Quem submeteu proposta para o Edital 04/2015, relacionado à sustentabilidade da Bacia do Rio Pandeiros, já pode conferir o resultado da seleção. A previsão é que seja alocado quase 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais) para financiamento deste Edital.
A iniciativa é uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a Cemig, o Instituto Estadual de Floresta (IEF) e o Ministério Público. O objetivo é financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que contribuam para a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente na Bacia Hidrográfica do Rio Pandeiros.
O edital contempla duas linhas temáticas. A primeira é meio ambiente, sustentabilidade e biodiversidade. As pesquisas devem ter foco no desenvolvimento de atividades e pesquisas interdisciplinares, de diagnóstico, análise e avaliação do meio físico e biótico dos diversos ambientes da bacia e, também, nos estudos interdisciplinares das diversas interações ecológicas e da biodiversidade da bacia do Rio Pandeiros.
A segunda linha de pesquisa é voltada para projetos socioambientais e de inclusão socioprodutiva. Os trabalhos devem atender aos requisitos de estruturação, fortalecimento e apoio técnico para a produção agroecológica de alimentos e, ainda, propiciar o fortalecimento da cadeia produtiva da farinha de mandioca, levando em conta as espécies tradicionalmente cultivadas na região.
A bacia hidrográfica do Rio Pandeiros está localizada na região Norte de Minas Gerais e compreende os municípios de Januária, Bonito de Minas e Cônego Marinho. Foi transformada em Área de Proteção Ambiental devido à sua importância ecológica para a manutenção do ecossistema da região, para o cerrado e para o Rio São Francisco.
Confira o resultado do processo.
Fonte: Assessoria da FAPEMIG