Pesquisar e comparar a transformação social, por meio da música, de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Norte e no Canadá, é o que motivou o professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Andersonn Henrique Araújo, de 35 anos, a fazer doutorado sanduíche na Faculdade de Música Don Wright, em London, município de Ontário, no Canadá.
A pesquisa tem apoio de custeio, deslocamento e instalação da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), através do programa RN de Qualificação Acadêmica Internacional. Ao todo, serão contemplados, no edital 13/22, 20 estudantes para realizar graduação e pós-graduação no exterior, com auxílio de até R$ 30 mil.
O professor Andersonn Araújo, que é licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acredita que é possível mudar o trajeto de vida de crianças que estão em situação de vulnerabilidade social utilizando o ensino da música como método.
“As pessoas falam muito sobre a música como ferramenta de transformação, mas pouco sobre como isso se operacionaliza no cotidiano. Foi aí que percebi uma lacuna para observar alguns aspectos específicos da música como transformação social”, explica Andersonn Araújo.
Atuar e pesquisar sobre a mudança de vida de pessoas representa a colaboração de Andersonn Araújo para a transformação social do mundo, é o que afirma a diretora-presidenta da FAPERN, professora doutora Lúcia Pessoa. Para ela, é de grande valia a FAPERN custear uma parte do orçamento para a realização de uma pesquisa que tem responsabilidade social.
Araújo colabora, também, com o ensino da música e transformação social, além da UERN, na comunidade da África, no bairro da Redinha, em Natal. A busca pela mudança social das pessoas em vulnerabilidade teve início ainda na graduação, quando Andersonn Araújo participou de projetos sociais e voluntários e, assim, ampliou seus conhecimentos no mestrado.
Programa RN de Qualificação Acadêmica Internacional
O programa RN de Qualificação Acadêmica Internacional tem como objetivo apoiar estudantes, que são residentes do Rio Grande do Norte ou que estudaram em uma instituição potiguar, a realizar graduação e pós-graduação no exterior. O apoio é por meio de auxílio financeiro para despesas de custeio, deslocamento e instalação, a fim de incentivar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica do Brasil.
Andersonn Araújo reside em Mossoró, município da região Oeste potiguar. Além disso, nasceu em Natal, capital do RN. Araújo também é egresso da graduação de Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) norte-rio-grandense, a UFRN.
As inscrições para participar do programa estão abertas em fluxo contínuo, de 13 de julho de 2022 até 13 de julho de 2023. Os interessados poderão submeter suas propostas para o e-mail intercambiofapern@gmail.com, encaminhando a documentação exigida no edital 13/2022.
Fonte: FAPERN (Por Allan Almeida / Comunicação FAPERN, com modificações)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: