A “Fapeal em Revista” foi lançada na última sexta (21), junto a gestores públicos e a comunidade científica, e já está disponível online. A revista emerge como fruto das inciativas para dinamizar a performance da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas junto à sociedade.
O periódico de popularização da ciência é produzido por acadêmicos e pesquisadores, que realizam estudos e projetos em cooperação com a Fapeal. O diferencial dos textos é a apresentação de temas técnicos e acadêmicos de forma descomplicada e acessível. O gancho é confeccionar conteúdo com qualidade e viés de pesquisa, no entanto, dotado de uma linguagem próxima a todos.
Nesta primeira edição, foram exploradas ações voltadas ao Canal do Sertão e as resoluções de lacunas relacionadas ao seu melhor aproveitamento, empresas que elaboram trabalhos com foco em tecnologia e inovação, além de reportagem especial em memória de um dos fundadores da Fapeal, o professor José Medeiros, falecido em abril.
A segunda edição da revista, que será trimestral, está em construção e já teve sua data de lançamento marcada para a primeira quinzena de setembro. A próxima criação terá caráter especial e por isso será antecipada, para contemplar o aniversário de 25 anos da Fundação, discorrendo sobre a sua trajetória no fomento à pesquisa e à ciência.
Para Fábio Guedes, presidente da Fapeal, a revista é importante porque explica para a sociedade alagoana qual é o papel da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado, e também informa a respeito de como seus recursos, que são públicos, estão sendo aplicados na área de ciência, tecnologia e inovação.
Além disso, “a revista dá visibilidade aos pesquisadores alagoanos em suas atividades e como essas atividades, que resultam em pesquisas, acabam atingindo direta e indiretamente a sociedade, em termos de soluções de problemas práticos”, frisou Fábio Guedes.
A Fapeal em Revista está sendo distribuída gratuitamente ao público e instituições interessadas, e também pode ser conferida em versão digital.
Fonte: Assessoria FAPEAL