| Em 12/11/2025

Amazônia+10 impulsiona ciência e inovação na Amazônia e apresenta resultados na COP30

Aliança de agências de fomento à pesquisa e inovação criada pelo CONFAP mobiliza 35 parceiros financiadores em dez países (Foto: Divulgação)

Aliança de agências de fomento à pesquisa e inovação criada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) mobiliza 35 parceiros financiadores em dez países, comunidades tradicionais e mais de 2.000 pesquisadores para projetar um novo modelo de desenvolvimento sustentável na região.

Com o início da COP30, os olhos do mundo se voltam para Belém (PA) e a Iniciativa Amazônia+10 se consolida como um importante instrumento de cooperação científica interestadual e internacional. 

Mais do que um programa de fomento, trata-se de uma articulação inédita entre 35 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), órgãos federais de fomento e instituições internacionais, que vem consolidando o papel da ciência como ferramenta central para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Na COP30, a Iniciativa levará esse legado a uma nova escala, com uma programação ampla e diversificada, marcada pela presença de pesquisadores, lideranças indígenas, ribeirinhas, quilombolas e instituições internacionais em debates sobre sociobioeconomia, justiça climática, sociobiodiversidade, saúde e políticas públicas.

Entre 10 e 20 de novembro, a Amazônia+10 participará de painéis, apresentações de projetos e encontros temáticos em espaços estratégicos nas Zonas Verde e Azul, bem como em espaços diversos de Belém, como a Estação Amazônia Sempre, espaço do BID no Museu Paraense Emílio Goeldi.

A agenda inclui painéis com parceiros internacionais, como “Amazon+10 and NCM: Bridging Knowledges” (no Pavilhão da Finlândia), “Bridging Knowledges for Science with Impact in the Amazon – Nordic-Brazilian Dialogue Beyond COP30” (no Pavilhão Nórdico), e debates sobre sociobioeconomia e sociobiodiversidade, nos espaços Free Zone e Casa da Sociobio.

Além disso, a iniciativa organiza o Painel Amazônia+10: Ciência Colaborativa com Protagonismo Amazônida (20/11, Pavilhão UFPA – Zona Azul), com a participação de pesquisadores e lideranças locais que representam os projetos apoiados pelo programa, e o Painel de Reflexões Finais e Perspectivas Estratégicas da Iniciativa Amazônia+10 (20/11, Museu Emílio Goeldi), momento que encerrará a participação da rede na COP30 com um balanço sobre os avanços e desafios da cooperação científica amazônica. Representantes de diversas FAPs que compõem a Iniciativa também participarão como painelistas convidados em discussões estratégicas.

Ao longo da Conferência, também serão apresentados resultados do Monitoramento Amazônia+10, que mostram o impacto territorial e inclusivo das ações apoiadas. Em apenas dois anos, a Iniciativa mobilizou R$ 162 milhões, apoiou mais de 60 projetos e conectou mais de 2000 mil pesquisadores de 171 instituições, em todos os estados da Amazônia Legal e em sete países.

Os dados de monitoramento destacam que 57% dos pesquisadores são mulheres, 51,5% se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, e 80% dos projetos envolvem diretamente participantes não-acadêmicos, como comunidades, agentes públicos e empreendedores, alcançando mais de 8.700 pessoas. Esses indicadores reforçam a construção de uma ciência amazônica inclusiva, descentralizada e orientada à transformação social.

Entre os resultados de destaque, estão projetos que influenciam políticas públicas e cadeias produtivas sustentáveis, como o estudo sobre os botos do Araguaia, que orienta ações de turismo e vigilância ambiental; o BioTech Quilombo, projeto que reúne cientistas e comunidades quilombolas para combinar saberes tradicionais e tecnologia de ponta no monitoramento da biodiversidade; a Rede Pampa, que mapeia o papel do desmatamento e mudanças climáticas na ascensão de novos vetores de doenças como a Febre Oropuche; e a Cesta de Bens e Serviços Territoriais, que fortalece cadeias produtivas quilombolas e insere alimentos da sociobiodiversidade na merenda escolar.

Para Rafael Andery, secretário-executivo da Iniciativa,  a Amazônia+10 é um movimento coletivo pela ciência amazônica. “Mostramos que é possível produzir conhecimento de excelência com base na cooperação, na diversidade e na valorização dos saberes locais”.

Ao apresentar seus resultados na COP30, a Iniciativa Amazônia+10 reafirma o papel do Brasil como liderança global em ciência para o clima, demonstrando que a Amazônia não é apenas um bioma a ser protegido, mas um território de inovação, conhecimento e protagonismo.

Fonte: Iniciativa Amazônia+10 (Por: Assessoria de Comunicação da Iniciativa Amazônia+10)

Leia também

Em 12/06/2026

FAPEMA e Emap lançam edital voltado à inovação nos setores portuário e marítimo

Com o avanço das atividades portuárias e a necessidade de integrar o desenvolvimento tecnológico às demandas da sociedade, o estreitamento dos laços entre a comunidade científica e a infraestrutura logística do estado tornou-se fundamental. Diante desse cenário, o Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico […]

Em 10/06/2026

Divulgado o resultado da 3ª edição do Programa nexBio Amazônia

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), a Swissnex no Brasil, e a Leading House para a região da América Latina do Institute of Management in Latin America (Universidade de St. Gallen), anunciaram, nesta quarta-feira (10), o resultado do edital da terceira edição do Programa Suíço-Brasileiro de Inovação Sustentável para a […]

Em 10/06/2026

Fapepi amplia aporte de financiamento de projetos de extensão no Piauí e lança edital de R$ 2,25 milhões

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), lançou nesta quinta feira (28), […]

Em 10/06/2026

Fapesc apoia atividades dos Núcleos de Inovação Tecnológica com edital de mais de R$ 3 milhões

Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de Santa Catarina, poderão contar novamente com o apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento de suas atividades de conexão entre as instituições de pesquisa e o mercado e de proteção da propriedade intelectual de ideias e produtos. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado […]

Em 10/06/2026

Impressão 3D e inovação ajudam a reduzir acidentes com agulhas e bisturis em hospitais

Acidentes com agulhas, bisturis e outros materiais perfurocortantes fazem parte da rotina de milhares de profissionais da saúde no Brasil. Muitas vezes silenciosos, esses episódios vão muito além de cortes e ferimentos: envolvem risco de contaminação por doenças graves, afastamentos do trabalho, impactos psicológicos e altos custos para o sistema de saúde. Foi a partir […]

Em 11/06/2026

Membro da Comissão EDI da Fapergs participa de pesquisa internacional sobre arquitetura e inclusão

A professora Cláudia Libânio, da Universidade Federal da Ciência da Saúde de Porto Alegre – (UFCSPA), e membro da comissão de Equidade, Diversidade e Igualdade (EDI) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs, participa de pesquisa internacional desenvolvida na University College Dublin (UCD), da Irlanda, sobre o […]