| Em 24/04/2020

Brasileiros respeitam o isolamento e se alimentam de maneira mais saudável durante quarentena, diz pesquisa

Estudo de base populacional avalia adesão às medidas de saúde pública e seu impacto na pandemia de Covid-19.

O International Citizen Project Covid-19 (ICPCovid), projeto internacional que avalia até que ponto as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas autoridades de saúde locais para conter a disseminação do coronavírus estão sendo seguidas pela população, apresentou seus primeiros resultados.

O estudo é liderado pelo professor Robert Colebunders, da Universidade de Antuérpia, na Bélgica e por Edlaine Faria de Moura Villela, professora da Universidade Federal de Jataí/Goiás. Os pesquisadores realizam conjuntamente projeto de pesquisa sobre oncocercose (doença parasitária causada por infestação de vermes nematódeos) fomentado pelo Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à esquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O projeto foi interrompido por conta da pandemia do novo coronavírus, que criou oportunidade para esse novo estudo.

A primeira etapa da pesquisa aconteceu de 3 a 9 de abril e obteve mais de 20 mil questionários respondidos online. “O trabalho trouxe uma perspectiva bastante interessante sobre o impacto do distanciamento social na vida dos brasileiros”, comenta a professora Edlaine Villela.

O estudo tem mostrado que o isolamento tem sido respeitado pela maioria, pois mais de 60% passaram a trabalhar em casa diante da pandemia, o que pode ter contribuído para atrasar o pico do número de casos no Brasil. No entanto, 42% ainda tiveram contato físico com pessoas fora da sua casa há mais de uma semana.

Em relação às medidas preventivas individuais, a professora mencionou a maioria dos participantes demonstraram aderir tais medidas de forma satisfatória. 92,6% mantêm a regra social de ficar distante das outras pessoas. A maioria das pessoas cobre a boca e o nariz quando espirra e lava as mãos depois (69,5%). As medidas que chamaram atenção por terem pouca adesão foi o uso da máscara facial para sair de casa (45%) e a mensuração da temperatura corporal toda semana (11%).

As pessoas passaram a consumir alimentos mais saudáveis neste período (77,5%) e mais vitaminas e sais minerais (57,1%). Mesmo diante de maiores cuidados, 18% delas tiveram sintomas gripais entre fim de março e início de abril. 17,3% apontaram que alguém que mora com ele/ela teve sintomas gripais nos últimos 7 dias.

Perfil dos entrevistados

“Tivemos a participação de pessoas de todos os estados brasileiros, sendo que os quatro estados com maior participação foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 54% dos participantes moram em área central da cidade, mas contamos com a participação de moradores de área rural também”, afirma a professora Edlaine.

Do total de entrevistados, a idade média dos participantes foi de 47 anos, sendo a maioria, mulheres (72%). Quanto ao nível educacional, 88% possuem graduação. Com relação à atividade profissional, 70% dos participantes trabalham. Destes, 30% atuam no setor da saúde.

“Um resultado que chamou nossa atenção é que a maioria das pessoas não estão preocupadas com a sua própria saúde, mas demonstram grande preocupação com a saúde de seus familiares e amigos”, destacou a coordenadora da pesquisa. Outro resultado que merece um olhar especial são os casos de violência dentro e fora de casa apontados no estudo.

As informações estão sendo coletadas em intervalos regulares para monitorar possíveis mudanças de comportamento, e os indicadores de baixa adesão geral ou em grupos populacionais específicos. Os resultados poderão dar suporte às autoridades sanitárias para que sejam desenvolvidas ou implementadas intervenções estratégicas. O protocolo e o questionário desta pesquisa baseiam-se em um inquérito populacional sobre o novo coronavírus realizado na Bélgica, explica a professora.

Próxima etapa

A segunda fase da pesquisa que está sendo executada por um consórcio internacional de cientistas de 20 países, incluindo o Brasil, com o objetivo de estudar o comportamento e as condições de vida da população durante os períodos de distanciamento social para conter a rápida disseminação do novo coronavírus terá início nesta quinta-feira, 23, e terá duração de apenas três dias.

A participação na pesquisa é voluntária e nenhum nome ou informações pessoais são solicitadas. Os dados obtidos serão armazenados anonimamente e serão utilizados para entender a viabilidade e a efetividade da implementação de medidas preventivas para o coronavírus nos níveis individual e nacional.

Um questionário será disponibilizado. Qualquer pessoa pode participar, independente de já ter participado ou não da primeira etapa. Para preencher o questionário, bem como ter acesso ao protocolo de pesquisa, basta acessar o link: www.icpcovid.com/pt-br/country/brasil .

 

Fonte: FAPEG

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:    FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM

 

Leia também

Em 23/06/2026

CONFAP, MCTI e CNPq assinam documento para estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram, nesta segunda-feira (22), o Termo de Execução Descentralizada (TED) do plano de trabalho que viabiliza a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. […]

Em 22/06/2026

Lançada a Chamada CONFAP & WBI 2026 para apoio a projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Bélgica

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), lançou, nesta segunda-feira (22), a Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2026, destinada ao financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre o Brasil e a Bélgica.  A iniciativa é realizada no âmbito do Memorando de […]

Em 22/06/2026

Startup oferece aluguel de abelhas para polinização de cafezais no estado do Rio de Janeiro

Voando de flor em flor, as abelhas são responsáveis pela polinização das diversas espécies vegetais e têm sido fundamentais ao longo da história para promover a variabilidade genética das plantas e a agricultura. Promovendo de forma inovadora essa tecnologia natural no estado do Rio de Janeiro, a startup Rent a Bee oferece um serviço inusitado: o aluguel de […]

Em 22/06/2026

Novo edital do Compete Minas oferece R$ 50 milhões para impulsionar a inovação tecnológica no setor produtivo

O programa Compete Minas vai ganhar uma nova edição. Lançado a quarta-feira (10/6), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em Belo Horizonte, o edital vai conceder R$ 50 milhões em recursos para financiar projetos de inovação tecnológica que aumentem a competitividade do setor produtivo mineiro. A iniciativa do Governo de Minas é coordenada […]

Em 19/06/2026

Paraná ganha cooperativa inédita para transformar ciência em negócios inovadores

O Paraná terá a primeira cooperativa científica do Brasil reunindo empresários e cientistas com o objetivo de transformar pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para a população. A Cooperativa de Ciência, Tecnologia e Negócios Inovadores (CTNI Coop) foi lançada na terça-feira (9), no Palácio Iguaçu, com o objetivo de transformar conhecimento científico em novos negócios. […]