No dia 12 de janeiro, foi realizada na sala de reuniões da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) uma reunião para apresentação e discussão de projetos de inovação no Piauí. O objetivo foi buscar uma integração maior entre governo, instituições de pesquisa, universidades e setor produtivo para fortalecer a inovação no estado.
O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, está otimista com o cenário da inovação no Piauí. Como ele explica, “é um projeto bem abrangente de ações voltadas para as cadeias produtivas prioritárias do estado do Piauí, formação de startups, robótica aplicada à medicina, empreendedorismo social, centros vocacionais tecnológicos, enfim, são vários projetos e nós precisamos consolidar e integrar todas essas iniciativas para buscar maior apoio das instituições do governo”.
Presidente do Comitê Gestor do Lagoas Digitais, José Bringel Filho expôs um projeto resultado da articulação de diversos outros projetos que trabalham algum aspecto da inovação no Piauí. Segundo Bringel, esse projeto “busca atuar no fortalecimento do setor produtivo, da aproximação da academia e setor produtivo, bem como fortalecer os polos que estão sendo originados em Parnaíba, Picos e Teresina”.
Os estudantes Caio Damasceno e Paula Sabrina Soares Lustosa apresentaram, durante a reunião, uma prótese robótica impressa em 3D, projeto desenvolvido por eles e mais dois jovens para participar do Desafio Universitário Empreendedor do Sebrae, em 2015. A equipe formada pelos quatro estudantes piauienses ficou com o terceiro lugar nacional. Agora, Caio e Paula seguem com o projeto para colocá-lo em prática. “Conseguimos o primeiro protótipo com bons resultados, os nossos próximos passos serão a captação de investimento e pesquisa e desenvolvimento para levar o produto para o mercado”, comenta Caio. “Nosso objetivo também é tornar o Piauí uma referência no que tange à criação de dispositivos que vão auxiliar as pessoas com deficiência”, explica Paula, que destaca o viés de empreendedorismo social do projeto.
Fonte: FAPEPI