O auditório Senador Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), foi palco de uma reunião solene em homenagem aos 35 anos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). O evento, que contou com a presença de membros proeminentes da comunidade científica local, destacou a Facepe como um modelo inspirador no incentivo à pesquisa, produção científica e desenvolvimento de tecnologias e inovações em benefício da comunidade.
A iniciativa, promovida pela deputada Simone Santana, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), reuniu funcionários da FACEPE, reitores das principais universidades do Estado, pesquisadores responsáveis por projetos apoiados pela Fundação e estudantes universitários beneficiados por bolsas de estudo e outras formas de assistência estudantil, e diversas outras autoridades ligadas a ciência e a inovação.
Sob a presidência do deputado João de Nadegi, membro da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Alepe, a mesa de abertura do evento contou com a presença da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricelia Montenegro, da presidente da Facepe, Fernanda Pimentel, dos reitores da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro de Mendonça, do reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Macedo Gomes, e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão, além do ex-presidente da Facepe, Diogo Simões, que também é filho do primeiro presidente da fundação.
Ao término da solenidade, foi lançada a 12ª edição da revista “Inovação e Desenvolvimento”, cujo conteúdo foi produzido exclusivamente por uma equipe de pesquisadoras. A publicação, distribuída em formato impresso pela primeira vez, destaca entre suas páginas o papel das mulheres na ciência. A frente da iniciativa, a professora Yeda Medeiros, que assumiu o papel de editora-chefe , destacou a importância de iniciativas que ressaltam a diversidade na comunidade científica. “Produções como essa revelam que existe um ambiente propício para a produção intelectual feminina e isso nos deixa mais motivados para o próximo exemplar”, afirmou.
“A Facepe é a pedra angular do fomento à pesquisa em Pernambuco, o que nos deixa muito felizes com essa homenagem. Que venham mais 35 anos e que venham mais homenagens”, ressalta a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mauricélia Montenegro.
Como a quinta Fundação de Amparo à Pesquisa a ser estabelecida no Brasil e a primeira no Nordeste, a Facepe se firma como uma referência na produção acadêmica. “O impacto da FACEPE na qualificação e formação de recursos humanos no estado é evidente, refletido em seus editais, processos, produtos inovadores e iniciativas anunciadas ao longo do ano, que cumprem sua missão de promover o acesso à ciência e à pesquisa em Pernambuco”, pontua a presidente, Fernanda Pimentel. “Que a FACEPE tenha uma vida longa e seja cada vez mais fortalecida em seu compromisso com o avanço da ciência e tecnologia em nosso Estado”, completa a gestora.
Na ocasião, a deputada Simone Santana reforçou a importância de manter instituições de fomento à ciência. “Se faz necessário todo o apoio ao desenvolvimento do pensamento científico como forma de garantir a democracia e o progresso de nossa população”, conclui a parlamentar.