| Em 16/09/2016

Fapema apoia I Congresso Brasileiro de Psicoterapias Existenciais e Humanistas

Com o tema “A patologização da vida e medicalização da existência: articulando sentido”, está sendo realizado, até o dia 17 de setembro, o I Congresso Brasileiro de Psicoterapias Existenciais e Humanistas. Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o evento acontecerá no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

As inscrições podem ser feitas pelo site do congresso até o término das vagas, sendo que 300 primeiros inscritos ganharão o acesso também a dois minicursos, ambos com certificado de 8h, e um livro autografado de livre escolha do participante, em que terá as opções de obras “Arte e ressonância”, “Solidão e Liberdade” e “Clínica como Exercício Ético dos Encontros Afetivos”.

[cml_media_alt id='10729']congresso-brasileiro-psicoterapias-existenciais-humanistas[/cml_media_alt]

O congresso é organizado pelo professor do Departamento de Psicologia da UFMA, Jadir Lessa, e pela professora do Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma), Simony Faria, junto aos grupos de pesquisa em psicoterapias existenciais e humanísticas de ambas as instituições, com apoio do Conselho Federal de Psicologia.

O evento objetiva problematizar o fenômeno contemporâneo da “patologização” da vida e da “medicalização” da existência, através de uma perspectiva multidisciplinar, favorecendo um ambiente de trocas de saberes e de experiências sobre o tema. Busca também fomentar a discussão sobre o abrangente e emergente tema, ao mesmo tempo em que estimulará novas pesquisas. O interessado ainda pode participar submetendo o seu trabalho em formato de pôster, também no site do evento.

O I Congresso Brasileiro de Psicoterapias Existenciais e Humanista também visa integrar as áreas das ciências humanas, sociais e da saúde, em que se exemplifica a psicologia, a filosofia, a sociologia, a medicina, a fisioterapia, a enfermagem, a nutrição, a fonoaudiologia e a Farmácia, dentre outras.

“Outro objetivo do evento é provocar novos estudos e discussões que propiciem maior visibilidade das consequências do tratamento medicamentoso, além de distinguir as terapias que comprometem a existência das pessoas daquelas que efetivamente contribuem para a melhora da qualidade de vida das pessoas”, afirma Lessa.

 

Fonte: Ascom FAPEMA

Leia também

Em 19/05/2025

Divulgado o resultado da Chamada do Programa de Ações Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024

O programa de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) publicou, na terça-feira (6), o resultado da Chamada – Marie Skłodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024, vinculada ao programa europeu de apoio à Pesquisa e Inovação Horizon Europe, que conta com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Entre as ações apoiadas pelas […]

Em 19/05/2025

Projeto Lietro: Acessibilidade e Inclusão na Educação do DF

A inclusão e acessibilidade é um desafio que está no centro de uma iniciativa pioneira da Universidade de Brasília (UnB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).  O projeto Lietro está transformando a educação para crianças e adolescentes com dificuldades de comunicação e aprendizado. A iniciativa busca tornar as escolas mais inclusivas […]

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]