pesquisa e de Pós-graduação, juntamente com representantes de instituições de ensino superior (Ifes) e de fomento à pesquisa de vários estados, incluindo representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), CAPES, CNPq e FINEP.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci/MT), professor doutor Allan Kardec, lançaram o Edital nº 004/2023, Doutorado com Produto Tecnológico, que oferecerá 30 bolsas para pesquisadores matriculados em Programas de Doutorado, acadêmico ou profissional, sediados no estado e recomendados pela CAPES. Essas bolsas são destinadas a projetos de pesquisa com potencial para se tornarem produtos tecnológicos. Essa iniciativa é fundamental para estimular e apoiar a pesquisa científica.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressaltou a importância do fortalecimento da parceria entre o governo estadual e as instituições de ensino: “Trabalhamos em conjunto para melhorar o crescimento da ciência, tecnologia e inovação em todo o estado, proporcionando projetos e parcerias que busquem resultados para a sociedade”.
O reitor da UFMT destacou a importância do encontro que congrega, além dos estados da região Norte, as Ifes de Mato Grosso e do Maranhão. Ele afirmou que existem várias especificidades, como a distância e outras assimetrias, e que, portanto, são necessários programas e políticas específicas para a produção e disseminação do conhecimento nessas regiões.
O pró-reitor de Ensino de Pós-graduação da UFMT e coordenador geral do encontro regional, professor Jackson Antônio Lamounier Camargos Resende, enfatizou a importância da ação para o desenvolvimento da região amazônica. “Temos a oportunidade de propor o modelo do que precisamos para o ensino de pós-graduação e a pesquisa. Temos capacidade, materiais e recursos humanos para o desenvolvimento das pesquisas na região da Amazônia”, disse ele.
“A iniciativa é um grande passo para o avanço da pesquisa, proporcionando mais oportunidades para pesquisadores locais e estimulando o desenvolvimento de tecnologias que possam impactar positivamente a região. Seguindo as orientações do Governador Mauro Mendes, aproximando o estado, as instituições de ensino e o setor produtivo, em demandas que possam trazer soluções em prol da sociedade. É preciso continuar investindo em pesquisas científicas e tecnológicas para garantir um futuro promissor e sustentável para todo o estado”, destacou Marcos de Sá.
Fonte: FAPEMAT (Por: Widson Ovando | Fapemat, com adaptações)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: