| Em 19/09/2016

Aplicativo ganhador do concurso Ideias Inovadoras ajuda no combate ao Aedes aegypti

Já pensou em contribuir para o controle do Aedes aegypti através do celular? A partir desta segunda-feira (19), já está disponível o aplicativo Mosquito Zero, que permite ao usuário informar locais de foco e presença do mosquito; registrar casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika vírus; consultar unidades de saúde e identificar condições de saneamento básico. O aplicativo foi um dos vencedores do Concurso Ideias Inovadoras, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

[cml_media_alt id='10773']mosquito-zero-zika[/cml_media_alt]

Inicialmente o aplicativo contemplará os bairros Palestina e Itaigara. “São os dois bairros de Salvador que apresentaram o maior número de focos do mosquito”, explica Alex Sandro Correia, idealizador do projeto. Para o lançamento, agentes comunitários de saúde e os desenvolvedores do aplicativo realizarão uma panfletagem segunda e terça, nos bairros Palestina e Itaigara, respectivamente.

Por enquanto, moradores de outros bairros podem acessar o conteúdo do aplicativo através do site www.mosquitozero.com.br . O cidadão poderá acompanhar o andamento da sua solicitação através do número de protocolo, acessando o Portal Mosquito Zero ou através de notificações que serão atualizadas automaticamente no seu aplicativo.

O Mosquito Zero conquistou o 1º lugar na categoria Pós-Graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu, do Concurso Ideias Inovadoras, em 2014. “O Concurso ampliou nossos horizontes, abriu novas possibilidades de utilização da tecnologia e incentivou a criar algo inovador, que traga um diferencial, que agregue valor e que traga resultados”, afirma Alex Sandro.

O app foi o único programa no país selecionado pelo Governo Federal para receber recursos que viabilizassem o funcionamento. “Vencer o Concurso Ideias Inovadoras impulsionou a gente a se inscrever em uma linha de financiamento do Ministério da Saúde e sermos o único projeto aprovado do Brasil”, conta o idealizador.

A tecnologia estará disponível para a plataforma Android e acessível em três idiomas (português, inglês e espanhol). As informações registradas pela população serão avaliadas por profissionais qualificados e encaminhadas para Ouvidoria Geral do Município, a qual se encarregará de acionar os órgãos competentes para o atendimento das demandas.

 

Fonte: Ascom FAPESB

Leia também

Em 19/05/2025

Divulgado o resultado da Chamada do Programa de Ações Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024

O programa de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) publicou, na terça-feira (6), o resultado da Chamada – Marie Skłodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024, vinculada ao programa europeu de apoio à Pesquisa e Inovação Horizon Europe, que conta com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Entre as ações apoiadas pelas […]

Em 19/05/2025

Projeto Lietro: Acessibilidade e Inclusão na Educação do DF

A inclusão e acessibilidade é um desafio que está no centro de uma iniciativa pioneira da Universidade de Brasília (UnB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).  O projeto Lietro está transformando a educação para crianças e adolescentes com dificuldades de comunicação e aprendizado. A iniciativa busca tornar as escolas mais inclusivas […]

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]