A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) firmaram uma parceria estratégica para acompanhamento de projetos de pesquisa, extensão e inovação. Por meio dessa cooperação técnica, serão concedidas 300 bolsas de graduação em todos os câmpus da instituição, abrangendo diversas áreas do conhecimento. O investimento, proveniente do Governo do Estado de Mato Grosso, totaliza cerca de 2,5 milhões de reais e terá duração de 12 meses, com um valor mensal de R$ 700,00 por bolsa.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com seu campus-sede em Cuiabá, estende sua atuação por todo o estado, oferecendo educação presencial nos câmpus Araguaia (nas unidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia), Várzea Grande e Sinop. Além disso, a universidade conta com o Câmpus II, em construção, que abrigará um complexo voltado à saúde e o novo Hospital Universitário, bem como a Base Avançada de Pesquisa do Pantanal (BAAP).
Segundo o reitor, professor Evandro Aparecido Soares da Silva, “a cooperação entre a FAPEMAT e a UFMT é de suma importância para o avanço das ações de ensino, pesquisa e extensão, pois essas atividades são indissociáveis na formação de nossos estudantes, empreendedores, consequentemente, para o progresso socioeconômico em Mato Grosso”.
Atualmente, a FAPEMAT concede 300 bolsas que beneficiam estudantes envolvidos em projetos individuais de pesquisa, orientados por professores e pesquisadores da UFMT. Essa oportunidade permite que esses estudantes apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, ampliando suas perspectivas formativas na pesquisa e os preparando não apenas para a carreira acadêmica, mas também para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais profissionais com habilidades voltadas para a pesquisa, senso crítico e inovação tecnológica”.
“Além dos projetos de pesquisa, o programa tem atendido a extensão tecnológica e inovação, também contemplado com parte das bolsas da FAPEMAT. Essa iniciativa permite uma maior integração entre pesquisa e extensão, atendendo às demandas da sociedade, ressaltou o Presidente da Fapemat, Marcos de Sá.
Fonte: FAPEMAT (Por: Widson Ovando/Ascom-Fapemat)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: