O Governo do Estado de Mato Grosso através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), apresentam o lançamento do Edital FAPEMAT Nº. 002/2022 visando atender o sistema pedagógico da rede estadual de ensino público e ampliar a Agenda Estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação na realização de projetos de pesquisa científica e inovação tecnológica.
O Programa de Pesquisa e Inovação na Escola (PIE) desenvolvido pela Fapemat tem como objetivo despertar nos estudantes do 8º, 9º ano do ensino fundamental, e 1º,2º e 3º ano do médio o interesse para a pesquisa, bem como para o desenvolvimento tecnológico e de inovação trazendo o aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social, gerando produtos ou serviços em prol da sociedade.
Os projetos de pesquisa e inovação na escola estarão distribuídos em todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) do estado, com um investimento de R$ 1.830 milhão.
Os interessados em participar devem encaminhar propostas via internet utilizando o formulário online da plataforma da Fapemat, SIGFAPEMAT, na página eletrônica (sigfap.fapemat.mt.gov.br), até a data limite de submissão conforme edital (veja abaixo).
O Secretário Estadual de Educação (Seduc), Alan Porto, enfatizou a importância desta parceria, “em primeiro lugar quero agradecer ao Governador Mauro Mendes, ao Presidente da Fapemat Marcos de Sá por essa iniciativa do primeiro edital voltado para inovação tecnológica e pesquisa científica, onde vamos estar trabalhando com os nossos estudantes da rede pública, recebendo auxílio de bolsas, material, equipamento necessário para a realização dos projetos inscritos, com isso valorizamos também os professores, que também receberão bolsas para coordenar os projetos inscritos”.
De acordo com o Presidente da Fundação Marcos de Sá Fernandes da Silva, “este Programa estimula o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade dos alunos, bem como ajuda com o fomento aos professores desenvolverem melhores metodologias de ensino através de pesquisa e inovação, onde todos saem ganhando com a produção de conhecimento, essa é uma ação inédita do estado no investimento da Iniciação Científica Junior (ICJr.) nas escolas públicas”, finalizou.
- Acesse a íntegra do Edital FAPEMAT Nº. 002/2022 – Programa Pesquisa e Inovação na Escola – PIE.
Fonte: FAPEMAT (por Widson Ovando | Fapemat)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: