| Em 10/11/2015

Empossados novos membros do Conselho Superior da FAPEG

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton de Figuerêdo Júnior, e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Zaira Turchi, deram posse, na manhã desta quinta-feira (05), a cinco novos membros do Conselho Superior da Fundação, durante solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Tomaram posse o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, José Alexandre Felizola Diniz Filho; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Ruberley Rodrigues de Souza; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, Ivano Alessandro Devilla; da FAEG, Claudinei Antônio Rigonatto; e da FIEG, Marçal Henrique Soares.

[cml_media_alt id='6202']fapeg novos membros conselho[/cml_media_alt]

Para o vice-governador, José Eliton, a acolhida à FAPEG na sede da secretaria para posse dos membros e reunião ordinária é simbolicamente muito importante em um momento em que o Estado prioriza ações de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, especialmente com o recente lançamento do programa Inova Goiás. “A FAPEG tem historicamente um papel importante no desenvolvimento do Estado e queremos cada vez mais integrar os diversos atores, como academia, institutos de pesquisa, governo e setor empresarial para que Goiás seja cada vez mais atuante como produtor de saber”, enfatiza.

Segundo a presidente da Fundação, que também preside o Conselho, a diversidade de origens dos conselheiros garante a representatividade dos anseios da comunidade científica para a formação das políticas públicas da pesquisa em Goiás. “Temos membros representantes das instituições, do setor empresarial, do governo, todos altamente qualificados e comprometidos com o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no nosso Estado. E nosso trabalho caminha ao encontro das premissas do Inova Goiás, para desenvolver nossos parques tecnológicos, os NITs, as incubadoras, etc.”, ressalta.

Sobre a importância da FAPEG e do Consup, o conselheiro Edward Madureira, da Universidade Federal de Goiás (UFG) reforça o papel da FAPEG como divisor de águas nas políticas públicas de CT&I em Goiás. “Realizar essa reunião com a presença do vice-governador, empossando novos colegas conselheiros, é de grande satisfação para nós, especialmente neste dia em que viemos do recente anúncio do governador Marconi Perillo, junto à presidente Dilma, na criação de duas novas universidades federais para o Estado. Com certeza, aumentará a demanda da FAPEG, mas também a qualidade da pesquisa no nosso Estado”, complementa.

De acordo com o conselheiro Marçal Henrique Soares, indicado pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e recém empossado no Consup, o papel da FAPEG de fomento à pesquisa é condição essencial para o fortalecimento do setor produtivo, com ganhos inclusive para o PIB do Estado. “A inovação é essencial para o fortalecimento de nossos parques industriais, como o farmacêutico de Anápolis, por exemplo. Temos que encontrar maneiras de aproximar cada vez mais as empresas e os industriais dos nossos mestres e doutores, de modo a levar os resultados da pesquisa como solução aplicada”, salienta.

Concorda com ele o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer, que lembrou a recente visita da missão do governo de Goiás à Europa, onde ele e a presidente da FAPEG, Zaira Turchi, estiveram em diversas instituições de pesquisa que são ligadas diretamente ao setor produtivo. “Há grandes avanços lá que precisamos tomar como exemplo, como na Holanda onde a equipe de cientistas ligadas à indústria e serviços consegue gerar uma média de quatro patentes por dia. É um desafio de conciliar a pesquisa básica que as universidades já fazem com a pesquisa aplicada de acordo com as demandas”, reforça.

O Consup
O Conselho Superior (Consup) foi criado pela Lei n. 15.472, de 12 de dezembro de 2005, como órgão máximo de deliberação da instituição, com a missão de cumprir as finalidades da FAPEG por meio de suas competências determinadas pela mesma Lei de criação e alterações promovidas pela Lei nº 16.272, de 30 de maio de 2008. Os conselheiros têm mandatos de três anos, sendo-lhes permitida uma recondução, conforme disposto no caput do Artigo 7º da Lei nº 15.472, de 12 de dezembro de 2005. São membros do Consup atualmente:

• 02 (dois) pela Universidade Federal de Goiás – UFG:
– Edward Madureira Brasil – ex-reitor e professo titular;
– José Alexandre Felizola Diniz Filho – pró-reitor de Pós-Graduação.

• 01 (um) pelas instituições federais de ensino superior em funcionamento no Estado, exceto a UFG:
– Ruberley Rodrigues de Souza – pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG.

• 01 (um) pelas instituições federais com ações em pesquisa, desenvolvimento e inovação em funcionamento no Estado:
– Flávio Breseghello – Embrapa Arroz e Feijão.

• 02 (dois) pela Universidade Estadual de Goiás – UEG:
– Haroldo Reimer – Reitor;
– Ivano Alessandro Devilla – pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

• 01 (um) pelas instituições estaduais com ações em pesquisa, desenvolvimento e inovação, em funcionamento no Estado:
– Elaine B. C. Pereira – Emater Goiás.

• 01 (um) pelas instituições do sistema estadual de educação superior em Goiás, exceto a UEG:
– Fábio H. Baia – Universidade de Rio Verde/Fesurv.

• 01 (um) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), antiga UCG;
– Milca Severino Pereira – Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.

• 01 (um) pelas instituições de ensino superior de direito privado, em funcionamento no Estado, exceto a UCG:
– Francisco Itami Campos – Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da Unievangélica.

• 02 (dois) pelo setor empresarial privado com ações em pesquisa, desenvolvimento e inovação, em funcionamento no Estado:
– Claudinei Antônio Rigonatto – FAEG;
– Marçal Henrique Soares – FIEG.

• 01 (um) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (SED), antiga Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec):
– Aline Figlioli – Superintendência de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação.

• 02 (dois) de livre escolha e nomeados pelo Governador do Estado:
– Heitor Rosa – Livre indicação do governador;
– Osvaldo Luiz Valinote – Livre indicação do governador.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da FAPEG.

Leia também

Em 05/05/2025

Pesquisa na área de hipertensão leva à formulação de tônico contra a calvície

Robson Augusto Souza dos Santos, pesquisador do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), é categórico quando começa a contar sua trajetória. “Dificilmente você se senta na bancada e fala: eu vou inventar um medicamento! Isso vem como consequência. Vem com o interesse por um processo, peptídeo […]

Em 02/05/2025

Com apoio da Fundect, campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está avaliando a sustentabilidade de diferentes culturas para recuperação de pastagens degradadas em Porto Murtinho (MS), município estratégico na Rota Bioceânica. A iniciativa é resultado da criação da primeira Unidade Experimental de Pesquisa da rota, com investimento de R$ 1,5 milhão da […]

Em 01/05/2025

Dispositivo inovador garante eficácia na odontologia a pacientes com deficiência ou comportamento difícil

A saúde bucal de pessoas com deficiência e/ou comportamento difícil apresenta muitos desafios, especialmente quando se trata da realização do atendimento odontológico e manutenção da saúde bucal, de forma adequada e segura. Com o objetivo de solucionar esse problema, a pesquisadora e cirurgiã-dentista Ana Cecília Moreira desenvolveu o Abreboca, dispositivo inovador destinado a abrir – […]

Em 30/04/2025

Investimentos em inovação e tecnologia no agro aéreo vai impactar em ganhos e menos acidentes fatais

Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado na sexta-feira (25), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte. O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, […]