| Em 18/10/2016

Fapeg participa da abertura do Conpeex da UFG e da SNCT

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Secretaria de Desenvolvimento do Estado (SED), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)  lançaram na manhã desta segunda-feira, dia 17, a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Goiás. A semana foi aberta durante a solenidade que deu início ao 13º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da UFG. O Conpeex, bem como a Semana Nacional de Ciência Tecnologia deste ano, têm como tema “Ciência Alimentando o Brasil”.

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, o tema do Conpeex e da SNCT está alinhado a uma das demandas globais mais urgentes, que é a questão da segurança alimentar e que mostra o impacto direto da ciência na vida das pessoas. “Hoje, a participação da Região Centro-Oeste na produção de alimentos, que ainda sustenta a geração de emprego e renda, só tem a força que possui graças as atividades de pesquisa nas universidades e nas instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Mas ainda temos desafios de fazer com que esses alimentos cheguem à mesa de todos, de produzir sem degradar. É a ciência que alimenta a fome de alimento e a fome de conhecimento”, enfatizou.

Presidente da Fapeg, Zaira Turchi, representando o governador, durante a solenidade. Foto: Ascom UFG.

A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, representou o governador de Goiás, Marconi Perillo, durante a cerimônia. Em seu discurso, ela reforçou a necessidade da aproximação da ciência com a sociedade, a exemplo do trabalho desenvolvido pelo Conpeex e pela SNCT, e a importância dessa percepção para a desenvolvimento do País e do mundo. “Essa aproximação da ciência com a sociedade, de levar até a população o conhecimento científico, precisa ser feita para mostrar a relevância e a importância do que é feito pela ciência para enfrentar os desafios da atualidade. Em tempos de crise, os investimentos precisam ser feitos na ciência, na busca por novos conhecimentos e soluções”, ressaltou.

A presidente destacou, ainda, o trabalho da Fapeg em fomentar ações e eventos científicos, tecnológicos e de inovação em Goiás, por meio de editais de fluxo contínuo. No mês de outubro, Enfatizou, ainda, o trabalho de internacionalização das pesquisas realizadas em Goiás, por meio de acordos feitos pela Fapeg, por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e o Prêmio Novos Talentos para o Alimento Sustentável, que está em consonância com a temática da SNCT e recebe inscrições até 31 de outubro.

SNCT
Goiás é o estado brasileiro com maior número de atividades cadastradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, neste ano. De acordo com o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, Douglas Flacão da Silva, são mais de 4.200 atividades cadastradas em 77 municípios no Estado. “E o legado mais importante que a Semana traz consigo é essa rede de instituições de ensino e pesquisa que se unem de maneira coordenada para divulgar ciência”, analisa.

Conpeex
Com o objetivo de divulgar sua produção acadêmica, científica e cultural, a UFG promove gratuitamente, de 17 a 19 de outubro, o 13º Conpeex. Durante três dias de evento, uma extensa programação vai movimentar o Câmpus Samambaia da Universidade. São conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas, minicursos e seminários, além de diversas atividades e apresentações culturais.

Além da Fapeg, também apoiam o Conpeex a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) e a Caixa Econômica Federal.

A programação completa do Conpeex pode ser acessada aqui.

Informações sobre a programação da SNCT 2016 podem ser acessadas aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Leia também

Em 19/05/2025

Divulgado o resultado da Chamada do Programa de Ações Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024

O programa de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) publicou, na terça-feira (6), o resultado da Chamada – Marie Skłodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024, vinculada ao programa europeu de apoio à Pesquisa e Inovação Horizon Europe, que conta com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Entre as ações apoiadas pelas […]

Em 19/05/2025

Projeto Lietro: Acessibilidade e Inclusão na Educação do DF

A inclusão e acessibilidade é um desafio que está no centro de uma iniciativa pioneira da Universidade de Brasília (UnB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).  O projeto Lietro está transformando a educação para crianças e adolescentes com dificuldades de comunicação e aprendizado. A iniciativa busca tornar as escolas mais inclusivas […]

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]