| Em 21/08/2015

Fapeal abriga “Sinapse da Inovação”

A comunidade empreendedora alagoana ganhou a oportunidade de conhecer uma iniciativa de sucesso.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas convidou os coordenadores do projeto Sinapse da Inovação para trazerem um seminário sobre o tema, oferecido aos atores locais do ecossistema de inovação, nesta quarta (19).

A ideia é resultado da cooperação entre a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O programa começou em Florianópolis e já expandiu suas cooperações e investimentos para o Amazonas.

[cml_media_alt id='5390']sinapse fapeal[/cml_media_alt]

“O Sinapse é uma metodologia desenvolvida para transformar o conhecimento gerado em universidades e centros de pesquisa em inovações, e não somente em inovações, mas em empresas inovadoras que vão gerar emprego e renda”, explica Antônio Rogério, da Fundação Certi.

Os palestrantes apresentaram a operacionalização do projeto e sua atuação no ecossistema produtivo do mercado contemporâneo. Os representantes da Fundação Certi explanaram sua metodologia para o processo de fortalecimento da cultura empreendedora, no qual fornecido um sistema estruturador para subsidiar e apoiar as empresas ainda no papel.

Após conceber estratégias de criação, são elencadas colaborações com instituições de desenvolvimento e expertise no campo da inovação. Essa metodologia técnica concede a base transformadora, que posteriormente, dirige seu foco à incubação das empresas, onde universidades e institutos federais, Sebrae, a Fapesc e associações e entidades de comércio fornecem o gerenciamento substancial.

O produto final destes esforços, culminam em impactos econômico-sociais diretos. O incentivo fornecido pelo Sinapse implica na expansão e evolução da esfera produtiva e inovadora. Os planejamentos especificados acompanham a trajetória de desenvolvimento dos projetos e incorporam inúmeras empresas a esta soma.

Esta organização detém o diferencial por munir-se de material tecnológico de ponta, e submeter seus clientes à avaliação e acompanhamento intensivos.

As dinâmicas realizadas culminam num cenário de empresas competitivas, além de promover um espaço privilegiado como centros e parques tecnológicos, polos e clusters, que têm o potencial de transformar a realidade econômica local.

Durante à tarde, representantes do Sebre, FIEA/IEL e Banco do Nordeste (BNB) ainda tiveram a oportunidade de conversar sobre detalhes de potenciais financiamentos e prospectar municípios alagoanos com perfil para receberem a inciativa.

O Governo de Alagoas está trabalhando sério para impulsionar a economia criativa local, através das várias iniciativas voltadas à inovação que vem sendo estruturadas em parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fapeal.

Fonte: Assessoria FAPEAL

Leia também

Em 06/05/2025

Divulgada a lista de candidatos selecionados para a 2ª edição do Programa nexBio Amazônia

Foi publicada nesta segunda-feira, 5 de maio, a lista dos candidatos selecionados para a 2ª edição do Programa Suíço-Brasileiro de Inovação Sustentável para a Bioeconomia – nexBio Amazônia. O programa foi lançado pela Swissnex no Brasil, em parceria com a Leading House para a região da América Latina do Institute of Management in Latin America […]

Em 05/05/2025

Pesquisa na área de hipertensão leva à formulação de tônico contra a calvície

Robson Augusto Souza dos Santos, pesquisador do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), é categórico quando começa a contar sua trajetória. “Dificilmente você se senta na bancada e fala: eu vou inventar um medicamento! Isso vem como consequência. Vem com o interesse por um processo, peptídeo […]

Em 02/05/2025

Com apoio da Fundect, campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está avaliando a sustentabilidade de diferentes culturas para recuperação de pastagens degradadas em Porto Murtinho (MS), município estratégico na Rota Bioceânica. A iniciativa é resultado da criação da primeira Unidade Experimental de Pesquisa da rota, com investimento de R$ 1,5 milhão da […]

Em 01/05/2025

Dispositivo inovador garante eficácia na odontologia a pacientes com deficiência ou comportamento difícil

A saúde bucal de pessoas com deficiência e/ou comportamento difícil apresenta muitos desafios, especialmente quando se trata da realização do atendimento odontológico e manutenção da saúde bucal, de forma adequada e segura. Com o objetivo de solucionar esse problema, a pesquisadora e cirurgiã-dentista Ana Cecília Moreira desenvolveu o Abreboca, dispositivo inovador destinado a abrir – […]

Em 30/04/2025

Investimentos em inovação e tecnologia no agro aéreo vai impactar em ganhos e menos acidentes fatais

Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado na sexta-feira (25), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte. O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, […]