Pela primeira vez o Estado de Pernambuco reconheceu publicamente, através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), o trabalho de um cientista. O Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico, criado recentemente em comemoração aos 25 anos da Facepe, foi entregue nesta quarta-feira (21), em solenidade no Salão Nobre da instituição, ao pesquisador Oscar Manoel Loureiro Malta, um dos fundadores do Departamento de Química Fundamental da UFPE e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Participaram da cerimônia de entrega do prêmio a Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, o presidente da Facepe, Abraham Sicsu, a Diretora de Inovação da Facepe, Fátima Cabral, o representante regional do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Bertotti, e o Reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, além de outras autoridades. O diploma foi entregue pelo ex-diretor científico da Facepe, Arnóbio da Gama e, para a entrega da medalha, foi convidada Roberta Ferreira, a filha do homenageado.
Lúcia Melo parabenizou a Facepe pela iniciativa, como ao pesquisador Oscar Malta pelo prêmio, e defendeu que este é um incentivo imenso para pesquisadores e cientistas de todo Nordeste. “A Facepe tem nessa gestão o desafio de apoiar a ciência e tecnologia em sua plenitude, abrindo espaço para que a ciência possa servir à sociedade pernambucana. Ricardo Ferreira sempre apostou nisso. Muito mais que um cientista, Ricardo era um idealista, humanista responsável pela formação de uma geração inteira e geração esta que continua formando pessoas inspiradas nesse ensinamento. Não houve melhor escolha do que Oscar Malta para o recebimento deste primeiro prêmio”, afirmou.
O pesquisador Oscar Malta, ao agradecer o Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico, reconheceu que a homenagem era, na verdade, a todo um trabalho que teve início em meados dos anos 70 no grupo de física da UFPE e ao departamento de química fundamental, sob a liderança de Ricardo Ferreira e Gilberto Sá. “Enquanto tiver vida, eu continuarei fazendo ciência”, concluiu.
Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico – Criado em 2014, constitui-se como reconhecimento público e estímulo a um cientista brasileiro ou estrangeiro com permanência mínima de 10 anos em Pernambuco que tenha se destacado pela realização de contribuição científica ou tecnológica de extraordinário valor para o progresso da sua área do conhecimento. Em 2015, concedido para a área de “Ciências Exatas, da Terra e Engenharias”. A homenagem enaltece o reconhecimento das contribuições dadas em vida ao Estado por Ricardo de Carvalho Ferreira, cientista do campo da químico-física que dedicou sua vida à ciência.
Oscar Manoel Loureiro Malta – O homenageado desta primeira edição do prêmio é professor titular da UFPE, um dos fundadores do Departamento de Química Fundamental e de sua Pós-Graduação, sendo chefe do departamento e coordenador do programa. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi, em duas ocasiões, membro do Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É revisor de vários periódicos e membro atual do corpo editorial de três periódicos internacionais. Proferiu 20 palestras convidadas em congressos internacionais, foi pesquisador/professor visitante no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, França), na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Santander (Colômbia), na Universidade de Wroclaw (VROKLAF, Polônia) e na Universidade de Aveiros, em Portugal (Convidado do Programa Erasmus Mundus). Recebeu o Prêmio Bunshah na Conferência International em Revestimentos Metalúrgicos e Filmes Finos em 2004.
Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Sectec